Acesse a Loja

Entenda como as embalagens conta-gotas têm auxiliado o maior mercado farmacêutico da América Latina e como empresários tem otimizado suas linhas de produção com maquinários Cetro

O mercado farmacêutico brasileiro – o maior em toda América Latina – passou por extremas reconfigurações em toda sua cadeia produtiva nos últimos anos, afetando o desenvolvimento de inúmeras vertentes da área como o amplo e lucrativo Setor Nutracêutico. Em 2021, o mercado de fármaco movimentou R$ 146,7 bilhões, segundo dados do Guia InterFarma 2022, um crescimento de 13,6% em relação ao ano anterior.

No entanto, mesmo em alta, o setor farmacêutico nacional enfrentou uma das piores crises de sua história causada pela falta de insumos, que vem afetando o país desde o início da pandemia da Covid-19 em 2019. Entre os motivos estão os problemas de logística e importação causados pelos fechamentos comerciais chineses e os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

A falta de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) afeta não somente a produção de fármacos em si, mas também o desenvolvimento de embalagens e outros agentes da cadeia produtiva. Para contornar alguns dos problemas causados, uma das soluções encontradas por empresários do ramo é a utilização de novos formatos de armazenamento, como as embalagens conta-gotas. Uma vez que a produção de fármacos e nutracêuticos nesse formato torna possível contornar a alta de mais de 123% no valor de outras embalagens, como as caixas para bisnagas.  

Em meio as transformações do Setor Farmacêutico e a necessidade de adaptações para diferentes formas de embalagens econômicas, a Cetro continua seu compromisso com o empresariado brasileiro, entregando produtos e serviços únicos com preços competitivos e ideais para embalagens conta-gotas. 

Conheça as algumas das soluções Cetro para o setor e saiba como otimizar a linha de produção de fármacos e nutracêuticos neste novo momento!  

Embalagens conta-gotas e a automatização do mercado fármaco 

Uma das razões do caos sistêmico que impacta o setor de fármacos nacional, segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), é diretamente influenciada pela pressão de câmbio e do aumento de demanda mundial de remédios. 

Para além das IFAs toda a cadeia de embalagens e fretes internacionais ligados ao setor se viu afetada em alguns casos, segundo a Sindusfarma, apresentando aumento de mais de 100%. Fora o aumento da caixa de bisnaga, citado acima, a resina para as tampas de embalagens de bisnaga subiu 85,82% no período de sete meses. 

Em entrevista ao portal de notícias do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, explica que os insumos mais utilizados pelo setor, se não são importados, têm seus preços cotados no mercado internacional. “Ou seja, a base é o dólar”, afirma Nelson. A alta variação da moeda estadunidense nos últimos anos afetou diretamente a rentabilidade das empresas farmacêuticas brasileiras. “Os aumentos ocorreram não somente para a produção de vacinas, a elevação foi generalizada nos insumos e em todos eles, como material de embalagem, blister, alumínio, polietileno”, finaliza o presidente do sindicato.  

Assim, apostar em diferentes modelos de embalo e distribuição tem sido uma das soluções para o setor. Maquinários como a Envasadora de Líquidos, após adaptações, auxiliam profissionais, laboratórios e empresários do ramo farmacêutico e nutracêutico a resguardarem e otimizarem seus processos produtivos.

Conte com a experiência do time Cetro para adaptar e customizar os diferentes equipamentos da linha de Envase, como o modelo de Pastosos para Seringa 10 – 100ml CSPFM 100 S, para auxiliar a produção do seu negócio. Este é o caso de Wallysson, da Medcenter Laboratórios que aproveitou a assistência da equipe Cetro de Belo Horizonte para encontrar a melhor solução para as suas necessidades.

Buscando aumentar o dinamismo da empresa e triplicar a capacidade produtiva do laboratório, a Medcenter pôde contar com todo o amparo do Showroom mineiro da Cetro para testar seus insumos e matérias-primas. Faça como Wallyson e conheça os maquinários Cetro para encontrar soluções customizadas que irão atender as necessidades do seu negócio!

Cetro no mercado farmacêutico brasileiro

Atualmente mais de 90% das necessidades do setor farmacêutico são atendidas por importações, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) Em contrapartida, a área é destaque nacional em inovação e registra uma taxa de crescimento anual de 9% de investimento no setor, conquistando a 8ª posição no ranking de pesquisa e desenvolvimento em comparação com todo o sistema de Indústrias de Transformação do país. 

Há mais de uma década atuando no mercado de embalagens, a Cetro tem a disposição uma equipe de profissionais qualificados para o desenvolvimento de projetos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes. Além de contar com a excelência padronizada das soluções Cetro, os parceiros da empresa contam com a possibilidade de customização de maquinários. Bem como com assistência especializada desde o primeiro contato com o time comercial ao profissional responsável pela entrega técnica do projeto. 

Confira a experiência da equipe da Labtest Diagnóstica que, após uma visita ao Showroom da matriz bauruense, adquiriu uma solução da linha de Rotuladoras de Frascos Cilíndricos, ideal para indústria farmacêutica e embalagens conta-gotas. A empresa também teve todo o apoio do time de pós-vendas da Cetro para instalação e start técnico da linha de produção. Como aponta o farmacêutico Dêner, a parceria com a Cetro e a implementação de novos equipamentos vêm com a expectativa de aumento da capacidade produtiva do laboratório

Além das Rotuladoras e Envasadoras, a Cetro possui uma linha completa de maquinários capazes de apoiar as mais diversas empresas, laboratórios e empreendimentos farmacêuticos na jornada de atualização e otimização de seus processos produtivos.  

Com os equipamentos propícios e adaptados as suas necessidades, empresários do ramo de todo o país poderão trabalhar facilmente com embalagens conta-gotas, ideais para o momento atual do mercado farmacêutico. De forma a diminuir a quantidade de processos industriais até a obtenção do produto e facilitar a produção e o armazenamento de ativos fabris.  

Nesse sentido, conheça, a seguir, algumas das soluções capazes de facilitar o trabalho com as embalagens mais econômicas do mercado.  

As soluções Cetro ideais para embalagens conta-gotas

Em certos casos, uma única máquina pode auxiliar na automação de diferentes processos de embalagem, como é o caso da Rosqueadora Automática em Linha CARCM S. Na demonstração abaixo, o cliente Cetro possui um produto cuja embalagem tem um bico dosador, que precisa ser pressionado no momento da finalização do produto. Como explica Higor Oliveira, membro do time comercial da Cetro, o equipamento consegue realizar ambas as funções com facilidade

Uma das soluções que transparecem o compromisso Cetro em levar os produtos e serviços que contribuam para a melhora do sistema de negócios brasileiros, a Rosqueadora possui uma combinação ideal de precisão e alta produtividade. Esta solução trabalha de maneira inteligente, auxiliando no processo de eliminação dos custos ocultos de produção, assistindo assim diretamente na redução de gastos com mão de obra, uma vez que os processos são realizados em linha necessitando apenas do abastecimento e retirada dos frascos rosqueados do equipamento. 

Por fim, para conhecer outras opções, entre em contado com os profissionais da equipe Cetro e saiba quais são as soluções ideais para o mercado farmacêutico e para linhas de produção de embalagens econômicas como os frascos conta-gotas! 


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, as entrevistas e as produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *