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As dark kitchens se potencializaram durante a pandemia de Covid-19, e estão ganhando cada vez mais espaço entre clientes. 

Você conhece um restaurante que funciona apenas por delivery, seja com pedidos pelo telefone, WhatsApp ou por algum aplicativo como Rappi ou iFood? Provavelmente sim, não é mesmo?  

Este tipo de estabelecimento atende por vários nomes: cozinha virtual, ghost restaurant ou cozinha fantasma, mas o nome mais conhecido no mercado é dark kitchen

Este modelo de negócio já existe há algum tempo, mas foi potencializado na pandemia de Covid-19, que impôs o isolamento social e, consequentemente, a interrupção do consumo de alimentos dentro de restaurantes, lanchonetes etc. 

Neste artigo, você irá conhecer como as dark kitchens surgiram, o seu funcionamento e sua expansão em formas de franquias. Além de alguns equipamentos Cetro para ajudar a empreender com este tipo de negócio! 

Como as dark kitchens surgiram? 

O conceito de dark kitchen consiste em locais que vendem alimentos exclusivamente via delivery, portanto sem atendimento presencial e com a ausência de salão ou retirada (take away). Elas começaram a operar no ano de 2017 nos Estados Unidos dentro de containers sem janelas, para não chamar atenção. 

Inicialmente, o perfil de público atendido pelas dark kitchens é de clientes que não se importam com o lugar onde o alimento é preparado. Mas apenas que ele chegue rápido e seja saboroso. 

Contudo, conforme o tempo, as dark kitchens passaram a atender um público mais diverso, como o cliente que:  

  • Está se descolando dos modelos mais tradicionais; 
  • Não cozinha por obrigação, mas por hobby; 
  • Não quer perder tempo, um aspecto comum entre os young millenials (pessoas entre 18 e 24 anos), que correspondem a 34% da população do Brasil; 
  • Prefere comer em casa; 
  • Procura mais conveniência. 

Como dito na introdução deste artigo, o modelo de negócio das dark kitchens passou por um alto crescimento devido a pandemia de Covid-19. De acordo com a Statista, empresa especializada em dados mercadológicos e de consumo, apenas em 2020, o Brasil concentrou 48,77% do uso de delivery em toda a América Latina. A empresa, também, estima que o mercado de dark kitchens chegue a US$ 71 bilhões em 2027. 

Além disso, uma pesquisa encomendada pela VR Benefícios para o Instituto Locomotiva apresentou que 47% das lanchonetes, mercados, padarias e restaurantes aderiram a novos canais de vendas durante a pandemia. Divididos da seguinte forma: 

  • Telefone: 71%; 
  • WhatsApp: 63%; 
  • Site próprio (e-commerce): 51%; 
  • Vendas on-line: 42%; 
  • Aplicativos de entrega: 39%. 

Sendo assim, não resta dúvidas que o segmento de delivery está em pleno crescimento com contribuição das cozinhas fantasmas. 

As dark kitchens são todas iguais? 

Não exatamente, pois existem algumas diferenças entre cozinhas que atuam desta maneira, ou seja, sem um espaço para receber clientes ou balcão para retirada.  

Confira, abaixo, os diferentes tipos de cozinhas fantasmas existentes hoje:

Dark Kitchen 

O modelo mais conhecido, foco deste artigo, é composto pelas cozinhas cujo único objetivo é produzir refeições exclusivas para delivery. Geralmente, ocupam espaços maiores e são divididas em boxes, cada um com uma administração diferente.  

Ghost Kitchen 

Diferente do tópico anterior, que atende o consumidor final (pessoa física), as ghost kitchens atendem apenas pessoas jurídicas. Ou seja, atuam no modelo B2B (sigla para business-to-business). Esta cozinha prepara o alimento e o vende congelado, pré-preparado ou resfriado para que outra empresa o finalize. 

Cloud Kitchen 

Este conceito é talvez o mais diferenciado de todos. Neste modelo, o espaço é compartilhado, podendo haver várias cozinhas no mesmo local, com a gestão sendo ou não a mesma para todas. 

Franquias investem em dark kitchens para dinamizar entrega de pedidos 

O modelo das dark kitchens não se restringe apenas aos restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação locais. As grandes franquias também querem uma fatia dessa tendência e algumas delas já investem nisso. 

Um exemplo é a filial brasileira do Burger King, que inaugurou sua primeira cloud kitchen em agosto de 2020. A unidade exclusiva para atender os pedidos feitos via delivery foi preparada em apenas três meses por meio da reestruturação de um restaurante da rede. Além da hamburgueria, o local comporta uma cozinha da franquia Popeyes, especializada em frango frito, também pertencente ao grupo BK Brasil.  

Outro exemplo de destaque é o da holding brasileira ATW Delivery Brands, 100% voltada para o mercado de dark kitchens. Criada em 2017, a empresa opera seis franquias próprias, cada uma com um tipo de refeição diferente: frango frito, culinária japonesa, hamburger, comida brasileira, massas e cachorro-quente. Neste modelo, todas as franquias compartilham o mesmo espaço de trabalho, possibilitando que o franqueado trabalhe com duas ou mais unidades. 

A procura é tanta que o faturamento da ATW subiu consideravelmente nos últimos anos, saindo de R$ 44 milhões em 2020 para R$ 153 milhões em 2021. Dessa forma, a meta para 2022 é alcançar uma receita de R$ 220 milhões, 44% a mais do que o ano anterior. Além disso, a holding já expandiu sua operação para outros países, sendo eles México e Portugal.

Quais as vantagens de abrir uma dark kitchen? 

Após conhecer os tipos de dark kitchens e dados sobre o mercado de delivery, você pode se questionar se é vantajoso investir neste tipo de negócio, seja por uma franquia ou ao criar uma marca local.  

Nesse sentido, veja, abaixo, os benefícios de ter uma cozinha fantasma: 

Custo reduzido 

Quando comparado a um restaurante tradicional, as despesas com investimento e manutenção de uma dark kitchen são muito menores. Visto que não há salão e, consequentemente, a ausência de mesas, cadeiras, e utensílios como pratos, copos e talheres. Bem como os gastos com energia elétrica, água e decoração são menores. Juntamente com isso, o número de funcionários necessários é reduzido. 

Menor preocupação com a localização 

Uma vez que será montada apenas a cozinha e não um estabelecimento completo, o local de instalação da dark kitchen não é tão relevante.  

Dessa forma, existe uma liberdade maior em escolher o ponto de venda, seja pelo aluguel de um espaço menor, como um pequeno galpão ou até mesmo uma casa, com um preço mais baixo. 

Cardápio diversificado 

Já imaginou preparar diversos tipos de pratos no mesmo lugar? Com as cozinhas fantasmas isso é realidade!  

Conforme explicado anteriormente, o proprietário tem a opção de gerenciar mais de um restaurante no mesmo local. Assim, vários tipos de culinárias podem ser combinados, ampliando o cardápio e com a possibilidade de alcançar novos clientes. 

Eficiência otimizada 

Como o foco das dark kitchens é a produção de refeições para delivery, toda a estrutura é organizada para a utilização de técnicas avançadas de preparo. Por isso, equipamentos, infraestrutura e mão de obra da cozinha podem ser compartilhados entre os restaurantes que trabalham no mesmo espaço. Aumentando, assim, a economia de recursos e a eficiência operacional. 

Como melhorar os processos de produção em uma cozinha dark kitchen? 

Como visto acima, as dark kitchens são uma boa opção para quem quer ter um ou mais empreendimentos na área de alimentação com baixo custo. Além da opção de tê-los no mesmo local. 

Nesse sentido, para que seu negócio funcione da melhor forma, nada melhor do que poder contar com os produtos da Cetro Máquinas! A fim de que seus alimentos possam ser preparados com qualidade e entregues com segurança aos seus clientes. 

Veja, abaixo, algumas opções de soluções Cetro voltados para cozinhas dark kitchen: 

Termocirculador Sous-vide com Ultrassom 

Precisa cozinhar seus pratos com praticidade, em temperatura constante e sempre saborosos? Então, conheça um pouco mais sobre o Termocirculador Sous-vide com Ultrassom da Cetro! 

Ele é a escolha ideal para cozinhar alimentos embalados a vácuo. Visto que, através da imersão em água quente com temperatura controlada, este equipamento garante que os alimentos estarão na melhor qualidade para consumo. 

Dessa forma, o Sous-vide da Cetro deixa seus pratos sempre íntegros e suculentos, uma característica primordial para quem atua no ramo de dark kitchens. Afinal, um alimento bem-preparado tem tudo para conquistar e fidelizar o cliente.  

Assista, abaixo acima, o preparo de um pulled pork (carne de porco desfiada) em nosso Sous-vide:

Seladora a Vácuo Profissional PROPACK+ 

Para embalar seus alimentos com qualidade profissional para otimizar o armazenamento ou prepará-los no Sous-vide, conte com a Seladora a Vácuo Profissional PROPACK+! 

Com funcionamento ao toque de um botão e configurada por um painel digital, a Seladora PROPACK+ realiza o fechamento de embalagens de forma automática. Assim, com total eficácia, ela aumenta a produtividade do seu negócio!  

Este equipamento inclui um reservatório para líquidos, impedindo que estes interfiram durante a selagem. Além disso, seu tamanho compacto torna este produto praticamente portátil, podendo ser utilizado em qualquer parte da sua cozinha. 

Saiba mais sobre o funcionamento da Seladora PROPACK+ no vídeo ao lado:

Seladora de Bandeja CTSM 450 

Caso você precise embalar seus alimentos em uma bandeja, temos o equipamento certo para essa situação: a Seladora de Bandeja CTSM 450

Podendo ser aplicada em vários tipos de itens, a CTSM 450 tem manuseio simplificado, necessitando de poucos ajustes para ser usada. Desta maneira, os funcionários de sua dark kitchen podem embalar alimentos com segurança, assegurando uma vedação hermética e facilitando o armazenamento do seu produto. 

Curioso para ver como esta Seladora pode ajudar seu negócio? Então, acompanhe uma demonstração de uso acima:

Transforme sua dark kitchen com a Cetro e fature cada vez mais! 

Em conclusão, os estabelecimentos no formato dark kitchen e em suas variações (ghost kitchen e cloud kitchen) trazem vários benefícios para quem quer empreender com o mercado de delivery. 

A principal vantagem apresentada foi o custo otimizado, que simplifica a abertura do negócio e pode garantir um ótimo retorno para quem investir corretamente neste ramo. 

Como resultado, a Cetro Máquinas dispõe de uma linha completa de produtos para dinamizar sua linha de produção! Tudo para ajudar você a aumentar o lucro da sua cozinha e ter certeza de que seus clientes sempre irão pedir novamente. 

Além dos equipamentos apresentados aqui, contamos com envasadoras, empacotadoras, rotuladoras e muito mais, atendendo todos os tipos de empresas! 

Clique aqui para entrar em nosso site e conhecer mais sobre nossas soluções. 

Lembrando que conteúdos como este e muitos outros, feitos para ajudar seu negócio, estão no blog da Cetro! 

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