Acesse a Loja

Inove e otimize sua produção do Mercado de Ração Animal com o apoio das máquinas automáticas da Cetro!

O Mercado de Ração Animal brasileiro fechou 2022 com um crescimento produtivo de 1,3%, passando de coadjuvante para protagonista na economia nacional, segundo dados da Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). A entidade afirma que o percentual corresponde a uma produção anual de aproximadamente 82 milhões de toneladas.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização de produtos destinados à alimentação animal, a ração é uma mistura composta por ingredientes e aditivos que constituem um produto de pronto fornecimento capaz de atender às exigências nutricionais dos animais os quais se destina.

Nesse contexto, seja para iniciar no Mercado de Ração Animal ou desenvolver maquinários personalizados para negócios de alta demanda – conte com o apoio da Cetro! Encontre, nesta matéria, equipamentos capazes de assistir às necessidades dos empreendimentos do segmento.

Nutrição animal em evolução

Nas últimas décadas, as atividades que envolvem os animais passaram a ser alvo de regulamentações específicas, visando a prevenção do sofrimento da cadeia animal. Conforme explica o artigo “Evolução da Ciência do Bem-Estar Animal: Aspectos Conceituais e Metodológicos”, ao longo dos anos, tem-se aumentado o interesse e a procura por informações sobre a qualidade de vida dos animais.

Por essa razão, afirma o artigo, instituições como a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a European Food Safety Authority (EFSA) têm incluído o bem-estar animal como questão prioritária em suas agendas.

Fatores como produções cada vez mais sustentáveis, com grande eficiência social e ambiental impactam diretamente no agronegócio e na produção de alimentos. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Saudável, identificar essas demandas são atitudes fundamentais para o setor seguir no curso da evolução.

“O consumidor contemporâneo clama por respeito ao bem-estar animal, garantia de alimento saudável e cuidado com o meio ambiente, tripé de demandas indiscutivelmente justas”, enfatiza o Médico Veterinário Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações.

Conheça os Melhores Tipos de Embalagens para Ração Animal

Oportunidade para investir no segmento

Dados coletados da pesquisa “Perspectivas do Setor Agroalimentar da Alltech para 2022” estimam que a produção mundial de ração aumentou 2,3%, alcançando a marca de 1.235 bilhões de toneladas métricas. Os resultados divulgados reforçam a confiança e o otimismo sobre o futuro do setor, comenta o Dr. Mark Lyons, Presidente e CEO da Alltech.

Neste sentido, o Mercado de Ração Animal tem tudo para se fortalecer! Para otimizar e aumentar a produtividade no processo de manipulação dos produtos, a Cetro possui maquinários capazes de lidar com as necessidades de empresas das mais diversas escalas de produção.

A Dosadora com Balança Eletrônica 1000-5000 g, por exemplo, é um maquinário cuja configuração permite o controle preciso da dosagem, da margem de erro e da velocidade dos processos, os quais são determinados com facilidade pelo operador em um painel de controle prático e intuitivo.

Capaz de dosar vários tipos de grãos e pós, essa solução Cetro otimiza o processo de escoamento de diferentes insumos da cadeia produtiva brasileira como: farinhas, achocolatados em pó, cereais, granola, ração animal, castanhas e muito mais. Sendo, portanto, capaz de atender às demandas produtivas de empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte.

A tecnologia em favor da nutrição animal

Como visto, com a procura por produções cada vez mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, que preservam a saúde e o bem-estar dos animais, é necessário contar com o apoio de tecnologias inovadoras e precisas para se ter um melhor aproveitamento dos recursos. Dessa forma, será possível aumentar a produtividade, reduzir perdas e ainda atender as novas exigências da sociedade.

Abaixo, você confere diferentes maquinários Cetro para o envase e a dosagem eficiente de produtos do Mercado de Ração Animal. Conheça equipamentos capazes de automatizar os processos e aumentar a produtividade dos empreendimentos nacionais!

Empacotadora Automática 3 Balanças FLZ 3000

Fotografia da Empacotadora Automática de 3 Balanças FLZ 3000 da Cetro, representando maquinários disponíveis ao Mercado de Ração Animal brasileiro.
Com ajuste de vibração de suas calhas vibratórias, a Empacotadora Automática de 3 Balanças FLZ 3000 da Cetro pode ser adaptada a diversos tipos de produtos, desde um grão mais espesso até um pó fino que exija mais sensibilidade de vibração. (Créditos: Comunicação/CETRO)

A Empacotadora Automática de 3 Balanças FLZ 3000 é ideal para empreendimentos que precisam de um maquinário capaz de atender a altas demandas produtivas! Robusta e eficaz, essa solução entrega extrema precisão e automatização, sendo necessário apenas um operador para alimentar o funil.

Nesse equipamento, o produto é dosado por três balanças conforme as configurações determinadas pelo painel de controle IHM. Uma vez realizada a dosagem, cada balança despeja o produto em calhas vibratórias que o escoem para as embalagens, as quais serão seladas e finalizadas em um processo automático e contínuo!

Empacotadora Automática Volumétrica

Modelo ideal para garantir maior produtividade na dosagem de produtos como grãos e pós, a Empacotadora Automática Volumétrica dosa pacotes de diversos segmentos de forma ágil e completamente automatizada!

Uma máquina robusta, essa solução possui ainda painel digital, sistema eletromecânico, controle de liberação do filme plástico, sensores de fotocélula e ajustes de temperatura da selagem.

Além das linhas de produção de ração animal, a Empacotadora Volumétrica da Cetro pode ser utilizada na dosagem de café em pó, farinha de trigo, feijão, condimentos, sabão em pó, pesticidas agrícolas e muito mais! Confira seu funcionamento no vídeo abaixo:

Dosadora De Precisão 4 Balanças Semiautomática DC 4K

Se a sua empresa busca exatidão e produtividade na dosagem de grãos, a Dosadora de Precisão 4 Balanças Semiautomática DC 4K é a máquina ideal! Desenvolvida para linhas de produção com demandas de grande escala, essa solução Cetro possui ajustes intuitivos e simples de manusear.

Além disso, esse modelo possui calhas vibratórias responsáveis por despejar os insumos em quatro balanças independentes que dosam e escoam os produtos na embalagem, garantindo uma elevada produtividade ao seu empreendimento.

Por fim, esse maquinário é indicado para vários segmentos do Mercado de Ração Animal, além de poder dosar amendoim, granola, castanhas, bolinhas de chocolate e muito mais!

De mãos dadas com os avanços da nutrição animal

Em meio ao cenário de crescimento do Mercado de Ração Animal, além da preocupação com as transformações e o cuidado com o meio ambiente, é preciso inovar e manter a produtividade para transformar a realidade do seu empreendimento!

Por isso, confira o catálogo completo da Cetro e encontre soluções que mudarão sua linha de produção com a automatização e a otimização dos processos. Conheça os maquinários que atendem às demandas do pequeno ao grande empreendedor nacional!

Continue acompanhando o Blog da Cetro para conferir mais dicas, tutoriais e conteúdos elaborados para transformar seu negócio em 2023!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *