Acesse a Loja

Apps de compra e venda ganham espaço e pela praticidade e confortabilidade do uso em smartphones; com o passar do tempo, o uso desses apps aumenta e se inicia uma nova era no comércio digital

apps
Redes Sociais estão criando ferramentas mais profissionais para vendas nos aplicativos (Reprodução/Google Imagens | Créditos: Getty Images)

Da mesma maneira que o empreendedorismo digital está cada vez mais extenso no mundo da vendas, os apps ganham forças, principalmente, as redes sociais com opções de entreter e empreender ao mesmo tempo.

Caso tenha esquecido o presente de aniversário de alguém, precisa pedir um transporte alternativo para chegar mais cedo ao trabalho ou simplesmente esteja com fome, mas não queira sair para comer fora, não se preocupe, você pode concluir todas essas tarefas na palma da sua mão.

Os aplicativos ou apps se tornaram tendências tecnológicas e já fazem parte da estratégia de marketing e vendas de inúmeras empresas dos mais variados segmentos.

Assim como os próprios smartphones, os apps se tornaram cada vez mais essenciais para a vida das pessoas, tendo como características principais a facilidade e a agilidade em consumir produtos ou serviços em um tempo consideravelmente baixo.

O Brasil é um dos países que mais utilizam apps em todo o mundo junto com Estados Unidos, China e Índia. Esses dados demonstram como a influência dos aplicativos cativam constantemente os usuários, tornando mais eficaz a forma de aproximação das marcas com os clientes, afinal este canal gerencia a informação direta com o usuário.

As táticas para atrair e converter os clientes dentro desses Apps são designadas pelas marcas anunciantes. Programas de fidelidade, por exemplo, são bastante eficazes oferecendo cupons de desconto ou, até mesmo, pontos para usuários regulares. Lembrando que tudo é feito de acordo com o modelo de negócio.

Instagram

Apps como Instagram são alternativas para vendas online
(Reprodução/Google Imagens | Créditos: NurPhoto/Getty Images)

Hoje existem diversos aplicativos de vendas no mundo digital, mas o app mais funcional e responsivo, capaz de unir o entretenimento, a conversão e vendas de produtos e serviços é o Instagram.

Apenas no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas utilizam a ferramenta de fotos e vídeos, tendo muitos usuários  o costume de realizar compras online e seguir empresas que comercializam seus produtos via plataforma.

Utilizar a rede social de forma estratégica é uma ótima oportunidade de fazer milhares de novos negócios, mas como ter um Instagram que vende?

Hoje, ele é a mídia social mais popular e a melhor em níveis de engajamento. Além de contar com recursos avançados de propaganda, existem mais 19 milhões de empresas brasileiras ativas. Por certo, a prospecção de cliente aumenta pelo fato da facilidade de comunicação entre a empresa.

Essa confiabilidade em obter respostas rápidas e dinâmicas aumenta a confiança do consumidor com o seu negócio, ou seja, isso reflete a importância das empresas se posicionarem imediatamente nessa mídia social.

Posts patrocinados estão entre as ferramentas essenciais que determinam o tamanho do domínio que sua marca ou negócio está disposto a alcançar. Posts interativos, como fotos e vídeos em reels, storys, carrosséis animados, enquetes, entre outras opções são ótimos mecanismos para dar criatividade ao seu perfil.

Facebook

Apps como Facebook são alternativas para vendas online
(Reprodução/Google Imagens | Créditos: SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O Facebook continua sendo uma ótima rede social para alavancar seu negócio e fazer dele um marketplace completo. Com inúmeras alternativas de ferramentas dentro da própria rede social, o Facebook atende todos os segmentos sendo possível a criação de lojas online com funções de compra e venda.

Facebook Marketplace (Reprodução/Google Imagens | Créditos e Free License: Adobe Stcok)

Nele, é possível segmentar o público que deseja atingir, assim como promover seus produtos e serviços através de anúncios replicados às pessoas que demonstram interesse. É uma rede social versátil e abrangente, apesar da queda e perda de liderança para o Instagram como a rede social com mais usuários no Brasil

Empresas que investem em Inbound Marketing estão sempre ativas na rede social da Meta, afinal o Facebook é uma excelente mídia de exploração de canais de todos os setores que possa imaginar.

Assim como seu parceiro Instagram, o Facebook é capaz de agendar posts, criar links direcionados, postagens fluidas, promoções, fotos, vídeos, além de poder conectar a empresa diretamente com o cliente.

O Marketplace do Facebook funciona de modo que o vendedor tem total responsabilidade pelo anúncio, logo, as formas de pagamento sempre ficam a critério do anunciante. Lojas e empresas podem anunciar produtos e serviços com o intuito de promover lojas físicas e chamar novos clientes para conhecerem seus estabelecimentos.

WhatsApp Business

O Whatsapp continua sendo o app de comunicação e interação com mais acessos mundialmente. Porém, com o avanço do mercado digital, o aplicativo da Meta tem cada vez mais função comercial, dispondo de catálogo de vendas de produtos de forma facilitada e simples por exemplo. Este catálogo é visto no momento que um potencial cliente clicar na imagem que a empresa envia para divulgar suas mercadorias e trabalhos.

Apps como WhatsApp Business são alternativas para vendas online
(Reprodução/Google Imagens | Créditos e free license: Adobe Stock)

No WhatsApp Business é preciso construir uma dinâmica de identificação e confiança para que haja fidelização de clientes, afinal é muito fácil apenas “bombardear” contatos com mensagens e fotos sem uma estratégia, colocando em risco a integridade do seu negócio.

Esta versão do WhatsApp surgiu como iniciativa para entrar no mercado empresarial, sendo inicialmente para pequenos vendedores, pensando em um meio de comunicação mais direto, fácil e dinâmico com seus clientes e público-alvo.

Um perfil comercial do WhatsApp consegue exibir informação como endereços, telefones, e-mails e sites relacionados a empresa. Do mesmo modo, estatísticas e análises relativas ao alcance e engajamento das mensagens estão disponíveis ao usuário.

Você pode ter se deparado com mensagens “robóticas” durante um contato com uma conta comercial no WhatsApp. As mensagens automáticas são mais um recurso nos quais, por meio de respostas rápidas, o cliente pode ser atendido com rapidez. Ainda evita a necessidade de elaborar novos textos a todo momento.

Apps Próprios

Apps Próprios

O envio de códigos promocionais e links de itens aos consumidores é uma estratégia constante de grandes marcas. Dessa maneira, é possível que os consumidores não se sintam esquecidos e continuem navegando através do seu próprio app.

Muitos consumidores estão em busca de experiências únicas de compra, podendo ter em mãos todo o controle, desde a compra até a chegada do produto. A solução é um app próprio da marca, onde todas as ações podem ser visualizadas e ajustadas pelo próprio cliente.

Além de aumentar as oportunidades de vendas e conquistar novos mercados, um aplicativo próprio indica uma ótima ferramenta que distancia positivamente a sua marca de seus concorrentes, logo, isto se torna uma grande diferencial.

Qual o Seu Tipo de Negócio?

Seja varejo, alimentício ou prestação de serviços, é importante que o usuário tenha domínio de suas ações dentro do app. Desta maneira, ele poderá usufruir exatamente do que necessita e não ter dúvidas sobre o que se refere o seu empreendimento no mercado.

Menus interativos evitam perda de tempo e desperdício de alimentos com reservas garantidas (Reprodução/Google Imagens | Créitos e free license: Getty Images)

É importante que ele possa avaliar o produto disponível para compra, assim como selecionar a melhor forma de pagamento. Variedades e opções de tamanhos, cores, texturas; a experiência do usuário aumenta à medida que as alternativas aparecem.

Muitas redes de varejo utilizam, também, ofertas que incentivam os consumidores a efetivarem suas compras. São promoções, como descontos para compras diretas no aplicativo, frete grátis, cash back e outras vantagens de acordo com a loja.

Redes de restaurantes costumam atualizar constantemente seus menus e reservas de mesas conforme a disponibilidade. Desta maneira, fica muito fácil a solicitação com antecedência em horários específicos, assim como a seleção de pratos e bebidas diretamente pelo app.

Menus interativos ajudam a entender quais as opções no dia e na semana do restaurante. Isso gera ao cliente a opção de escolher qual o cardápio do dia que mais o agrada. A princípio, os aplicativos de restaurantes tendem otimizar tempo e diminuir desperdícios com a opção de reservas, de modo que os usuários possam pagar antecipadamente.

Serviços em geral podem oferecer menus interativos constando trabalhos, agendas, horários, termos, visitas. Se houver serviços personalizados, cabe ao usuário ajustar o que é oferecido a sua necessidade.

Apps Funcionais

É importante ter em mente que a experiência de navegação do cliente conta e deve ser pensado desde o momento da idealização do aplicativo. O usuário tende a manter-se por pouco tempo em plataformas que não são responsivas.

Empresas especializadas em desenvolvimento de softwares e sistemas podem trazer a construção de um app mais inteligente, intuitivo e com funcionalidades úteis. Por consequência, ele tende a converter o processo de procura do cliente em compras mais assertivas.

Independente do nicho do seu negócio, é preciso ter a ideia de organização de todos os processos. A estratégia de vendas em apps tem demonstrado ser um caminho muito mais que promissor, visto que já nesta é uma realidade há um tempo.

Seja com testes gratuitos, demonstrações ou planos de negócios, estar em contato com os clientes de tal forma que seja possível o entendimento destes, tem o intuito de viabilizar compras e contratações de serviços.

Vender através de aplicativos tem sido cada dia mais atrativo e lucrativo, ainda mais com constantes atualizações a favor do comércio online. Está cada vez mais clara a necessidade de estar conectado ao meio digital para potencializar o canal de relacionamento com clientes e investidores.

Se interessou pelo assunto? Acompanhe no Blog Cetro conteúdos exclusivos sobre o que há de mais interessante no mundo da tecnologia, inovação e automação.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *