Acesse a Loja

Conheça os maquinários Cetro ideais para otimizar sua produtividade e diferenciar seu produto no Mercado do Hambúrguer nacional!

Das variações e inovações a regionalidade, o hambúrguer conquistou o país! Apesar de não ser um prato típico do Brasil, o Mercado do Hambúrguer segue em crescimento. Prova disso é que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) classifica o prato como um dos alimentos mais difundidos do país, com chances de ultrapassar até mesmo a pizza.

Nesse cenário, o papel da Cetro é facilitar a otimização e a diferenciação de variados empreendimentos do setor. Por isso, confira, nesta matéria, alguns dados sobre o segmento e conheça maquinários que auxiliarão produtores nacionais a partirem na frente na corrida por competitividade e diferenciação!

No pão, no prato e no coração do brasileiro

Apesar de ser tradicionalmente norte-americano, o lanche com hambúrguer é um alimento de grande sucesso no território brasileiro. “Há cerca de dez anos surgiram as primeiras hamburguerias gourmets e artesanais, que conquistaram um público cada vez mais aficionado e exigente”, afirma a pesquisadora da Ana Karoline Ferreira ao portal Food Connection.

Como coloca o estudo “Hambúrguer: O fast-food inspirando a gastronomia brasileira”, publicado na Revista de Gastronomia (CES/JF), as hamburguerias estão se destacando entre os mais lucrativos no setor de alimentos e bebidas. Em 2000, por exemplo, o mercado nacional já movia aproximadamente R$ 75 milhões por ano e empregava cerca de 40 mil pessoas.

Atualmente, o produto é o preferido em quatro das cinco regiões do Brasil que utilizam os serviços do aplicativo Ifood. Essa estimativa se confirma com os números de pedidos da plataforma: em 2019, foram 26 milhões de pedidos de hambúrgueres – o prato mais popular do aplicativo – contra 21 milhões de pedidos de pizzas, afirma o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O preço baixo aliado à necessidade de alimentação rápida e prática foi o que levou o hambúrguer a conquistar o paladar dos consumidores nacionais. Hoje, com um público cada vez mais exigente, diferentes opções podem ser encontradas no mercado: desde a diversidade dos cortes de carne até a utilização de carne sintética e proteínas vegetais.

Saiba mais sobre como o mercado de alimentos à base de plantas vem conquistando novos consumidores na matéria do Blog Cetro!

Há de se levar em conta também os hambúrgueres regionais, “aqueles que são preparados com ingredientes típicos de um determinado local ou região, como o hambúrguer de pequi, servido em uma hamburgueria de Brasília, ou o hambúrguer de maniçoba, em Macapá”, explica o estudo da Revista de Gastronomia.

Além disso, segundo a pesquisa, as variedades de sabores nesse segmento da alimentação são exemplos de criatividade. Há casos de hambúrgueres temáticos como o “Choco Burger”, um sanduíche doce a base de chocolate, por exemplo.

Comportamento do consumidor: inovações e variações

O mercado competitivo exige a criação de novos produtos e estratégias de inovação para a diferenciação das mercadorias. Para tanto, é imprescindível conhecer as necessidades do consumidor. No estudo, “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios: Hambúrguer Recheado”, os autores explicam que desenvolver um novo produto alimentício é uma atividade complexa e multidisciplinar. Trata-se da descoberta de preferências, tendências e comportamentos dos consumidores.

Conforme outra pesquisa, publicada na revista Brasil Foods Trends (2010), as tendências e recentes exigências dos consumidores sobre os alimentos refletem, principalmente, na sensorialidade e no prazer (harmonização de bebidas, novas texturas e sabores, socialização na alimentação), bem como na saudabilidade e no bem-estar (alimentos funcionais, produtos para dietas e orgânicos).

Tais características destacam-se no processo de desenvolvimento de um novo produto alimentício, tanto para atender as exigências dos consumidores quanto para garantir um espaço no mercado competitivo, aponta o estudo.

Por isso, o investimento em maquinários capazes de otimizar a produção, eliminando gastos ocultos e desnecessários, auxilia no potencial competitivo de empresas dos mais diversos nichos e escalas produtivas! Seja para o pequeno empreendedor ou o grande empresário, a Cetro disponibiliza e customiza equipamentos capazes de atender às necessidades específicas de cada negócio!

Um exemplo é o inovador Tanque de Encolhimento ST-6050, um maquinário que tem como função encolher plásticos para que se adaptem ao formato do produto. Ideal para indústrias alimentícias, essa solução Cetro proporciona um processo rápido, seguro e confiável, sem danificar o produto e deixando a embalagem com excelente aparência.

As hamburguerias e as soluções Cetro!

Na Cetro, o empreendedor brasileiro encontra maquinários perfeitos para uma ponta a outra do processo inovativo! Seja através das Seladoras a Vácuo – como o modelo CPVS 290 R, ideal para conservar os sabores e as fragrâncias da mercadoria – ou então de equipamentos desenvolvidos para facilitar a produção do hambúrguer, como o Termocirculador Sous Vide SV95.

Pensando em atender empreendimentos que produzem em média ou grande escala, a Seladora a Vácuo de Bancada com ATM CCVS 420 T da Cetro é capaz de manipular grandes quantidades de produtos. Essa solução também confere um excelente acabamento às embalagens com adição de atmosfera modificada, o que proporciona diversos benefícios, dentre eles, o aumento da validade dos produtos.

Outro exemplo de equipamento que revolucionará os processos produtivos de seu negócio de hambúrgueres é o Termocirculador Sous Vide Constantine! Ideal para manter a integridade e sabor dos alimentos, deixando-os suculentos e com seus nutrientes preservados, esse equipamento tem possibilidade de uso constante por grandes períodos, seja para demandas residenciais ou comerciais.

O futuro do seu negócio está na Cetro!

Em busca de trazer inovação para a indústria de alimentos, a Cetro disponibiliza equipamentos que atendem diversas necessidades produtivas do mercado alimentício. Seja para embalar, empacotar ou selar hambúrgueres de diferentes qualidades e sabores, com a Cetro, você tem a certeza de encontrar o maquinário que o auxiliará na sua jornada de transformação tecnológica!

Confira, no vídeo abaixo, a experiência do empreendimento Fire Box BBQ com as soluções Cetro e entenda como o investimento em inovação e novas práticas produtivas pode revolucionar o seu negócio!

Confira o novo Portal Cetro e encontre soluções que mudarão sua linha de produção com a automatização e a otimização dos processos. Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, os profissionais Cetro estão preparados para atender às carências dos empreendedores brasileiros!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *