Acesse a Loja

Conheça os projetos e as máquinas personalizadas da Cetro e encontre as soluções ideais para aperfeiçoar a produtividade e a rentabilidade de seu negócio!

Visando otimizar a produtividade e apoiar àqueles que buscam iniciar, aprimorar ou expandir suas linhas de produção, na Cetro, para além da venda de equipamentos, profissionais especialistas no que há de mais tecnológico no mercado de embalagens estão à disposição para o desenvolvimento de projetos e máquinas personalizadas.

Fotografia de uma Envasadora de Pastosos 100-1000 ml de Plataforma, exemplificando a oferta de máquinas personalizadas pela equipe de profissionais Cetro.
Confira soluções como a Envasadora de Pastosos 100-1000 ml de Plataforma da Cetro, equipamento capaz de dosar e envasar com extrema precisão, garantindo total higiene e integridade ao processo produtivo! (Créditos: Comunicação/CETRO).

De modo geral, na indústria de embalagens, o estímulo e a inovação possuem como base as relações entre empresas, na chamada dinâmica business to business (B2B). No português direto, o pesquisador Paulo Henrique Schlilckmann, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), afirma que por trás de uma embalagem inovadora e premiada, esconde-se uma leva de inovações e inúmeras incorporações técnicas do setor.

Esse contínuo processo de inovação, parte integral da Cetro, garante que você encontrará a solução ideal para o seu trabalho! Seja por meio de uma adaptação ou da elaboração de um projeto 100% direcionado às demandas produtivas de sua empresa, a Equipe Cetro está preparada para te ajudar!

Nesta matéria, conheça alguns dos projetos customizados pelos profissionais da companhia e entenda como uma máquina personalizada pode transformar sua produtividade e reduzir os custos de seu negócio! No portal Cetro, você encontra equipamento ideais para cada indústria, segmento e escala produtiva.

Conheça os ganhos da Automatização Industrial!

Fevereiro deu início ao que pode ser uma enorme mudança para a produção industrial brasileira. Segundo os principais índices econômicos do país, ainda que de maneira cautelosa, a confiança da indústria mostrou o começo de um processo de recuperação.

Conforme explica o índice de Confiança do Empresário Industrial, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (ICEI-CNI), os novos dados são o resultado de um maior otimismo com a economia nacional, visando os próximos seis meses. Na prática, essas informações se traduzem em uma maior intenção de investir em inovação, na aquisição de novos maquinários e, consequentemente, na expansão dos negócios.

Parte integral da jornada de otimização de linhas de produção, os impactos da automação em máquinas de embalagem, por exemplo, são vivenciados e analisados por todo o país. Limberg e Alievi, em um estudo desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, por exemplo, identificaram os seguintes benefícios após o aperfeiçoamento de equipamentos de enfardamento em uma linha produtiva:

  • Aumento da produtividade: produção em menor tempo;
  • Redução de custos com mão de obra e embalagens no processo final dos produtos;
  • Redução de faltas, acidentes e afastamentos do trabalho;
  • Aumento da qualidade: maior garantia da qualidade final dos produtos embalados em um espaço físico otimizado e adequado para a atividade;
  • Melhora na competitividade: tornar-se mais competitivo perante os concorrentes devido à introdução de novas tecnologias que garantem agilidade ao processo produtivo.

Fonte: “Inovação De Processos: Um Estudo De Caso Sobre Implantação De Novas Tecnologias” (UNISC/2014).

Diferenciação e Competitividade do Mercado de Cosméticos Brasileiro

A pandemia de Covid-19 transformou inúmeras relações produtivas e comerciais nos últimos anos, no mercado de cosméticos a situação não foi diferente. Em 2020, por exemplo, o segmento de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (HPPC) foi declarado como um setor essencial para o país pelo Governo Federal (Decreto n.º 10.329/2020).

Além disso, a maior digitalização dos negócios auxiliou no crescimento do mercado nacional. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), “muitas empresas investiram em inovação e aplicação de tecnologia, criaram e-commerces, entraram em marketplace, viabilizaram compras por aplicativos de mensagens, criaram aplicativos customizados para experimentação de produtos e reforçaram a comunicação de suas marcas, via redes sociais.”

Dado o contexto, enfrentar a alta competitividade do setor não é uma tarefa fácil. Segundo dados do Euromonitor 2021, o segmento HPPC brasileiro movimenta cerca de 22,9 bilhões de dólares. De acordo com o anuário da ABIHPEC, no último ano, empresas brasileiras cresceram em uma média de 3,5%, finalizando 2022 com 3.414 empreendimentos registrados. Destes, a maior concentração de empreendedores e empresas do meio estão no sudeste, cerca de 2020 iniciativas.

Quer saber mais sobre o setor? No Brasil, somente o Mercado de Cosméticos Naturais foi estimado em R$ 10 bilhões e projeta uma receita de R$ 17 bilhões até 2025! Confira a última produção da Cetro e conheça os maquinários ideais para o setor!

Ecoando o aumento generalizado de confiança, demonstrado pela indústria brasileira em fevereiro, o setor de HPPC se destacou como um dos mais propensos a investir em inovação e, consequentemente, em equipamentos e maquinários em 2023. Confira os dados oficiais do levantamento da Confederação Nacional das Indústrias sobre o setor:

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)Fevereiro de 2022 Janeiro de 2023Fevereiro de 2023
Produtos de Limpeza, Perfumaria e Higiene Pessoal (HPPC)53,451,657,1
Medido de 0 a 100, segundo o ICEI valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário, quanto maior a pontuação mais disseminada é a confiança. (Fonte: ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL – RESULTADOS SETORIAIS FEVEREIRO-2023/CNI)

Máquinas Personalizadas: a customização na experiência do cliente Cetro

Segundo o livro “Administração estratégica e vantagem competitiva”, quanto mais específicas e coerentes forem as teorias e as conjunturas desenvolvidas e aplicadas por um negócio, mais ampla será a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas.

Por isso, é necessário transpor a intenção de investimento em ações estratégicas pensadas não só para o imediato, mas visando atender às necessidades do mercado a longo prazo. Nesse sentido, em busca da melhor parceria para sua empresa, Sergio Carlos Gonçalves, Vice-presidente do Grupo BSF, procurou a Cetro:

“Nós acreditamos na possibilidade de uma expansão dos nossos negócios, da melhoria na qualidade dos processos e de um aumento de produtividade.” Sérgio Gonçalves, Grupo BSF.

Segundo Gonçalves, que conheceu a Cetro após um encontro de gestão em que Léo Mello, fundador e CEO da empresa, estava presente; após a visita de Josefher Rodrigues e Luiz Arão, colaboradores dos departamentos Comercial e de Projetos da Cetro, declarou que era possível perceber as boas possibilidades de desenvolver negócios juntos: “E termos equipamentos alinhados com o que há de mais moderno em termo de tecnologia e produtividade!”

Confira a visita técnica completa dos profissionais Cetro a planta da Trevo!

As vantagens competitivas de soluções personalizadas!

Como vantagens competitivas, tem-se como ponto de partida a definição dos especialistas no desenvolvimento de cadeias produtivas Michael Porter e Victor Millar: circunstâncias que promovem uma rentabilidade superior à média industrial.

No caso da Trevo, empreendimento especializado na terceirização da produção cosmética, a grande variabilidade dos insumos fabricados configura um ponto de vantagem da empresa na competitividade do setor.

Por isso, Gonçalves estava em busca justamente de uma otimização em sua linha de produção para facilitar a manipulação de insumos, tanto de líquidos quantos de pastosos. Mais do que produtividade, “o que este cliente precisa é flexibilidade nas linhas”, explica Luiz Arão, Engenheiro da Cetro.

Quanto maior a flexibilidade da linha industrial e, consequentemente, o número de produtos manipulados em um mesmo equipamento; maior é a margem de competição em diferentes segmentos e mercados. A explicação de Sergio Carlos Gonçalves mostra na prática como a busca pela vantagem competitiva através de investimentos é importante para a diferenciação e a liderança de custos no mercado.

Quer saber mais sobre as táticas de otimização de tempo e produtividade? Confira nossa matéria sobre estratégias de competição e conheça as soluções que buscam dar vantagens comerciais ao seu empreendimento!

A visita à Santa Bárbara d’Oeste possibilitou que os profissionais da Cetro compreendessem o modelo de trabalho atual da Trevo. O contato possibilitou entender as demandas e, assim, desenvolver o projeto de otimização e inovação, explica Josefher Rodrigues. Projeto que, segundo Arão, buscará contemplar desde o posicionamento de frascos na linha – sem tampa ou produto – até a ligação com equipamentos responsáveis pelos processos de envase, rotulagem e rosqueamento. Uma linha customizada à aplicação do cliente, finaliza o engenheiro. 

O Impacto de Máquinas Personalizadas para a Higienização e a Integridade Dos Produtos Alimentícios!

Outro importante aspecto dentre os impactos de uma linha automática de embalagem é àquela ligada à movimentação dos insumos, explica a pesquisa da UNISC. O processo de automatização diminui a quantia de defeitos gerados no processo de embalo oriundos das movimentações realizadas por operadores humanos, ressalta o estudo. Fato que aumenta a integridade e a higienização das mercadorias, elementos de extrema importância, especialmente para o setor alimentício.

Setor Alimentício: otimize sua linha produtiva em 2023! Aproveite o fortalecimento do segmento e invista em maquinários e equipamentos!

Como explica o artigo “Inovação como Vantagem Competitiva na Indústria Alimentícia” (FAE), a inovação é um dos pilares essenciais para as empresas em busca da diferenciação no mercado. Como aponta o estudo, é a partir da inovação que se ultrapassa “a barreira do comum e do já existente” para promover vantagens competitivas.

A inovação, no entanto, é construída sempre com diferentes mãos e parcerias. Marcelo Udlis, Consultor de Empresas, estava em busca de um maquinário que atendesse a produção de um novo queijo ralado em desenvolvimento para a empresa Costamarine. Desse anseio, o Consultor encontrou na matriz da Cetro em Bauru suas respostas. Confira o vídeo completo da experiência de Marcelo na Cetro!

Integridade e Segurança como propulsores inovativos!

Consultor na área de alimentos para diversas indústrias, o desafio de Marcelo Udlis, no início de 2023, consistia em encontrar uma máquina personalizada ideal para a realização do embalo higiênico do produto e que, ao mesmo tempo, garantisse uma alta produtividade ao negócio.

Fotografia de uma Empacotadora Automática da Cetro, exemplificando uma máquina personalizada da empresa.
Seja por meio de uma máquina personalizada, como a Empacotadora Automática de Sachês, ou então de um maquinário inicial: conheça as soluções Cetro ideais para apoiar diferentes empreendimentos alimentícios! (Créditos: Comunicação/CETRO).

Conforme relata o profissional, em termos de custo-benefício, o melhor equipamento encontrado foi uma máquina robusta, capaz de atender às necessidades de seu cliente: uma Empacotadora Automática da Cetro customizada pelos profissionais da companhia!

Especialista em entregar máquinas personalizadas para os mais diferentes anseios produtivos, a Equipe Cetro segue abrindo portas para novos clientes, ampliando a produtividade dos parceiros da empresa. Dessa maneira, proporciona também uma experiência de consumo que se estende a longo prazo. Como aponta Marcelo, o projeto é que a fábrica possa produzir cada vez mais e, assim, adquirir novas máquinas da Cetro.

Segundo o ICEI, a indústria de produtos alimentícios mostrou, em fevereiro, um otimismo que fomenta a intenção de continuar investindo em inovação. Uma boa projeção, afinal, como explica o estudo “Inovação na Indústria de Alimentos: Importância e Dinâmica no Complexo Agroindustrial Brasileiro”, 60% das empresas que apostam na inovação afirmam que o processo trouxe uma grande melhoria de qualidade a suas mercadorias. Além disso, cerca de 40% destes empreendimentos registraram a ampliação de seu portfólio.

“Em um mercado competitivo, aspectos como cores, embalagens, facilidade na preparação e comodidade para o consumidor final podem ser decisivos para o sucesso de um lançamento.” “Inovação como vantagem competitiva na Indústria Alimentícia”, Revista da FAE.

Outra máquina personalizada desenvolvida especialmente para a indústria alimentícia brasileira é a eficiente Empacotadora Automática de Sachês. Em 2023, uma versão adaptada do maquinário foi produzida para o empreendimento Zé Lanches, de Londrina. Realizando uma drástica transformação na capacidade produtiva da empresa, conforme explica Josefher Rodrigues: “se em um dia de trabalho a equipe de Londrina conseguiria produzir 900 sachês, atualmente, com a máquina personalizada da Cetro, um único operador produz 900 pacotes em uma hora”. A produção do mês inteiro da lanchonete será, portanto, realizada em uma semana!

Conheça o projeto de embalagens de maionese em sachês que a Cetro produziu para uma das mais tradicionais lanchonetes de Londrina!

Da Visita a Entrega!

Na Cetro é assim: da validação do projeto ao teste com o produto do cliente, passando pela visita à fábrica e a entrega técnica, os profissionais da empresa entregam comprometimento! Dessa maneira, explica Josefher, o cliente terá total confiança de que a solução adquirida atenderá suas necessidades, seja uma máquina personalizada ou inicial.

Da mesma maneira que Josefher e Arão visitaram Santa Bárbara d’Oeste e a planta da Trevo Soluções Cosméticas, você também pode aproveitar este tipo de atendimento! Acesse os canais de comunicação da Cetro e converse com os profissionais da empresa!

Se você tem uma necessidade e não consegue enxergar como resolvê-la, entre em contato com a Cetro. “A gente pode ir até a sua empresa, fazer um desenho, fazer um projeto e entregar uma solução para você”, finaliza o Engenheiro da Cetro.

Além disso, ao final do projeto, o cliente Cetro pode contar com a realização da Entrega Técnica! Processo em que os especialistas da companhia acompanham o momento de instalação e início da operacionalização dos equipamentos adquiridos por nossos clientes. Confira o vídeo abaixo e conheça mais um momento da Experiência de Consumo na Cetro!


tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *