Otimize os processos produtivos dos mais diversos setores de um supermercado com o auxílio dos equipamentos profissionais da Cetro!
Em tempos de transformação digital, participar do cenário de automatização e inovação se torna obrigatório para diversos nichos comerciais, como por exemplo os supermercados. De forma simplificada, segundo o estudo “Automação de processos industriais: do pneumático à indústria 4.0” da Revista Processos Químicos, automatizar processos significa retirar gargalos que impõem ineficiências às operações empresariais.
Dessa forma, a automação torna-se uma grande aliada na rotina operacional das empresas e estabelecimentos comerciais, inclusive dos supermercados, devido ao potencial de otimização que representa na corrida por competitividade.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor supermercadista mostrou a sua força como agente impulsionador da economia nacional neste último ano. Em 2022, o principal canal de abastecimento dos lares, alcançou um faturamento de R$ 695,7 bilhões por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (supermercado, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança e e-commerce).
A força do segmento é demonstrada também na geração de empregos, já que o setor é reconhecido como um dos maiores do país! O varejo alimentar contabilizou, em 2022, um efetivo profissional de 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos, destaca a ABRAS.
Por isso, é necessário que o empreendedor do setor saiba como aproveitar os momentos de transformação tecnológica do segmento para trazer diferentes benefícios ao seu negócio. Ao investir em maquinários automáticos, por exemplo, o empreendedor amplia a produtividade e melhora a eficiência dos processos internos. Conheça os maquinários especializados da Cetro e encontre o equipamento perfeito para transformar o seu negócio!
Setor supermercadista: consolidação e crescimento
Após o crescimento acelerado registrado durante a pandemia de Covid-19, com elevação de 46,4% no faturamento entre 2019 e 2020, segundo dados da ABRAS, o setor supermercadista deve seguir em alta nos próximos anos.
A estimativa é que o segmento cresça em média 3,2% ao ano entre 2023 e 2026, aponta a Redirection International, empresa especializada em assessoria de fusões e aquisições. Em relação ao número de lojas, o setor também expandiu, passando de 92.588 lojas na pandemia para 94.706 no atual cenário em todo país, afirma a ABRAS.
João Galassi, Presidente da associação, ressaltou a escalada contínua do varejo alimentar no Brasil em entrevista à ABRAS: “Temos números exponenciais no setor supermercadista, o que vem reforçar ainda mais a grandeza de nossa atuação e mostrar o resultado do nosso intenso trabalho para atender os mais de 28 milhões de consumidores que passam em nossas lojas diariamente”.
Além disso, de acordo com a Pesquisa de Eficiência Operacional realizada pela ABRAS, o setor supermercadista nacional obteve alta eficiência operacional na ordem de 98,13%, mantendo um cenário de estabilidade em relação aos sete anos anteriores.
Nesse contexto, a oportunidade de otimizar as operações, aumentando a qualidade das embalagens e o tempo de armazenamento de produtos, pode ser conquistada através da transformação tecnológica e da automatização. Tais investimentos, além de reduzirem custos ocultos e desperdícios desnecessários, trazem autonomia ao empreendimento.
Por isso, a Cetro oferece, ao varejo alimentar nacional, maquinários ideais para diferentes necessidades operacionais – seja para empreendimentos locais ou redes com produções próprias! Se você pretende encerrar ciclos de terceirização e iniciar um novo processo produtivo, por exemplo, conte com soluções como a Rotuladora Automática CALM T DS, cuja alta tecnologia é capaz de atender inúmeros modelos de rótulos e frascos.
Automação de supermercados e equipamentos Cetro
Diante da contínua necessidade de melhorar seus processos, negócios que apostam na automação colhem diversos benefícios! Segundo o estudo “Inovação na Indústria de Alimentos: Importância e Dinâmica no Complexo Agroindustrial Brasileiro”, entre as empresas que investem em inovação, 60% afirmaram que o processo representou uma grande melhoria na qualidade de seus produtos.
Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estímulo à inovação, que possui como um de seus pilares a automação, é a ferramenta fundamental para agregar valor e fazer o mercado tornar-se mais competitivo, pois oferece, principalmente, aumento de produtividade, eficiência e geração de valor.
Nesse sentido, segundo a ABRAS, para aumentar a eficiência operacional do varejo alimentar no país, além de medir as oportunidades de ganhos de eficiência, o setor adota medidas relevantes para o reaproveitamento de produtos perecíveis, como: “a redução de preços de alimentos próximos do fim da validade, a venda de itens fracionados e a transformação em coprodutos”.
Para auxiliar nessa jornada, na Cetro, o empreendedor brasileiro encontra equipamentos capazes de trazer autonomia e eficiência aos processos – como os diferentes modelos de Seladoras a Vácuo. Práticos, esses equipamentos podem trabalhar até mesmo com produtos com líquidos, potencializando as atividades dos supermercados, seja para iniciar produções próprias ou organizar os preparos do dia a dia.
É o caso da Seladora a Vácuo de Bancada CCVS 280 T, cuja selagem melhora a apresentação e a aparência dos produtos, como carnes e queijos, facilitando sua exposição, além de eliminar o risco de contaminação por manuseio. Acompanhe o vídeo abaixo e confira suas especificações técnicas no Portal Cetro!
Mais controle e autonomia
Atividades que antes levavam dias e exigiam grande esforço por parte dos colaboradores, são executadas, hoje, em poucos segundos e de forma mais inteligente com o apoio de máquinas automáticas. Além de reduzir falhas humanas, a automação permite a identificação de gargalos em tempo real, aumentando a assertividade das tomadas de decisão por parte da equipe, explica o estudo publicado na Revista Processos Químicos.
Como visto, em tempos de intensa competitividade, é preciso criar estratégias para tornar o dia a dia de trabalho mais produtivo, otimizando o tempo dos colaboradores, reduzindo as taxas de erros das atividades manuais e, consequentemente, diminuindo custos para o negócio.
De acordo com a consultoria Gartner, esperasse que, até 2024, as organizações reduzam os custos operacionais em 30% ao combinar tecnologias de automação com processos operacionais reprojetados. Afinal, quem não deseja fazer mais com menos?
Por isso, apostar nas tecnologias especializadas na otimização do tempo e da produtividade pode se tornar a garantia para o seu supermercado se destacar da concorrência! Soluções que, além de trazerem eficiência e automatizarem às operações, podem ser utilizadas para atender pequenas, médias e grandes demandas.
Como é o caso do Datador Automático Contínuo, cuja impressão por termotransferência torna diferentes informações sobre o produto, como a data de validade, invioláveis e resistentes a variações bruscas de temperatura.
Invista em inovação com a Cetro!
Seja para a aquisição de um maquinário inicial ou então o desenvolvimento de linhas de equipamentos especializados, ideais para empreendimentos que lidam com uma alta demanda produtiva; a Cetro apoia o desenvolvimento dos empreendedores e empresários brasileiros!
Por isso, entre em contato com os qualificados profissionais da Equipe Cetro, marque uma visita a um de nossos Showrooms – na cidade de São Paulo, na matriz em Bauru ou mesmo nas filiais belo-horizontina e carioca – e realize testes com seus produtos nos maquinários Cetro.
Otimize sua produtividade com equipamentos desenvolvidos especificamente para sua necessidade e transforme seu supermercado com o investimento em inovação e automatização em 2023!