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Valorize sua produtividade e posição no mercado ao investir na conquista do consumidor com o apoio das máquinas e inovações Cetro!

Maiores níveis de consciência, exigências e uma constante busca por informações são algumas das características do perfil social do chamado “novo consumidor.” Um público-alvo que, segundo a publicação “Brasil Pack Trends 2020” (ITAL), deve influenciar o novo cenário de consumo do mercado brasileiro.

Nesse contexto, adequar-se aos novos desafios produtivos envolve diretamente não só estar de olho nas novas tendências comerciais, mas também investir em processos de inovação, como maquinários e soluções que ajudam na conquista do consumidor.

Afinal, como explica a publicação do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a embalagem proporciona a diferenciação e o apelo por meio da estética das cores, dos formatos, das imagens e dos grafismos. Gerando, assim, estímulo sensorial e emocional nos consumidores.

Independente do setor ou cadeia produtiva, essa realidade é comum aos mais diversos nichos. Dessa forma, é importante levar sua produção, mercadoria e marca a outros patamares – sempre visando ficar um passo à frente da concorrência.

Veja como funciona na prática! Entre tendências de consumo e investimento em maquinários, acompanhe o case de sucesso da parceria Cetro e Farofas Vó Leda! Saiba como empreendedores do interior paulista apostam na inovação para garantir a qualidade de suas mercadorias e o sucesso na conquista do consumidor.

Inovando a tradição

Difundida por todo o território brasileiro, antes de virar farofa e chegar à mesa da população, a mandioca passa por inúmeros processos de beneficiamento. Mas há quanto tempo isso acontece? Conforme dados do artigo “Mandioca, a Raiz do Brasil: Variações de Farofa e Possibilidades” da Revista de Gastronomia, sua produção surgiu na bacia do Rio Amazonas e difundiu-se pela América Central em meados do primeiro milênio a.C.

Por isso, até a atualidade, a principal zona de cultivo da mandioca é a região amazônica, bem como é a principal consumidora dos produtos e subprodutos da planta, conforme explica o estudo acima. No entanto, o destaque vai para a tradicional farinha de mesa, item mais consumido a partir da mandioca.

Dizer que, nos últimos milênios, as formas e os processos de consumo de alimentos mudou pode parecer meio óbvio. Mas e quanto aos últimos anos? Quanta atenção você tem prestado nas inovações e tendências do mercado atual?

Embalagens e mercadorias de maior valor agregado figuram, por exemplo, entre as linhas de preferência dos consumidores brasileiros. Essa inclinação afeta os mais diversos produtos, da mandioca in natura aos seus muitos derivados.

Afinal, como aponta a publicação do ITAL, tendências de inovação das embalagens nacionais têm se intensificado no país, como o desenvolvimento de mercadorias premium ou que destaquem a saudabilidade do produto. Sendo que a primeira reflete uma maior demanda do consumidor por itens de qualidade superior para compor um estilo de vida sofisticado.

Confira algumas das principais tendências de consumo do mercado nacional e, com o apoio da Cetro, seja um produto tradicional como a mandioca ou qualquer outra mercadoria, encontre o maquinário ideal para otimizar sua produção!

Life-Style Packaging: natural, seguro e artesanal
Embalagens criativas que informam a qualidade dos ingredientes e da produção, e reforçam a origem natural do produto.
Identificação Pessoal: edições limitadas e produtos atestados por
celebridades

Lançamentos em ocasiões específicas e produtos associados a celebridades atraem o consumidor que busca algo diferente.
Premiumização: luxo, indulgência e consumo hedonista
Proporciona novas sensações e a busca do prazer sem culpa, ligando a experiência sensorial do consumidor as suas expectativas e emoções.
Pleasure Experience: estímulo à sensorialidade
Embalagens que proporcionam interatividade com o consumidor, envolvendo os diversos sentidos na apreciação de um produto.
Packaging Renovation: uso de símbolos, cores e formatos especiais
Identificação e reconhecimento da marca pela embalagem para diferenciar e expressar a qualidade do produto, sua autenticidade e personalidade.
Fonte: Brasil Pack Trends 2020 – Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)

Reconhecendo as oportunidades do mercado e do consumidor

Ainda que não haja dados sobre a aquisição domiciliar da farofa no Brasil, desde meados dos anos 2000, seu consumo fora do lar atinge cerca de 28% da população nacional, segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) destaca ainda como a Agroindústria da Mandioca, além de ser um mercado extremamente diversificado, conta com estímulos para o aumento da produção e a melhoria contínua da qualidade no processamento de produtos e seus derivados.

Mostrando, dessa maneira, como o segmento tem um papel fundamental na geração de empregos e renda, especialmente para pequenos e médios produtores rurais – explica a instituição.

A partir desse cenário pode-se ter uma ideia da importância da constante inovação e especialização das mercadorias para o setor. Seja na otimização de processos produtivos de alto porte, como é o case da Farofas Vó Leda, ou no início de sua jornada de profissionalização e agregação de valor. Afinal, nunca é tarde para começar a investir na otimização de processos, produtos e na conquista do consumidor!

Foto de uma Seladora a Vácuo de Bandeja MV-SKINPACK CTVS 260 SP como exemplo de solução capaz de auxiliar empreendedores na jornada de conquista do consumidor.
Conheça as vantagens competitivas de maquinários Cetro como a Seladora a Vácuo de Bandeja MV-SKINPACK e veja, na prática, a diferença que uma solução inovadora pode proporcionar para a conquista do consumidor. (Créditos: Comunicação/CETRO)

Ficou Interessado? Conheça 05 soluções Cetro para inovar sua produção na agroindústria de mandioca

No Portal Cetro, encontre informações técnicas para ajudar a criar sua estratégia de inovação e melhoria! Confira dados e vídeos de equipamentos iniciais como a Seladora de Bandeja CTSM 450, ideal para um embalo hermético simples com plástico filme. Sua fácil portabilidade auxilia nos primeiros passos para conservar e aumentar a vida útil de alimentos, como mandiocas e demais vegetais, legumes e outros insumos.

Você também pode entrar em contato com os capacitados colaboradores da empresa e contar com um apoio especializado para descobrir quais maquinários Cetro podem sanar suas carências! Seja uma solução da Linha de Seladoras de Bandeja ou um maquinário customizado, o que não falta no Portfólio Cetro são oportunidades para melhorar sua produção e valorizar sua marca no mercado!

A conquista do consumidor no mercado de farofa

Voltando à farofa, conforme lembra a publicação da Revista de Gastronomia, a demanda por inovação traz ao mercado diversas variações da farinha de mandioca. Entre elas a farinha crua, a torrada, a fina ou a biju – dada a diversificação, há também uma variação de valores. Além disso, como explica o Sebrae, podem ser adicionados temperos, vitaminas e minerais à farinha, que agregam valor nutricional e sabor.

Nesse cenário, como aponta o artigo, a imensidão territorial e cultural brasileira possibilitou que diferentes ingredientes fossem acrescentados à receita de farofa. No centro-oeste, por exemplo, o pequi é encontrado em diversos pratos, não sendo surpresa, portanto, sua união com a farofa.

Sempre em busca de aprimorar seus processos, oferecer novidades e otimizar a conquista do consumidor, a Vó Leda disponibiliza oito farofas e onze diferentes tipos de temperos ao mercado. Entre ingredientes tradicionais ao interior paulista, como a Farofa de Costela, a empresa aposta na inovação com sabores típicos às demais regiões do país, como a Farofa de Pequi.

Empreendedor à frente da empresa avareense, Rafael Castro encontrou na Cetro a parceira ideal para passar de uma produção semiautomática para a automatização – de uma Empacotadora Automática a supermaquinários como a Empacotadora Multicabeçote da Cetro.

A Farofa Vó Leda contou com o apoio dos capacitados colaboradores Cetro para facilitar sua produtividade e otimizar sua jornada de conquista do consumidor. Confira o vídeo abaixo e saiba como um único maquinário é capaz de produzir mais de 30.000 pacotes de farofas por dia!

Faça como Rafael, entre em contato com uma unidade Cetro e inicie a transformação de seu negócio – o importante é dar o primeiro passo! Afinal, como coloca o empresário no teste da supermáquina: “Já é a quinta vez que eu venho aqui na Cetro e esse Showroom tem máquina para todo mundo!”

Otimizando a produção do início ao fim da jornada de consumo!

“Esse é o espírito Cetro, compartilhar sonhos, visão, força e história, conectando pessoas!” Como coloca Léo Mello, CEO e fundador da Cetro, o compromisso da empresa não está somente nas soluções e máquinas, mas também com a inovação e as pessoas.

Descrita no livro “A Natureza do Processo Inovativo” como “a busca, a descoberta, a experimentação, o desenvolvimento, a imitação e a adoção de novos produtos (ou serviços), novos processos e novos estabelecimentos organizacionais (instalações)”, a inovação faz parte da missão, do cotidiano e de cada jornada e parceria da Cetro.

É assim, a partir do investimento nas pessoas e na tecnologia que, de uma seladora portátil a uma linha de produção completa, a Cetro consegue auxiliar empreendedores dos mais diversos países a otimizarem suas trajetórias de conquista do consumidor. Entregando equipamentos únicos e desenvolvidos para melhorar suas produções!

Faça como Deusa, entre em contato com a Cetro e tenha a experiência de encontrar o maquinário ideal para o seu negócio! Há mais de quinze anos no mercado de tapiocas, a empreendedora visitou a filial paulistana da Cetro e viu nas Seladoras a Vácuo a possibilidade de melhorar tanto a produção quanto a conservação de sua mercadoria.

Afinal, como ressalta a parceira Cetro, a máquina a ajudará a entregar a “qualidade de um produto muito melhor” para seu cliente. Fortalecendo, assim, a conquista do consumidor enquanto otimiza o dia a dia de produção.


Conheça mais histórias de mulheres à frente do mercado nacional que escolheram a Cetro para apoiar suas jornadas de transformação tecnológica!

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