Acesse a Loja

Trabalho em conjunto entre humanos e máquinas é uma das premissas da automação robótica  

Com a presença quase que constante da automação robótica nas fábricas, a seguinte dúvida pode surgir: as máquinas vão mesmo substituir os trabalhadores humanos? A resposta é não. 

O que está acontecendo é o trabalho compartilhado entre pessoas e robôs, mais especificamente os robôs colaborativos, chamados de Cobots. 

Neste artigo, conheça mais sobre a presença da automação robótica nas indústrias e seu respectivo sistema. 

Qual a situação atual do mercado de automação robótica? 

Segundo dados da Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA), as vendas da indústria de automação e robótica cresceram 13% em 2021. Um exemplo é o acréscimo de 38%, de janeiro a abril de 2022, no número de pedidos de robôs na Alemanha em relação ao ano passado. 

De acordo com a Pesquisa Mundial de Robôs 2021 (2021 World Robot Report), elaborada pela Federação Internacional de Robótica (International Federation of Robotics, ou IRF), mais de três milhões de robôs estão operando em fábricas de todo o mundo.  

Além disso, conforme o parecer da IRF, 2021 foi o terceiro melhor ano desde 2018 para este setor, com 10% a mais de unidades robóticas estabelecidas. 

Os investimentos com esta tecnologia de automação chegaram a US$ 13,2 bilhões nos últimos anos e 76% desse valor veio dos seguintes países: Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão.  

Entretanto, o mercado de automação robótica mundial é liderado por países da Ásia, mais especificamente China e Japão, sendo que 71% dos novos robôs instalados em fábricas foram destinados para a Ásia.  

Como está o setor de robótica no Brasil? 

Em relação ao Brasil, o mercado de robôs cresce rapidamente, assim como em outros países. A empresa de pesquisa de mercado Statista projeta uma receita para este segmento estimada em US$ 327 milhões para 2022. 

Apesar dos robôs não estarem presentes na maioria dos parques industriais brasileiros, fatores como a operação da internet 5G, com baixa latência e conexões mais rápidas, podem auxiliar na adoção de tecnologias de automação. 

Conheça, abaixo, mais detalhes a respeito da colaboração entre humanos e robôs:

Cobots: peças fundamentais na construção de um ecossistema de automação robótica

O sistema de automação robótica consiste na integração do trabalho entre homem e máquina, composta pela presença simultânea de robô e trabalhador no mesmo espaço. Além de haver uma comunicação entre robôs, feita através de protocolos inteligentes, para compartilhar uma tarefa por exemplo.  

Os benefícios desse sistema incluem um processo produtivo mais rápido e diminuição do risco de colaboradores sofrerem acidentes e lesões. 

A automação robótica não irá retirar o emprego de um funcionário humano, uma vez que, como aponta a IRF no documento “Robôs e o local de trabalho do futuro” (“Robots and the workspace of the future”), a troca de uma vaga de trabalho comum por automação não alcançará 10% dos empregos envolvidos. 

O que irá acontecer será a criação de novas posições mais específicas e que exigirão qualificação mais elevada, e com remunerações melhores. Alguns destes cargos já existem, como: analistas de dados, desenvolvedores, designers de robôs, mineradores de dados, entre outros.

Garanta o futuro do seu negócio com a Cetro! 

Após conferir o que foi apresentado neste artigo, conclui-se que um sistema de automação robótica proporciona benefícios para o setor industrial e para os funcionários. 

O uso de robôs colaborativos faz parte da Indústria 5.0, no qual homem e máquina interagem de forma mais acentuada. Por isso, é importante que as empresas comecem a se preparar desde já para esta realidade que não está muito distante. 

Dessa forma, seu negócio pode se adiantar e otimizar sua produtividade com os equipamentos da Cetro! 

Dispomos da linha mais completa do país em máquinas para embalar, composta por Seladoras, Dosadoras, Rotuladoras, Datadores e mais! 

Clique aqui para acessar nosso site e fique por dentro de nossas soluções. 

Gostou deste artigo? Então fique de olho no blog da Cetro! Aqui temos conteúdos pensados para sua empresa crescer sempre! 

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *