Acesse a Loja

Os tipos de embalagens para ração animal podem influenciar na qualidade do produto. 

A população de animais domésticos vem ganhando um espaço cada vez maior nas casas dos brasileiros. 

E com isso, o aumento do consumo de produtos voltados para os pets ganha mais destaque.

Portanto, assim como acontece com os alimentos destinados aos humanos, a ração dos pets também deve ser embalada com o material correto para conservar os nutrientes e não comprometer a qualidade e a segurança alimentar.

Importância das embalagens para o consumo

Mais do que um simples invólucro, a importância da embalagem é perceber que ela desempenha um papel de destaque na proteção e conservação dos alimentos. 

Afinal, os protege contra adversidades que podem reduzir a sua vida útil.

Dessa forma, é fundamental que a embalagem proteja a integridade do produto, garantindo que as suas características sejam mantidas até o momento do consumo.

Por isso, as embalagens são desenvolvidas para manter a integridade dos alimentos.

Além disso, a embalagem é uma ótima forma de valorizar o produto e se diferenciar da concorrência, assumindo um papel de peso na hora de compra dos alimentos para os animais.

Leia mais: A embalagem faz a diferença na hora da compra?

Propriedades das embalagens de alimentação animal

Uma embalagem deve atender alguns requisitos para cumprir sua função principal de proteger o produto.

A lógica é semelhante às embalagens para alimentos humanos e suas propriedades variam de acordo com o tipo de produto.

Além de preservar o alimento, a embalagem possibilita auxiliar ou manter os processos de conservação e atuar sobre a venda do produto. 

Ou seja, a embalagem também deve ser atrativa tanto para o animal, em termos de sabor, quanto para o dono, como meio de comunicação.

Como embalar ração animal?

As embalagens para ração e alimentos pet podem ter diferentes tamanhos, características e formas, com indicação variável à característica do produto. Por exemplo, alimentos úmidos e secos devem ser embalados de forma diferente.

Logo, a função da embalagem é proteger o produto no transporte e armazenamento.

Portanto, devem ser resistentes ao excesso de luz e umidade para prolongar a vida útil do alimento e conservar os nutrientes, sabores e aromas.

Confira agora as características que as embalagens de ração pet devem conter para garantir a qualidade.

Leia mais: Como lucrar no mercado Pet?

Características das embalagens de alimento pet 

A barreira à passagem de gordura depende do polímero e da espessura do filme utilizado na produção da embalagem. A importância é fundamental, uma vez que a gordura pode se juntar à poeira, comprometendo a fixação de tintas e adesivos da embalagem, afetando a imagem do produto e as vendas.

É preciso que a embalagem conte com uma barreira à umidade. Afinal, o crescimento de microrganismos, alterações na cor e sabor e perdas nutricionais são efeitos indesejáveis em alguns alimentos. 

Assim, a barreira à umidade ajuda a manter a crocância, a maciez e evita a proliferação de ácaros. Na fabricação de embalagens plásticas, o polietileno é a matéria-prima que oferece a maior barreira.

Além disso, o oxigênio é um dos principais agentes contaminantes em alimentos. Como os animais têm olfato apurado, qualquer alteração no aroma pode acarretar em rejeição ao produto. Por isso, é importante que a embalagem tenha uma barreira a gases.

Por fim, bloquear a entrada de luz também é importante para a conservação das propriedades nutritivas, como vitaminas e proteínas. 

Especialmente no caso dos alimentos úmidos e semiúmidos, como bifinhos e refeições prontas. As embalagens de alumínio ou com metalização técnica, por exemplo, funcionam bem nesse quesito.

Leia mais: A importância da embalagem no momento da compra

Influência na compra

Já considerou ter embalagens com vazamentos, frágeis ou adulteradas por não contar com um processo de embalo ideal?

Isso pode refletir negativamente no seu negócio com perdas prejudiciais. Portanto, usar máquinas de qualidade, com referência no mercado e capacidade de produção é fundamental.

Segundo pesquisa da Two Sides, as embalagens são importantes para todos os setores, afinal, direcionam a indústria a aperfeiçoar os materiais utilizados na fabricação desses produtos.

As características das embalagens que influenciam as compras, segundo a pesquisa, são:

  • 64% capacidade de proteger o produto;
  • 52% informações que elas trazem;
  • 47% facilidade de abertura ou fechamento.

Além disso, alguns atributos são transmitidos pela embalagem como: praticidade, facilidade de uso e segurança.

E, pensando nisso, as seladoras e empacotadoras tornam-se essenciais para o processo.

Benefícios das embalagens 

Uma boa embalagem deve ser pensada para atender várias funções da logística: armazenamento, manuseio e também o transporte. A partir da interação, é possível reduzir custos, aumentando do nível do serviço prestado.

Confira alguns benefícios de uma boa embalagem no momento da compra:

Destaque

Imagine uma situação: sua marca lançou um produto e alguns concorrentes oferecem o mesmo item. Os consumidores já conhecem alguns deles, mas não sabem da sua alternativa.

Como fazer para atraí-los?

A resposta é simples: com uma embalagem diferenciada. Através de um design atraente, informações claras e elementos, especialmente quando há muitas opções parecidas, a marca acaba se destacando.

Além disso, a embalagem certa pode aumentar o apelo, como consequência, a preferência dos clientes é conquistada facilmente.

Estoque

Em alguns casos, é na movimentação dos estoques e troca de modal de transporte que as embalagens mais sofrem impactos. E isso pode causar danos aos produtos.

Além disso, é possível ter perdas e prejuízos para a empresa. Afinal, os produtos adquiridos pelo consumidor podem chegar comprometidos à sua mesa.

Mas o ideal é investir em embalagens com bons materiais e desenvolvidas para garantir a proteção no processo de logística. Isso pode proporcionar melhorias na utilização do espaço de estoque e transporte.

Os tipos de embalagens para ração animal

Além disso, no mercado temos três tipos de alimentos para nutrição animal: úmidos, semiúmidos e secos. 

Portanto, para preservar as características da ração, a embalagem deve conter propriedades específicas, que atendam às exigências legais e de mercado, garantindo um produto de qualidade.

Confira:

  • Alimentos secos: as rações e os petiscos podem ser embalados em vidro, plástico com ou sem alumínio. E uma das melhores opções são as embalagens de nylon;
  • Alimentos semiúmidos e úmidos: as embalagens mais indicadas são as latas e os sachês embalados à vácuo para conservar a umidade do produto.

Saber qual a importância da embalagem, especialmente no setor alimentício, é essencial para o sucesso. Após reconhecer sua relevância, fica claro por que é tão necessário investir nessa área e contar com bons parceiros de negócio.

Por isso, para que sua produtividade seja a melhor possível, os equipamentos devem acompanhar a eficiência da empresa.

Esse é o pensamento da Cetro. Oferecemos as melhores soluções para embalagens com qualidade para que sua empresa cresça cada vez mais.

Quer empreender com os equipamentos corretos e contar com uma assistência completa para qualquer lugar do país? Acesse o nosso site e confira os itens que não podem faltar na sua produção.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *