Acesse a Loja

Conheça os maquinários Cetro ideais para manipular, produzir e rotular milhares de frascos de cosméticos cotidianamente!

Diariamente, o Setor de Cosméticos brasileiro precisa rotular milhares de frascos! Mas você sabe o que de fato entra na definição de cosméticos segundo a legislação nacional?

Segundo a regulamentação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC Nº 7/ANVISA), no Brasil, a definição de cosmético abrange substâncias constituídas tanto por produtos naturais quanto sintéticos.

Ainda conforme a agência, enquadra-se na definição os produtos utilizados no exterior do corpo humano, para limpar, alterar a aparência, corrigir odores, proteger ou manter o corpo em bom estado.

Desse modo, seja um batom, um protetor solar ou então um creme hidratante, a certeza é que uma abundante quantidade de mercadorias está sob o guarda-chuva do setor de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes (HPPC).

Dada a ampla atuação do segmento e a vasta necessidade de diferentes formas de embalagens, não é de se espantar a demanda vital da indústria pela capacidade de rotular milhares de frascos diariamente.

Para atender essa necessidade, a Cetro possui uma gama de maquinários especializados em realizar diversos processos de embalo ligados à Indústria de Cosméticos. Conheça alguns dos equipamentos capazes de transformar seu negócio e otimizar sua produtividade!

A importância dos processos inovativos para o mercado de cosméticos

De acordo com dados do anuário da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), ao final de 2022, o país registrava 3 mil empresas no setor — atualmente considerado o 4º maior mercado global. Segundo dados do Euromonitor 2021, anualmente são cerca de 22,9 bilhões de dólares movimentados pelo setor de HPPC no país.

Fotografia de uma Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS da Cetro, representando os maquinários da empresa capazes de rotular milhares de frascos diariamente.
Conheça a Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS, capaz de otimizar os processos de embalo do mercado de cosméticos brasileiro! Unindo a alta tecnologia de um sistema inteligente e uma grande capacidade produtiva, essa solução consegue rotular milhares de frascos por dia! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Em vista dessa realidade, não é de se estranhar a importância dos processos de envase, rotulagem e embalagem para o segmento. Como explicam as pesquisadoras Ibarra Ramírez e Laura Melissa, até mesmo uma embalagem vazia pode englobar virtudes como o bom gosto, a elegância, o status, a saúde, a juventude, entre outros.

Assim, é por meio da inovação de embalagens que a indústria cosmética visa responder às exigências dos consumidores. Neste cenário, segundo as pesquisadoras, três aspectos aparecem como destaque entre as tendências de envase: a sustentabilidade, a segurança e a conveniência.

É por isso que, segundo a pesquisa da Fundación Universidad de América (Uamerica) de Bogotá, o mercado de cosméticos segue investindo grandes capitais em inovações, maquinários e novos designs. Da teoria a realidade, em fevereiro de 2023, segundo o Índice de Confiança de Empresários da Indústria — desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) — o setor de HPPC brasileiro é um dos segmentos mais confiantes na economia. Mostrando-se, portanto, mais inclinado a investir em inovação e na expansão do mercado.

Segundo o estudo de Ramírez e Melissa, o Setor de Cosméticos age globalmente dessa maneira porque prevê que “apesar dos tempos de crises econômicas que podem se apresentar, esta indústria manterá um incremento constante em suas diferentes categorias (maquiagens, perfumes, artigos de beleza e produtos para cuidado com a pele)”.

Com os maquinários Cetro, saiba como rotular milhares de frascos!

Como explica o estudo acima, deve-se conhecer a fundo um produto para desenvolver um envase que proteja sua integridade e reflita suas propriedades. Levando também em conta a atratividade da mercadoria junto ao público-alvo, considerando fatores como a facilidade de abertura, a comodidade e a facilidade de manipulação.

O envase de produtos cosméticos é muito diverso, com a utilização de uma grande variedade de materiais, apontam as autoras. Sejam embalagens de plásticos, vidros, papéis ou metais, a Cetro possui os equipamentos ideais para atender as demandas de envase, embalo ou mesmo de rotulagem dos frascos de cosméticos!

Confira o teste realizado pela empresa Dani Fernandes na Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS, acompanhada dos profissionais da matriz da Cetro!

Processos de Profissionalização, Otimização e Expansão

No século XXI, não é suficiente para uma empresa ter apenas “bons processos”, apontam Ramírez e Melissa, uma vez que tornou-se primordial para o cenário industrial manter-se atento às necessidades e as expectativas dos clientes ao satisfazer e manter um sistema de melhoria contínua nos processos produtivos.

Uma estratégia para lidar com a expectativa dos clientes da melhor maneira, portanto, deve se basear em dados e conhecimento. No caso da Indústria de Cosméticos, para além de um design com personalidade e culturalmente coeso, a proteção e a integridade são qualidades realçadas para os consumidores. Segundo o autor Jonathan Castillo, na hora de escolher um produto cosmético, é a segurança que se destaca entre as características da embalagem.

Capaz de rotular milhares de frascos continuamente, a alta produtividade dessa solução Cetro é amparada por elementos de alta tecnologia que asseguram o padrão de qualidade e a segurança do equipamento. (Créditos: Comunicação/CETRO)

De modo geral, proteção e segurança são fatores que agregam valor à empresa e à mercadoria. É por isso que os maquinários da Cetro, como a Rotuladora Automática de Dupla Superfície CALM DS, contam com botões de emergência responsáveis por travar todas as atividades da máquina caso haja qualquer ação fora do padrão. Como explica Renan Silva, do departamento de Projetos da companhia: “Aconteceu qualquer coisa na máquina, travou ou enroscou? Ela para na hora”.

Apesar de ser um equipamento robusto, a solução possui um processo operacional simples, especialmente pela facilidade de configuração de processos, realizada através do painel IHM (Interface Homem-Máquina). Nele, todas as informações e funções da solução são exibidas para que o usuário seja capaz de trabalhar com facilidade, proteção e segurança.

Internamente, o sistema CLP (Controle Lógico Programável) é responsável pela operacionalização e automatização dos inúmeros processos da solução. Essa tecnologia realiza o gerenciamento das operações da Rotuladora. Desse modo, a coordenação e o funcionamento da solução são realizados de forma precisa e com respostas rápidas.

Os efeitos do Envase para o mercado de cosméticos nacional

Associado, especialmente, ao Setor de Cosméticos, os atributos que envolvem uma embalagem podem, às vezes, superar o próprio conteúdo do produto. Segundo Ramírez e Melissa, o cliente do setor paga por uma forma de envase exclusiva.

Esse aspecto do mercado destaca-se de tal forma que se inclui nos fatores que justificam o custo final do cosmético. Por isso, explicam as especialistas, a importância do Design, da Seleção, da Transformação, da Rotulagem e, principalmente, do Envasamento.

É por isso que na Cetro, explica Leandro dal Médico, do departamento Comercial da empresa, o estudo dos projetos e a venda de equipamentos em linha são feitos pensando na união das máquinas. Fomentando, dessa maneira, um processo produtivo coeso e otimizado!

Após os testes realizados na Rotuladora Cetro, por exemplo, a equipe da Dani Fernandes contará com um equipamento capaz de dar vazão à alta demanda da empresa. De uma produção manual, as profissionais da empresa contarão agora com uma máquina capaz de rotular milhares de frascos diariamente!

A facilidade para testar os equipamentos, no entanto, não se resume a unidade bauruense! De São Paulo a Minas Gerais, os especialistas da Cetro seguem transformando a produtividade de empreendimentos nacionais.

Na unidade belo-horizontina, Carlos Magno, fundador e Diretor Geral da Asher Indústria, aproveitou a visita para realizar testes com a Rotuladora Automática de Frascos Cilíndricos CALM IF e demais equipamentos da Cetro, como os Túneis de Encolhimento Sleeve e as soluções voltadas às embalagens de sachês.

Os benefícios e impactos da otimização da Indústria de Cosméticos!

Falar de cosméticos é reconhecer a ampla influência e a importância do setor no dia a dia dos brasileiros, segmento que foi declarado em 2020, pelo Governo Federal, como parte das indústrias essenciais para o país durante a pandemia de Covid-19.  

Como explica a pesquisa “O Crescimento da Indústria de Cosméticos no Brasil no Século XXI” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a expansão e as inovações do setor estão relacionadas tanto ao desenvolvimento de novos produtos quanto aos processos de fabricação.

Dessa forma, a ligação do setor com os mais diversos campos produtivos do país – da agricultura a biotecnologia e, por fim, a produção de embalagens – dá ao segmento a capacidade de beneficiar toda a cadeia produtiva nacional com suas inovações.

A diminuição de erros no processo produtivo e, consequentemente, a geração de produtos de maior qualidade são apenas alguns dos benefícios da automatização industrial. Sempre almejando a otimização dos processos, a Indústria de Cosméticos não é a única a buscar equipamentos capazes de rotular milhares de frascos diariamente. No entanto, o segmento é, hoje, uma das áreas que mais investe e apoia a expansão e a otimização de seus equipamentos.

Empresários e empreendedores como os profissionais da Asher Indústria, que há 15 anos movimenta o Setor de Cosméticos, reconhecem a necessidade de continuar transformando o setor. Um negócio familiar, a empresa mineira especializada em produtos de barbearia, encontrou na Cetro os maquinários ideais para otimizar seu tempo de produção, reduzir os gastos e o desperdício de matéria-prima, além de oferecer aos seus clientes produtos com uma melhor finalização! Unindo, assim, a satisfação do cliente e as iniciativas de maior competitividade no mercado!

Fortalecendo a Indústria de Cosméticos

No Setor de Cosméticos, o incentivo às empresas de pequeno e médio porte figura como um dos mais relevantes fatores para o desenvolvimento do segmento, explica o economista Alan Ros. Visto que esses empreendimentos figuram como importantes agentes inovadores, aponta a pesquisa da UFPR.

Por isso, na Cetro, o empreendedor da indústria cosmética encontra desde maquinários manuais até linhas de produção completas! Facilitando, assim, que empresas das mais diversas escalas produtivas consigam aumentar sua produtividade, otimizar seus processos e reduzir seus custos e desperdícios de matéria-prima.

Confira, por exemplo, os benefícios da Seladora de Indução Manual CET 500 A para uma Indústria de Cosméticos que inicia seu processo de otimização de maquinários! Seja para uma máquina inicial ou o desenvolvimento de projetos customizados, conte com o auxílio da equipe de especialistas da Cetro para assistir o seu negócio!


Acompanhe em nossos canais de comunicação as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro. Elas são feitas para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *