Acesse a Loja

Confira a comemoração e as homenagens às mães e colaboradoras da Cetro!

Há exatos 91 anos, em todo segundo domingo de maio, brasileiros de todos os cantos da Federação se unem em homenagem às mães. Um dia de respeito àquelas a quem a língua portuguesa celebra em tantos textos, poemas e dedicatórias, como este de Carlos Drummond de Andrade.

Em 2023, a homenagem da Cetro às mães e colaboradoras da empresa foi uma celebração à inovação, à força e à dedicação demonstradas por elas no dia a dia. Na sexta-feira de 12 de maio, dezenas de profissionais presentes por toda a região sudeste e nas mais variadas posições e departamentos da empresa nos lembram que o trabalho, o comprometimento e a inquietude materna continuam a mover o Brasil e a Cetro!

Dia das Mães, sim! Mas de onde veio a data?

Desde 1932, o Dia das Mães movimenta o cotidiano brasileiro, das famílias ao mercado, todos ficam à espera desse dia. Mas, afinal, de quem foi a ideia? O Decreto Presidencial nº 21.366, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, oficializou a comemoração que, há quase um século, se faz presente no calendário nacional.

A criação da data atendeu aos apelos da população da época – explica Sergio Dantas, Psicólogo Social e Professor da Mackenzie, ao Portal Negócios. O profissional comenta que a comemoração seguiu um momento de valorização da mulher como cidadã: “Vargas queria fazer uma ação junto ao público feminino”. Nesse contexto, a ação coincidiu com a pressão popular e a conquista do direito ao voto feminino – também oficializado em 1932.

Confira também a comemoração do Dia das Mulheres 2023 na Cetro!

A ideia de fixar o Dia das Mães no segundo domingo de maio, no entanto, foi importada dos Estados Unidos. Por lá, a data foi oficializada em 1914, após uma campanha de Anna Maria Jarvis em homenagem a sua própria mãe, uma integrante da Igreja Metodista envolvida com trabalhos sociais em sua comunidade.

De lá para cá, inúmeros países adotaram o segundo domingo de maio como a data oficial de comemoração às mães. No Brasil, antes mesmo da oficialização, alguns eventos já guardavam a data. Em suas pesquisas, Dantas encontrou registros de uma celebração em Porto Alegre – RS em 12 de maio de 1918, por exemplo. Afinal, amor não tem fronteiras!

Confira as fotos da homenagem da Cetro às mães e colaboradoras da empresa!

Fotografia de colaboradoras da Cetro no Dia das Mães de 2023.

As mães que movimentam a Cetro

Em Bauru, na matriz da Cetro, a equipe de colaboradores contou com um menu preparado especialmente para celebrar o Dia das Mães! Produzido pelo time de especialistas em alimentação da Nutrisaude, os almoços comemorativos fazem parte das iniciativas de valorização dos profissionais Cetro.


Para saber mais sobre a rotina e a cultura Cetro, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *