Acesse a Loja

Confira as expectativas do setor para os próximos anos e conheça os equipamentos Cetro ideais para automatizar o seu negócio!

Enquanto a tendência mundial foi de redução de demandas, o Mercado de Vinhos nacional cresceu durante a pandemia de Covid-19. Cada brasileiro bebeu em média 2,64 litros de vinho em 2021, segundo a estimativa da Ideal Consulting. Mas o que esperar desse aumento de consumo?

Transformações radicais na rotina de isolamento levaram o consumidor a tomar novas decisões: uma delas foi eleger o vinho como a bebida da pandemia. Segundo o relatório “Brazil Wine Landscapes 2022” da Wine Intelligence, os consumidores regulares de vinho somaram 51 milhões de pessoas em 2022, um aumento de 12 milhões em comparação aos anos anteriores. Esse número representa 36% da população nacional.

Além disso, novas mudanças estão no radar e indicam caminhos para o mundo vinícola. “O relacionamento do brasileiro com o vinho mudou. Ele (o vinho) entrou mais no dia a dia e isso chamou a atenção de muita gente que viu uma oportunidade de negócio”, explica Alexandre Bratt, CEO do Víssimo Group – holding que engloba os maiores importadores de vinho do país – ao portal de notícia NeoFeed.

Com o crescimento do Mercado de Vinhos no Brasil, investir em equipamentos que garantem o aumento de produtividade e agregam valor ao processo de envase e à apresentação da mercadoria pode fazer toda a diferença para o seu negócio!

Nesta matéria, confira alguns maquinários Cetro capazes de transformar sua participação no setor! Seja para iniciar sua jornada de profissionalização ou então automatizar os processos de envase e rotulagem, encontre a máquina ideal para suas necessidades com o apoio da Equipe Cetro!

De taça em taça: a proporção do mercado de vinhos

O amor da humanidade pela bebida produzida no processo de fermentação da uva não é nada recente. Consumida pela primeira vez no início do período neolítico, a “bebida de Dionísio” fazia parte do dia a dia de toda a sociedade, relata o estudo “Tendências do Mercado Global de Vinhos e Perspectivas para o Brasil”.

Recentemente, a pesquisa da Ideal Consulting mostrou que a venda de vinhos no país teve um salto durante a pandemia de Covid-19, passando de 383 milhões de litros em 2019 para 501,1 milhões em 2020. O fato demonstra que o Brasil está conquistando uma grande base de novos consumidores de vinhos.

Atento a essas transformações, a análise de mercado feita pela Mordor Intelligence revela uma projeção média de 4,28% na CARGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) para o segmento durante o período de 2022 a 2027.

O levantamento explica que o setor será impulsionado pela crescente demanda por vinhos devido aos seus benefícios à saúde e à premiumização dos produtos, com inovações em sabor e redes de distribuição mais avançadas globalmente. Ou seja, é incentivado pela nova busca do consumidor por “produtos com qualidade superior, associados ao luxo”, explica o artigo “Estética e Ética” do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

Na esteira de produtos mais saudáveis, a preocupação com a saúde e com uma vida mais balanceada é também um dos reflexos do isolamento durante a pandemia, o qual tem levado muitos consumidores a refletirem sobre a quantidade de álcool ingerida.

O estudo “Opportunities for Low-and-No-Alcohol Wine 2021”, da Wine Intelligence, aponta que os vinhos de baixo teor alcoólico têm o maior índice de oportunidade de vendas entre os mercados analisados. Nesta categoria, o Brasil alcançou o mais alto índice (50), seguido pela Nova Zelândia (41) e por Portugal (36).

Da adega a mesa do consumidor brasileiro

Segundo a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA), o ano de 2021 fechou com um aumento de 83,25% nas exportações de vinhos nacionais se comparado a 2020. A associação destaca os mais de 8 milhões de litros e 10,8 milhões de garrafas de vinho que saíram do Brasil e chegaram a 53 países, com destaque para Paraguai, Haiti, Rússia, China e Estados Unidos.

Além disso, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a região Sul do Brasil, especialmente a Serra Gaúcha, que concentra 90% da produção da viticultura nacional, movimentou R$ 11 bilhões em 2019. Esse número inclui os valores oriundos dos diferentes canais de distribuição e do enoturismo; empregando mais de 200 mil pessoas.

A performance não é um número recorde, mas mostra um movimento importante nos últimos anos, associado à boa imagem do vinho nacional no mercado interno e externo diante da sua qualidade reconhecida, destaca a instituição. Tal aspecto se dá pela atenção dos consumidores mundiais à diversidade brasileira, seja de variedades de uvas ou de estilos de vinhos e espumantes. Essa pluralidade é única no mercado global.

“Temos um portfólio de vinhos e espumantes que agradam aos mais variados paladares em todos os continentes. Temos espumantes e vinhos nobres mais elaborados, assim como vinhos e espumantes mais descontraídos. Essa facilidade em beber é que tem encantado outras culturas”, destaca o Presidente da UVIBRA.

Nesse contexto, a otimização dos processos é um dos pilares para o crescimento do Mercado de Vinhos brasileiro. Por isso, invista em maquinários voltados para o envase de líquidos ou a rotulagem de garrafas e tenha diversos benefícios para o seu empreendimento!

Um exemplo de equipamento que atende ao Mercado de Vinhos nacional é o Túnel de Encolhimento de Lacres 15×38 da Cetro que, com uma estrutura compacta, é ideal para atender produções que necessitam de aplicação de filmes termoadesivos e lacres para envolver produtos com formatos de garrafas.

Com esse equipamento, os processos de embalo se tornam mais eficientes e seguros. Saiba mais sobre essa solução Cetro no vídeo abaixo!

Mercado de vinhos nacional: alta produtividade

A expansão do consumo nacional de vinhos tem chamado a atenção do mercado, com pretensões positivas para os próximos anos. Assim, evoluir no setor com inovações em maquinários, que diminuem gastos ocultos e contribuem para o aumento da produtividade, pode garantir maior estabilidade na qualidade de produção e na oferta diversificada de vinhos.

Nesse sentido, a Cetro possui equipamentos capazes de facilitar o trabalho, agregar valor ao produto e garantir uma maior longevidade a sua mercadoria! Confira, abaixo, algumas opções de maquinários que contribuem para a eficiência de diferentes segmentos do Mercado de Vinhos.

Rosqueadora Automática Em Linha CARCM S

Com compatibilidade aos mais diversos frascos, a Rosqueadora Automática em Linha CARCM S da Cetro é perfeita para fechar e lacrar tampas de diversos produtos e embalagens de modo automático e em linha.

Se interessou, quer mais informações, confira os dados técnicos no Portal Cetro e saiba se essa máquina se encaixa na sua produção. Assista o vídeo abaixo e veja como essa solução possui operação simples e contínua!

Envasadora De Líquidos Automática Em Linha Com 10 Bicos

Equipamento desenvolvido para o envase de produtos líquidos em grande escala, a Envasadora de Líquidos Automática em Linha com 10 Bicos pode ser utilizada em diversas linhas de produção!

Essa solução Cetro possui componentes que são personalizáveis ao tipo de demanda e produto do cliente. Acesse nosso site e entre em contato com nossos vendedores para saber mais sobre o equipamento e os produtos atendidos!

Rotuladora Automática De Dupla Superfície CALM DS

Com uma combinação de alta tecnologia e padronização, a Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS é uma máquina completa que acelera a produção com  extrema precisão e qualidade.

Ela consegue atender a inúmeros modelos de rótulos e frascos, sejam eles planos, quadrados e de outros formatos. Provendo, assim, versatilidade para diferentes segmentos produtivos!

A vinicultura nacional e as tecnologias Cetro

Além de disponibilizar equipamentos para diversas escalas produtivas, a Cetro desenvolve projetos personalizados para diferentes necessidades do Mercado de Vinhos nacional!

Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, os profissionais Cetro estão preparados para atender às carências dos empreendimentos brasileiros!

Confira o novo Portal Cetro e encontre soluções que mudarão sua linha de produção com a automatização e a otimização dos processos. Conheça os maquinários que atendem às demandas do pequeno ao grande empreendedor de diversos setores produtivos!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *