Entenda a versatilidade de um dos cereais mais importantes da agricultura mundial e conheça as inovações da Cetro para o Mercado de Cevada!
Responsável pelo quarto cereal de maior importância no mundo, o Mercado de Cevada é um segmento de grande versatilidade. Em nível mundial, quase todo cultivo é destinado à alimentação animal, com uma porcentagem menor para a produção de malte – matéria-prima da cerveja, aponta a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Embora seja cultivada principalmente para agir como forragem animal e na confecção de bebidas alcoólicas, a cevada pode ser fonte de diversos benefícios à saúde quando incorporada na alimentação, explica a pesquisa “Cevada: Importância da Utilização na Alimentação Humana e a Aplicabilidade na Gastronomia”.
O estudo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) aponta que a cevada foi um dos primeiros alimentos consumidos pela humanidade: “Era o principal cereal na fabricação de pão entre os Hebreus, Gregos e Romanos”, afirma a pesquisa.
Do cultivo a comercialização, equipamentos especializados transformam o trabalho de produtores, agroindustriais e de inúmeros empreendimentos que utilizam o cereal. Por isso, conheça alguns dos maquinários Cetro capazes de auxiliar as mais diversas etapas do processo produtivo no Mercado de Cevada!
Confira os diferentes equipamentos disponíveis para o seu negócio e conte com o apoio de profissionais especializados para otimizar sua linha de produção!
Da lavoura ao copo de cerveja
Segundo a Embrapa, a cultura da cevada começou a se expandir no Brasil na década de 1970, grande parte devido às iniciativas da indústria cervejeira. De lá para cá, o rendimento aumentou e apresentou números positivos: de 1.018 kg/ha em 1976 para 3.812 kg/ha em 2021, o que garantiu um crescimento constante na produção nacional, afirma a entidade.
No Brasil, a maior parte do cultivo da cevada se concentra no sul do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Paraná respondeu por quase 62% da área cultivada e por 72% da produção do grão no Brasil em 2020. Motivos não faltam para que a cevada nessa região tenha melhor produtividade que a média nacional, o uso de tecnologia é um deles.
A Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), por exemplo, desenvolve novas cultivares que levam em consideração as necessidades dos produtores e da indústria. As sementes desenvolvidas possuem maior tolerância a doenças, contribuindo para a alta produtividade e a qualidade do malte, destaca a FAPA.
Márcio Mourão, Coordenador da instituição, destaca que todo esse processo fez com que o cultivo do grão evoluísse exponencialmente, influenciando toda a cadeia produtiva, “desde o melhoramento genético dos materiais, que se tornaram mais produtivos e melhor adaptados para a região, até os insumos e o maquinário utilizado”, explica.
Nesse sentido, a Cetro dispõe de equipamentos como a linha de Empacotadoras Pneumáticas, que possui modelos para embalagens de até 420 mm de altura e para embalagens de até 270 mm de altura, bem como a versão de Inox 304.
Essas soluções Cetro fornecem uma selagem robusta e de qualidade através de um processo acelerado e seguro. Além disso, seu funcionamento é mais econômico em comparação a outras empacotadoras, pois necessita de menos energia elétrica.
Versatilidade de utilização e números do setor
Mais precoce e menos exigente em água do que outros cereais, a cevada é mais competitiva em áreas de alta luminosidade, baixa umidade relativa do ar, temperaturas amenas e regiões de altitudes extremas, explicam estudos da Embrapa Trigo.
Segundo os relatórios da instituição, a cevada tem grande importância socioeconômica para o Brasil, uma vez que toda produção nacional é utilizada na fabricação de malte. Sendo responsável por abastecer 43% da demanda da indústria cervejeira nacional, cuja capacidade produtiva é de 420.000 toneladas por ano, aponta a Embrapa.
Em números gerais, a produção mundial do grão na safra 2019/20 foi de 156,2 milhões de toneladas, a área colhida correspondeu a 51,65 milhões de hectares e o rendimento médio das lavouras foi de 2.506 kg/ha, afirma a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Dentre os grupos produtores, destaca-se a Europa, responsável pela maior parte da produção mundial (63,4%), seguida da Ásia (14,5%), América do Norte (10,7%), Oceania (5,4%), África (4%) e, por último, a América do Sul (1,6%), relata a organização. Por isso, fortalecer a produtividade e a rentabilidade da cultura no Brasil é cada vez mais importante!
Nesse contexto, a redução do desperdício de insumos e a otimização da produção tornam-se ações imprescindíveis aos empreendimentos agroindustriais nacionais. Invista em equipamentos voltados para o embalo de grãos e obtenha diferentes benefícios para o seu negócio!
Um exemplo de maquinário voltado ao setor é a Dosadora de Precisão com 2 Balanças Eletrônicas 10-2000 g que, por meio de um painel de controle digital prático, comanda um sistema de dosagem e escoamento preciso e eficiente!
Para saber mais, entre em nosso site e confira as especificações técnicas dessa máquina. Contate a Equipe Cetro e conheça as soluções que atenderão as necessidades produtivas de seu negócio!
Tecnologia e inovação no mercado de cevada nacional
Conforme comprovado pela pesquisa da FAPA, a tecnologia é um dos pilares para o avanço do grande potencial da cevada no mercado nacional. Evoluir nesse aspecto, com inovações em maquinários capazes de diminuir desperdícios, contribui para o aumento de produtividade, garantindo maior estabilidade na oferta de cereais de qualidade.
Respondendo à necessidade de melhorar e otimizar os processos produtivos, a Cetro possui equipamentos capazes de facilitar o trabalho, agregar valor à produção e garantir uma maior longevidade a sua mercadoria!
Com processos completamente automáticos e extremamente produtivos, a Empacotadora Automática CAPM 1000 da Cetro pode ser personalizada e ter seus recursos adaptados a diferentes produtos e tipos de produção!
Uma solução de fácil utilização e higienização, a estrutura da Empacotadora é de aço inoxidável, o que garante a integridade dos produtos. Confira, abaixo, o funcionamento desse maquinário:
A Dosadora Automática de 4 Balanças DC-4K, por sua vez, é ideal para atender demandas de grande escala que necessitem dosar grãos e pós com exatidão e altíssima produtividade. Além disso, essa máquina evita variações no volume dosado e desperdício de produtos durante os processos.
Confira o vídeo do funcionamento dessa solução Cetro e veja como ela pode transformar a produtividade de seu negócio!
A cultura da cevada e a Cetro
Seja para embalar, empacotar ou selar a cevada, com a Cetro, você tem a certeza de encontrar o maquinário capaz de atender a necessidade de seu empreendimento! Fora os equipamentos únicos, a Cetro desenvolve projetos customizados para a automatização de linhas de produção!
Dessa maneira, as empresas que estão trilhando sua jornada de transformação tecnológica tornam-se capazes de atender altas demandas, elevando a eficiência de seus equipamentos com o acompanhamento de profissionais especializados em maquinários de alta produtividade.
Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, os profissionais Cetro estão preparados para atender às carências dos empreendimentos brasileiros!
Confira o novo Portal Cetro e encontre soluções que mudarão sua linha de produção com a automatização e a otimização dos processos. Conheça os maquinários que atendem às demandas do pequeno ao grande empreendedor nacional!