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Tecnologia de realidade virtual no setor industrial integra a experiência humana e traz benefícios para a área 

O setor industrial é conhecido pelo uso da tecnologia em seus processos, sendo que, nos últimos anos, a realidade virtual vem se destacando. Através dela, processos são resolvidos mais rapidamente, fábricas alcançam novos níveis de eficiência e custos são reduzidos. 

Saiba, neste artigo, como a realidade virtual é utilizada na indústria, incluindo as vantagens apresentadas por essa ferramenta que já existe há algum tempo. 

Qual a definição de realidade virtual? 

A realidade virtual (também chamada de VR, do inglês Virtual Reality ou pela sigla em português RV – Realidade Virtual) consiste na interação humana com um ambiente virtual e tridimensional (3D) por meio de aparelhos específicos, como os headsets

Para este espaço digital ser completamente imersivo, são inseridos efeitos de imagem, som e, até mesmo, de toques para uma experiência extremamente realista. Como por exemplo, os headsets de RV disponíveis à venda que, normalmente, cobrem olhos e ouvidos para dar esta sensação de imersão completa. 

Origem da realidade virtual 

Alguns acreditam que a realidade virtual é uma tecnologia recente, por ter sido empregada de maneira mais intensa nos últimos anos.  

Contudo, essa afirmação não é verdadeira. A data exata da criação da realidade virtual é desconhecida. Apesar disso, o ano mais provável do surgimento de um protótipo, ainda que muito rudimentar, foi em 1838, com os óculos estereoscópicos criados pelo cientista britânico Sir Charles Wheatstone.  

O funcionamento destes óculos é bem simples: duas imagens lado a lado permanecem uma acima da outra, criando uma ilusão de profundidade. Esta composição é capaz de enganar o cérebro, pois ele entende que as duas imagens são uma só. 

Por sua vez, o termo “realidade virtual” foi criado no final dos anos 1980, graças ao cientista computacional Jaron Lanier, fundador da VPL Research Inc, companhia especializada em tecnologias desse tipo. 

Ao longo das décadas de 80 e 90, muitas empresas, principalmente, do mercado de videogames, investiram em seus próprios óculos (ou headsets) de realidade virtual. Por exemplo, as máquinas de videogame Virtuality, criadas pela empresa de mesmo nome em 1991. Ao custo, naquela época, de 25 mil libras esterlinas, este sistema de realidade virtual foi o primeiro a ser produzido em massa e vendido para grandes empresas, como a British Telecom e a Ford. 

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Entretanto, o interesse pela realidade virtual decaiu durante os anos 2000, sendo retomado apenas em 2012, com o lançamento de uma campanha de financiamento coletivo para o headset Oculus Rift, cuja arrecadação chegou a US$ 2,4 milhões.  

No ano de 2014, a Oculus VR, empresa responsável pelo projeto, foi adquirida pelo Facebook por US$ 2 bilhões. A partir deste ponto, o interesse do mercado de tecnologia por RV aumentou, uma vez que as grandes corporações começaram a desenvolver seus próprios dispositivos. Entre elas: a Sony, com o PlayStation VR; a Meta (proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp), criadora do Oculus Quest 2; a HTC, responsável pelo Vive Pro 2; entre outras. Existem também empresas que ainda estão desenvolvendo seus próprios óculos de RV, como a Apple. 

Explicada como a realidade virtual foi criada e seu funcionamento, entenda abaixo como esta tecnologia pode ser aplicada na indústria: 

Setor automotivo 

Antes de um automóvel chegar à concessionária, são construídos protótipos de acordo com as mudanças feitas pela engenharia ou design. No entanto, a montagem destes protótipos aumenta o custo de produção e, consequentemente, o veículo leva mais tempo para ser lançado. 

O uso da realidade virtual permite simular um novo protótipo de forma on-line, podendo realizar mudanças imediatas no projeto. O resultado disso é a redução tanto dos gastos financeiros quanto do tempo de entrega do automóvel para os clientes. 

Manutenções 

Sabe-se que as manutenções são fundamentais em quase todos os setores, e não poderia ser diferente com a indústria. Através da realidade virtual, o funcionário de uma fábrica pode contar com a ajuda remota, feita de qualquer lugar no mundo, para receber as instruções adequadas e realizar reparos mais precisos em um equipamento.  

Essas instruções também podem ser transmitidas como animações que mostram como substituir uma determinada peça, por exemplo. 

Treinamentos 

Os treinamentos realizados dentro das indústrias, principalmente aqueles de alto custo, podem ser feitos virtualmente por meio da RV. Assim, quando um novo produto será fabricado, por exemplo, os colaboradores envolvidos na linha de produção saberão exatamente como ele funciona, evitando gastos extras com capacitações adicionais. 

Desta forma, a utilização da realidade virtual nos treinamentos aumenta o nível de eficácia, produtividade e qualificação dos colaboradores envolvidos na linha de produção, e tudo isso com duração e custos simplificados. Os dispositivos usados nesse processo vão desde os óculos de RV até equipamentos mais comuns, como smartphones e tablets. 

Conheça, agora, quais são os benefícios da realidade virtual no setor industrial

Equipes mais integradas 

A tecnologia de realidade virtual, aliada a computação em nuvem, permite uma integração coesa entre os setores de uma indústria.  

Desta forma, os detalhes do processo produtivo ficam disponíveis para todos e com acesso imediato, possibilitando um planejamento mais elaborado e minimizando erros. 

Aumento de produtividade 

Com todas as informações de fabricação disponíveis e detalhadas, os processos são realizados mais rapidamente, aumentando a produtividade.  

Por exemplo: caso um item apresente defeito durante sua montagem, a manutenção pode ser realizada imediatamente, evitando atrasos e a interrupção da linha de produção. 

Custos reduzidos 

Com os processos otimizados e digitalizados, ocorre uma redução nos gastos com tempo, recursos e riscos. 

Outra vantagem da aplicação da realidade virtual no setor industrial está no suporte remoto: por acontecer virtualmente, o técnico não precisa se deslocar até a fábrica, diminuindo os custos com transporte e combustível.  

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Segundo o que foi apresentado aqui, o uso da realidade virtual na indústria traz a modernização necessária para as empresas produzirem em maior quantidade e com mais eficiência. Tudo isso unindo tecnologia avançada com a capacidade e experiência humana. 

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