Acesse a Loja

O Índice de Confiança Empresarial de setembro revela o otimismo de empreendedores e produtores brasileiros quanto ao futuro da economia nacional.

Setembro registrou crescimento da confiança empresarial em todas as regiões do país e a expectativa dos industriais e empreendedores brasileiros para os próximos meses segue alta em uma série histórica de confiança na recuperação econômica do país. 

Desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é mensalmente publicado no Portal de Notícias da Indústria de maneira pública e gratuita. Sendo, desde o início de sua produção, um dos principais marcadores econômicos de curto prazo do país. Como explica Larissa Nocko, Especialista em Políticas e Indústria da CNI, o ICEI é medido com base em quatro aspectos principais. “Os empresários são questionados a respeito de sua percepção com relação a economia brasileira, com relação a empresa, e das suas perspectivas e expectativas quanto ao futuro da economia brasileira e da empresa.”  

Segundo Marcelo Azevedo, Gerente de Análise Econômica da CNI, a variação positiva do ICEI, pelo segundo mês seguido, reforça a positividade econômica do país, uma vez que “mostra uma confiança do empresário mais disseminada, mais intensa, de uma forma geral”. 

Dados do índice de confiança empresarial de setembro, com a média mensal do registro na última década.
Setembro marca o segundo mês consecutivo de avanço nos índices de confiança industrial no país. De acordo com especialistas da CNI, a alta esteve presente em todos os componentes da medição: condições atuais e expectativas, relativas à economia brasileira e às próprias empresas. (Créditos: Reprodução: ICEI-SETEMBRO/CNI) 

Um dos principais aspectos da positividade do empresariado nacional em relação a realidade econômica do país é a possibilidade de investimentos e inovações. “O empresário confiante tende a aumentar sua produção, tende a acreditar mais no seu negócio e, por isso, empregar mais e investir mais”, explica Azevedo. 

O perfil e a configuração das empresas e indústrias brasileiras

Como visto, os dados do ICEI de setembro de 2022 registram altos índices de confiança e expectativa em empresários de norte a sul do país, oriundos de diferentes nichos de produção como a Indústria de Transformação, de Construção e a Extrativa. Segundo Azevedo, uma das percepções trazidas pelo relatório foi realizada por meio da base de avaliação dos empresários, comparando seus negócios com a economia nacional nos últimos seis meses. Outro fator de impacto nos dados registrados foi a crescente positividade em relação ao futuro, apontando, assim, uma expectativa positiva em relação ao próximo semestre. 

Dados do Índice de Confiança Empresarial de setembro com registros dos diferentes níveis de confiança de acordo com o padrão de produtividade e tamanho das empresas brasileiras.
A confiança avançou em todos os portes de empresa do setor industrial: pequenas empresas (+3,1 pontos), médias empresas (+2,4 pontos) e grandes empresas (+2,8 pontos). (Créditos: Reprodução: ICEI-SETEMBRO/CNI)

Pela primeira vez desde fevereiro de 2020, nenhum dos setores industriais avalia que a economia está pior em comparação ao semestre anterior. A análise de setembro mostrou que 27 dos 29 setores acompanhados pelo ICEI avançaram na confiança econômica. 

Ademais, as principais produtoras de riqueza no comercio brasileiro, as pequenas e médias empresas combinam, hoje, mais de 27% do Produto Interno do Bruto (PIB) do país. Sendo responsáveis, ainda, por 55% do empregos formais em toda federação.  

Estima-se que o acumulado do PIB até julho de 2022, em valores correntes, foi de 5 trilhões 482 bilhões e 820 milhões de reais. O crescimento até o último trimestre analisado reflete o desempenho positivo da indústria e do setor de serviços do país. Ainda que o resultado positivo seja em sua maior parte pela alta do consumo. 

No entanto, Azevedo ressalta a importância da percepção de que a confiança apresentada pelo índice não está baseada apenas nas expectativas. Mas também na avaliação das condições correntes de negócio. O que, segundo o economista, é um passo ainda mais importante na direção da alta da atividade industrial como um todo. 

Inovação, investimento e soluções Cetro 

Firme em seu compromisso de apoiar o empreendedor e empresário brasileiro, a Cetro faz parte dos processos de desenvolvimento e expansão das mais variadas linhas de produção. Cada venda realizada nas diferentes unidades da empresa ou nos portais de compra digital fazem parte de um importante processo de automação. Mas também da realização de sonhos, como coloca a empreendedora Vera de Queiroz da Temperos D’Maria. A empresária de Catalão – GO, começou seu negócio em 2020 e, desde então, embarcou em um processo de pesquisa por maquinários que auxiliassem seus processos produtivos. 

Segundo Vera, que também é responsável pela criação de temperos originais para a marca, o investimento em infraestrutura e maquinários vem de um projeto pessoal para “buscar a melhor forma de trabalho”, da rotulagem ao produto-final. Na matriz da Cetro em Bauru – SP, Vera pôde contar com a dedicação e o empenho dos profissionais para encontrar a melhor máquina “para fazer envasão dos produtos que nasceram com sabor e amor”. 

Para além dos índices de confiança do empresariado brasileiro, é no dia a dia que a equipe de profissionais especializados da Cetro encontra, no olho no olho, a realidade sobre a economia brasileira. Como coloca a empresária goiana, ao investir nos equipamentos Cetro, ela confia em um processo contínuo de automação que irá aumentar a qualidade final do envase de seu produto. Bem como alavancar sua produtividade, facilitar a medição e finalização dos produtos para que sejam entregues a cada vez mais clientes.  

Por fim, confiar na Cetro nesta jornada de transformação tecnológica é acreditar em uma parceria que busca o crescimento do pequeno e médio empresário nacional, ou, como coloca Vera de Queiroz: “só vai trazer benefícios”. 

Índices de Confiança Empresarial e o investimento em tecnologia

No Brasil, os principais dados de confiança industrial são medidos pelo ICEI da CNI e pelo Índice de Confiança Empresarial (ICE), responsável por agregar dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. Produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV-IBRE), os dados do ICE mantem-se em uma crescente constante há cinco meses.  

Dados do Índice de Confiança Empresarial Industrial de setembro com registros dos diferentes níveis de confiança de acordo com a região geográfica brasileira.
Ainda que a confiança tenha avançado em todas as regiões do país, a variação se deu de maneira desproporcional, com variações em uma média de três pontos positivos no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Enquanto Norte e Nordeste registraram uma média de 1,5 pontos. (Créditos: Reprodução: ICEI-SETEMBRO/CNI).

Somente em agosto, o relatório apontou uma alta de 63% na confiança empresarial de 49 segmentos analisados. Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC-IBRE) avançou 5,4 pontos em setembro, para 89 pontos, o maior nível desde janeiro de 2020 (90,4 pontos). “A confiança dos consumidores sobe pelo quarto mês consecutivo, influenciada pelas perspectivas mais otimistas em relação aos próximos meses”, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens. 

Os relatórios de confiança têm por objetivo traçar tendências futuras sobre a produção e servir como fonte de informação para a tomada de decisão de políticas públicas. Focados em observar as expectativas dos empresários industriais em relação a quesitos como demanda, emprego e estoques. Como afirma a pesquisadora Juliana Ongaratto Gomes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Esses indicadores são importantes para antecipar tendências coletivas por meio da expectativa e, ao mesmo tempo, auxiliar na tomada contínua de decisões dos setores público e privado. Uma vez que a confiança de um empresário, explica a pesquisadora da UFRGS, é pautada nas previsões gerais e individuais a respeito dos rumos da economia, que servirão como norteador para suas decisões.  

Para além da realidade presente, o “estado de crédito” também é apontado como importante fator de confiança, ou seja, o grau de confiança nas instituições que concedem crédito para o país. Isso se deve a possibilidade futura de precisar acessar um volume de dinheiro para concretizar projetos de inovação, investimento, renovação de infraestrutura, expansão etc. 

Investimento e jornada de sucesso do cliente Cetro

Muito mais do que vendedores e produtores de maquinários, os profissionais Cetro são criadores de soluções para a realização de sonhos! É graças a dedicação de uma equipe que se estende de norte a sul do Brasil que a empresa continua a crescer, honrando a confiança depositada pelos clientes e parceiros. 

Atendidos por Matheus Lealdine, do time comercial da Cetro, na matriz bauruense, os empresários Juliana Provenzano e Andrews Machado seguem seu processo de automação e de jornada tecnológica, contando com equipamentos capazes de atender as necessidades e carências de seu negócio. Como explica o vendedor, ao visitar o Showroom de Testes da Cetro, os produtores de Agudos – SP puderam realizar o processo de avaliação dos maquinários. E, assim, decidir pelo investimento em uma Envasadora de Pastosos robusta e pneumática, que irá atender melhor suas necessidades. Além da oportunidade de conhecerem outras soluções e equipamentos da Cetro.

A empresa familiar, especializada em dermocosméticos, está presente, hoje, em mais de trinta pontos de distribuição espalhados pelo país. Além de possuir produção própria, a Kosmobelle terceiriza a produção de cosméticos para outros empreendimentos, ampliando o leque de influência e atuação da marca no interior paulista.

Para além dos testes com a matéria-prima dos clientes e Showrooms completos, a Cetro realiza a adaptação e customização de maquinários para as mais diferentes necessidades. Portanto, faça como a Kosmobelle, entre em contato com a unidade Cetro mais perto de você e conte com a companhia e o apoio dos melhores profissionais do mercado

Somente com parceiros de qualidade e comprometidos com o desenvolvimento tecnológico brasileiro que a expectiva e a confiança empresarial pode se transformar de fato em uma jornada de automação. 


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *