Acesse a Loja

Acompanhe o lançamento da CetroX e conheça as inovações tecnológicas do #teamcetro!

Mais do que realizar uma transação de compra e venda, nas últimas décadas, pesquisas apontam que o principal anseio de um consumidor é que as empresas sejam capazes de identificar seus interesses, reconhecendo-os como indivíduos únicos.

Por isso, fidelizar um cliente passa por fortalecer, cada vez mais, uma jornada de consumo especializada e exclusiva, atendendo as necessidades por meio de táticas competitivas coesas e baseadas em dados. Afinal, como explica o estudo da Opinion Box: “o primeiro passo para personalizar qualquer experiência é conhecer profundamente o seu público”.

Se, nos últimos dois anos, as transformações na Cetro construíram a base estrutural e tecnológica da empresa, 2023 é o ano de colocar o preparo à prova. Como explica Pedro Quissack, CMO da companhia, a Cetro precisava “criar um novo mundo para viver esses sonhos” e, assim, atender empresas de outros ramos e dimensões.

Uma empresa acostumada com a inquietude e as transformações, abril de 2023 estremeceu a placa tectônica da Cetro, apresentando novos rumos, caminhos e, como qualquer mudança de estado físico, liberando energia e muito calor!

Confira o lançamento da CetroX e as inovações da equipe que, há uma década, modifica o universo do setor de máquinas brasileiro!

Energia, calor e um novo mundo

“Em 2012, a Cetro era assim”, explicou o fundador da empresa, fazendo referência ao novo prédio: sem perspectiva, sem nada. No final da tarde do dia 14 de abril de 2023, a lista de adjetivos para descrever o início da Cetro ecoaram no salão – localizado junto à matriz, no evento de lançamento da nova marca – amparada pela trajetória de um negócio que, hoje, conta com unidades em três estados e cujos maquinários se estendem por todo o país.

A história da Cetro começou, segundo Leonardo, pelas pessoas que acreditaram que um dia a realidade atual da empresa seria possível. Para o empresário, esse fato traz a importância da presença dos profissionais da Cetro, fisicamente na matriz e virtualmente a partir das filiais, no lançamento da nova marca.

Criou-se, assim, a oportunidade dos colaboradores compreenderem a importância de participar do nascimento da CetroX: “Já que nem todos tiveram a oportunidade de conhecer a Cetro (desde o início)”, explicou o CEO, “este novo prédio tornará palpável os porquês, os processos e os caminhos da Cetro!”

O Substrato da Primeira Década da Cetro

Especialistas no processo de embalo, os profissionais da Cetro oferecem aos parceiros da empresa o melhor amparo tecnológico em serviços de atendimento. Fortalecendo, assim, a jornada do cliente junto à companhia.

Discutido no VII Fórum de Administração Internacional da Universidade de São Paulo (USP), o perfil do novo consumidor demonstra uma maior consciência, nível de exigência e uma busca constantemente por informações que auxiliem nas decisões de compra. Por isso, a necessidade de apresentar um sistema de compras complexo, multicanal e que assista aos anseios dos parceiros da Cetro.

Mas, afinal, como a Cetro e a CetroX se encaixam nesse cenário? Pedro Quissack vai direto ao ponto:

(Créditos: Comunicação/CETRO)


“A Cetro é uma plataforma de produção e desenvolvimento de maquinários”. Tecnologias, informação, componentes e produtos prontos de diversas partes do mundo chegam a Cetro para serem então melhorados, adaptados e comercializados no mercado brasileiro.

Dentre as atribuições de uma embalagem está a capacidade de refletir o posicionamento de uma marca no mercado, reforçando a percepção do consumidor, transmitindo segurança e proporcionando a diferenciação, o apelo e a transformação estética de um produto – conforme apontado na publicação “Brasil Pack Trends 2020” (CETEA-ITAL).

A criação da CetroX, sua nova identidade e proposta vão ao centro dessa necessidade, entregando ao produtor o que ele procura para sua embalagem, do momento de escolha a personalização de seus maquinários.

“Há 10 anos, a gente teve a ideia de transformar uma seladora a vácuo doméstica em comercial, pintamos ela de preto e ela transformou a Cetro. Saímos de duas pessoas para cinco, dez, duzentas – tudo a partir daquela máquina”, recordou Léo Mello. Hoje, 450 equipamentos fazem parte do catálogo da empresa e, em onze anos, a Cetro figura como a empresa de máquinas que mais cresce no país!

Foto de Leonardo Mello, CEO da empresa, ao lado de um registro da primeira Seladora a Vácuo da Cetro, exibido em um painel digital no evento de lançamento da CetroX.
No Portal Cetro, o empreendedor brasileiro confere o que há de mais moderno em maquinários e soluções! (Créditos: Comunicação/CETRO)

“O mais difícil a gente fez até agora!”

Focada no desenvolvimento tecnológico e de processos, a CetroX potencializa a capacidade da empresa de lidar com os desafios do mercado nacional. Dessa maneira, a aposta em novos caminhos visa fortalecer o relacionamento entre os profissionais da Equipe Cetro e os parceiros da companhia, fortificando, consequentemente, o ecossistema de negócios que a Cetro participa.

O serviço especializado em maquinários automáticos e personalizados – que ficará agora sob alçada da nova marca Cetro – proporcionará a toda equipe uma maior qualidade no trabalho e nos atendimentos. O mais difícil, explica Léo Mello, foi feito até o momento: “falar com todos esses clientes no mesmo lugar, na mesma empresa, num mesmo sistema logístico, em um mesmo sistema de telefone”.

A CetroX surge, portanto, para facilitar o que já é feito cotidianamente da maneira mais complexa: “ser especialista em todas as máquinas ao mesmo tempo”, finaliza o empresário.

A Importância da Personalização

Em 2023, cerca de 45% dos consumidores que adquirem mercadorias de pequenos negócios pretendem comprar mais desse segmento, apontou o estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP). Em um efeito cascata, a valorização do pequeno produtor se espalha pela cadeia produtiva nacional, afinal, 98% dos negócios brasileiros são micro, pequenas e médias empresas.

Como explica Luiz Arão, Engenheiro da Cetro, a cada dia que passa, os pequenos produtores atendidos pela empresa se tornam maiores e a parceria com a Cetro cresce na mesma proporção, uma vez que eles precisam de máquinas cada vez maiores e mais complexas. Para o profissional, daqui há dez anos, a previsão é que a empresa concorra com os principais fabricantes de máquinas automáticas e de alta tecnologia do mercado mundial.

Rogério da Silva, Gerente de Projetos e Engenharia, reforça a experiência ímpar que a Cetro promove para profissionais do setor: “Trabalho no mercado de máquinas há 25 anos e nunca vi nada igual em relação à energia das pessoas e a vontade de fazer diferente. A velocidade com que as coisas acontecem aqui na Cetro é realmente fora do comum, é espetacular!”

Nesse novo momento, explica Léo Mello, a Cetro fala sobre eficiência de entrega, preço, produtividade e automação. No entanto, é preciso afunilar a comunicação conforme o que os clientes buscam: “É por isso que está sendo criada essa nova marca, para que a gente possa falar com os clientes da maneira que eles precisam: de forma rápida, prática e objetiva”.

Oportunidades, Treinamentos e Conexões

Com novas pessoas e diferentes experiências de mercado, a Equipe de Engenharia evolui e se fortalece em cima dos desafios trazidos pelo Departamento Comercial, explica Rogério. Segundo o profissional, “o crescimento do setor é perceptível a cada dia, com o desenvolvimento técnico, pessoal e o engajamento das pessoas”.

Um parâmetro de suma importância, uma vez que, como explica Arão, ao passo que as máquinas se tornam mais complexas, os técnicos também devem se tornar mais capacitados e qualificados. Daqui para frente, aponta o profissional, é necessário treinar cada vez mais os colaboradores e capacitá-los para que eles possam não só projetar, mas também dar manutenção nas máquinas e assistir completamente os nichos atendidos pela Cetro.

Quissack, que apresentou o lançamento da CetroX ao lado do CEO, sintetizou os próximos passos e como essa nova prática irá afetar os profissionais da empresa: “De forma básica: nós vamos entregar uma produção mais integrada e melhor para os clientes. Tanto a nova marca quanto aquele fluxo de atendimento que a gente já fazia vai ficar mais leve, mais claro, mais objetivo, funcionando de maneira mais fluída”.

Quanto à jornada de atendimento, Juan Agostinho – Head Comercial da empresa – relata uma alta expectativa para esse novo momento, visando colocar em prática transformações não só para o mercado, mas também na vida das pessoas; de forma a unir o crescimento e a tecnologia da Cetro, mas, acima de tudo, preservando o relacionamento e a interação entre as pessoas.

Novos Objetivos e Processos: Quem se Beneficia?

Olhar para o futuro, no entanto, demanda uma análise dos tempos passados. Guilherme Gavioli, parte do #TeamCetro desde 2018, comenta a cultura do negócio: “Desde que eu entrei na empresa – o perfil do Léo, de ser um empreendedor, de dar liberdade para que a gente possa exercer a nossa criatividade, que a gente possa tomar as nossas decisões – isso faz diferença no nosso desenvolvimento profissional”.

Para o Head de Pós-Vendas, a CetroX abre um novo capítulo: “É uma oportunidade muito grande para quem é novo, para exercer a criatividade, buscar conhecimento, colocar em prática tudo aquilo que estudou e que já aprendeu na Cetro. E uma oportunidade maior ainda para aqueles que já estão na Cetro, que já tem todo esse conhecimento, que já tem o DNA na veia!”

O discurso de Gavioli ecoa as palavras de Léo Mello reforçadas na apresentação da CetroX. Porém, além de enfrentar a energia, as dificuldades e as marés de mudança, é necessário acreditar para fazer acontecer. E ir além, destaca Quissack: é necessário praticar o que se prega!

Só Não Pode Parar!

Ao final do evento de lançamento da CetroX, Léo Mello destacou ainda um ponto essencial na construção dos novos trilhos da companhia: “A única coisa que não pode acontecer – e aí vocês podem ficar preocupados – é a Cetro parar. Quando a Cetro não tiver frenética, em mudança, balançando, vocês assustem! Enquanto tiver desse jeito que está, eu estou gostando!”

Compartilhando as possibilidades para os próximos anos, o CEO reforçou aos profissionais a importância de se confiar no trabalho da equipe: “O que a gente vai fazer aqui e o que a gente tem para viver ainda é muito especial e vai trazer muita alegria para nós, para nossa família e para quem for entrar aqui a partir de agora. Obrigada a quem está aqui desde o começo comigo! Vocês viram como esse prédio está, esperem para ver como vai ficar!”

Saiba como foi o lançamento da CetroX na matriz bauruense da empresa e conheça as inovações  do #teamcetro!
Para saber mais sobre a rotina e a cultura da Cetro, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir! (Crédito: Comunicação/CETRO)
tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *