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Confira os processos de capacitação dos colaboradores e a otimização da presença da Cetro nas redes sociais!

Em uma década, a dedicação da Equipe Cetro construiu um ecossistema de venda de maquinários – em contínua expansão – baseado na conexão entre diferentes departamentos, especializações e processos. A missão é aperfeiçoar a experiência do consumidor e do empreendedor brasileiro nas redes sociais!

Conectados à cultura e às necessidades da empresa, direto da capital mineira e fluminense, Geraldo Amorim (foto abaixo) e David Oliveira, Gerentes das Filiais Cetro também participam dos treinamentos (Reprodução/LinkedIn)

Por isso, quando pesquisas, como a “Tendências do Varejo 2023”, apontam o anseio do cliente por uma experiência personalizada e integrada, a Cetro sabe muito bem do que o mercado está falando. Segundo o estudo, 72% dos consumidores nacionais esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses.

O compromisso em atender o cliente por todos os caminhos possíveis, reconhecendo a importância da múltipla comunicação entre o físico e o digital, por exemplo, faz parte do cotidiano da Cetro. Como explica Léo Mello, CEO da empresa, ainda que o consumidor realize compras diversas online, há sempre aqueles que querem comprar uma máquina pessoalmente: “cada cliente é um cliente”.

Mas como organizar as diferentes frentes de trabalho, de vendas e de sistemas internos em um mercado em que 84% dos consumidores preferem lojas físicas e online integradas? Nesse sentido, saiba como os profissionais Cetro se fortalecem para amparar as necessidades do mercado brasileiro!

A importância da inovação

Uma empresa digital desde a sua concepção, a Cetro inovou o mercado de máquinas brasileiro ao inserir, no cotidiano do setor, a possibilidade de experiências integradas, as quais são possíveis pela sua ampla presença online e capacitação da equipe interna.

Seja pelo site principal, a presença em Marketplaces – como o Mercado Livre – a vasta produção de conteúdos especializados em redes sociais ou a comunicação facilitada; o parceiro Cetro conta com uma ímpar experiência multicanal no setor de maquinários de embalagens

No entanto, é importante destacar que o processo de fortalecimento da empresa envolve ações para além da prática diária de atendimento e produção. São necessárias táticas voltadas ao desenvolvimento de estratégias competitivas específicas para as necessidades dos consumidores e do setor. Afinal, ainda que – como coloca Léo Mello – os clientes da Cetro venham por meio do digital, isso não quer dizer que eles são convertidos somente ali.

As diferentes abordagens ganham maior importância quando se leva em conta as diversas escalas de atendimento realizadas pela Cetro. A empresa abrange múltiplos pontos da jornada de transformação tecnológica, desde o início da profissionalização de um empreendimento até a automatização completa de uma linha de produção em larga escala.

Táticas e Metodologias: Organizando a Estratégia

Nesses primeiros meses do ano, a Inovação de Processos – ligada ao aperfeiçoamento produtivo por meio da introdução de novos métodos e técnicas de distribuição e produção, equipamentos e softwares – tornou-se intrínseca no #DNACetro.

A concreta jornada do cliente Cetro, com os novos sistemas da empresa, é resultado do compromisso e da inquietude da equipe. Como exemplo dessas inovações estão os diferentes processos de formação disponibilizados ao Departamento Comercial nos últimos meses.

A busca pela otimização produtiva leva a Cetro a investir constantemente na formação e no aprendizado dos profissionais da equipe, fomentando encontros presenciais e online com especialistas dos mais diversos campos, que atendem os colaboradores da matriz e das filiais da empresa. (Créditos: Comunicação/CETRO).

O workshop “Segredos poderosos do LinkedIn para alavancar suas vendas”, com a especialista Michelle Lima, por exemplo, discutiu a presença da empresa em redes sociais como forma de fortalecer diferentes canais de relação Business-to-Business e táticas de Social Selling.

Realizados com colaboradores das diferentes unidades da Cetro, os treinamentos fomentam o fortalecimento da cultura e da identidade da empresa. Em um raio de mais de 700 km entre Bauru – SP e Belo Horizonte – MG, a união entre os profissionais Cetro busca proporcionar o melhor atendimento possível ao consumidor. Visto que, como coloca Diana Gimenes, Executiva de Vendas da companhia, os workshops promovem “muito aprendizado e a expansão de ideias!”

Na matriz, as profissionais Roberta Ossugui e Mayara Alves destacaram o módulo “Proposta Paredão”, ministrado por Juan Agostinho, Head Comercial da Cetro. Segundo Roberta, o workshop cimentou a importância de se pensar não somente na venda, mas, sim, na transformação do cliente.

Realizado no 1º de abril, o evento coincidiu ainda com o aniversário de Mayara – que salienta como o encontro auxiliou a equipe a aprender a ouvir e a entender o que o cliente busca, “e como realmente precisamos transformar a nossa venda em reais sonhos para o nosso cliente”, finaliza a Assistente de Vendas.

Da teoria a prática: como colher resultados

Dada as inúmeras modificações sociais e econômicas dos últimos anos – a sistematização e a inovação plena nas táticas e nos movimentos estratégicos da Cetro são cada vez mais palpáveis – seja pelos colaboradores que constroem a transformação no dia a dia, pelos clientes que se beneficiam das melhorias e ampliações, ou mesmo pela concorrência.

Evodio de Souza, de Assai – PR, possui 25 anos de experiência no ramo industrial e, ainda assim, a visita à matriz da Cetro em Bauru surpreendeu o empresário: “conhecemos muitas indústrias e confesso que estou impressionado com tanta tecnologia, inovação e com tantas opções de máquinas”.

É para que mais empresários e empreendedores nacionais levem adiante os benefícios dos maquinários e da experiência Cetro que novos processos de Inovação Organizativa são implementados cotidianamente na empresa. Processos que englobam inovadores métodos organizacionais, treinamentos e práticas de negócios – conforme aponta o Manual de Oslo.

Além da vasta presença digital, a Cetro conta ainda com quatro unidades com Showrooms e maquinários disponíveis para testes. Esses fatores fortalecem a relevância da implementação de métodos que visem a melhoria do desempenho da Cetro como um todo, estimulando a produtividade e a satisfação da equipe.

Desse modo, a empresa é capaz de assistir consumidores pelos mais diferentes canais. Já que, segundo o estudo da Opinion Box, mesmo preferindo o e-commerce como modalidade de compra, os brasileiros ainda não renunciam à visita presencial. Canais físicos e online são, portanto, complementares e não concorrentes.

Nesse processo, cabe aos profissionais Cetro seguirem na construção de novos horizontes para o mercado de máquinas nacional, comprometidos com a inquietação e a constante busca por excelência no digital e no físico!


Para saber mais sobre a rotina e a cultura da Cetro, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog por meio da tag #DNACETRO.

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