Acesse a Loja

Transforme seu projeto em realidade com o auxílio de Incubadoras Empresariais!

Quem nunca pensou em começar seu próprio negócio que atire a primeira pedra. O sonho de empreender está no coração de diversos brasileiros, mas a dificuldade de entender os processos ou o medo da competitividade do mercado são como um freio invisível.

E não é para menos. Afinal, para empreender é necessário ter um planejamento bem estruturado e ações que façam o desenvolvimento do seu negócio ser progressivo. Mas tem um primeiro passo para tudo, não é mesmo?

Por isso, saiba como receber ajuda para abrir seu próprio negócio e transformar seu projeto em realidade com o auxílio de Incubadoras Empresariais!

As Incubadoras Empresariais são instituições de incentivo ao empreendedorismo que podem ajudar microempreendedores e pequenas empresas a se estruturarem. Focadas em produtos e serviços que tenham um diferencial, as Incubadoras oferecem diversos suportes com o objetivo de fortalecer o negócio frente ao mercado.

“O meu negócio pode receber algum suporte?”: Dependerá muito da necessidade do seu projeto. Se você precisa de ajuda em relação à parte gerencial (administrativa), técnica (processual), de infraestrutura (espaço físico) e capacitação dos envolvidos (consultorias) – então, sim!

Com esse “empurrãozinho”, as Incubadoras são uma alternativa para pensar num futuro econômico mais promissor. De acordo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em 2017, empresas incubadas no Brasil geraram 14 mil postos de trabalhos diretos, recolheram R$ 110 milhões em tributos e tiveram um faturaram de R$ 550 milhões. É perceptível que o resultado do incentivo é positivo para muitos empreendimentos.

Então, vale a pena estudar os requisitos que as incubadoras estabelecem para avaliar os projetos e já se programar para solicitar sua participação. Quanto mais sólido for seu plano de negócios, sua capacidade de execução, flexibilidade e a persistência da equipe, maiores são as chances de seu projeto ser aprovado e receber um suporte significativo.

Sobre essa questão, cada instituição tem uma forma específica de seleção. Primeiro, é necessário verificar uma incubadora que se adeque ao objetivo do seu projeto e que seja próxima a você. Depois, procure sobre as especificações e os requisitos básicos do processo seletivo para, assim, dar vida a suas ideias.

Antes de escolher, entenda as opções de Incubadoras Empresariais e seus objetivos:

– Incubadoras de Empresa de Base Tecnológica: com enfoque em projetos inovadores e tecnológicos.

– Incubadoras de Empresas dos Setores Tradicionais: ligada às inovações desenvolvidas para os setores tradicionais da economia.

– Incubadoras de Empresas Mistas: amparam projetos que conseguem unir as duas classificações anteriores.

Vale ressaltar que essas instituições são bem abrangentes quanto ao tipo de empresa ou projeto interessado em participar. É permitida a inscrição de: Pessoa Física (que queira iniciar uma produção ou um processo), Empresa Iniciante (que pretendem se consolidar) ou Pessoa Jurídica (direcionada à criação de uma empresa com um diferencial em relação ao mercado e às necessidades presentes).

Em geral, são três grandes etapas que uma empresa incubada deve passar. Confira o que vêm pela frente:

Etapa 1: Pré-incubação – A partir da análise da ideia e da viabilidade do projeto, haverá o desenvolvimento do planejamento estratégico do seu negócio.

Etapa 2: Incubação – O projeto inicia e começa a executar o plano de negócio, recebendo os suportes oferecidos pela Incubadora.

Etapa 3: Pós-incubação – Quando o empreendimento alcança um certo nível de desenvolvimento e se torna independente, mas pode continuar contando com o acompanhamento e a assessoria da Incubadora.

O sonho de tornar seu negócio realidade pode estar mais próximo do que você imagina. E o primeiro passo só depende de você, da sua persistência em fazer acontecer e, claro, de continuar se atualizando sobre como fazer seu empreendimento se desenvolver cada vez mais. Faça a palavra “empreender” ser um sinônimo de “aprender”!

Para isso, você pode contar com o Blog Cetro! De uma forma diferente das Incubadoras Empresariais, também buscamos contribuir com o fomento do espírito empreendedor a partir do compartilhamento de informações fundamentais para seu negócio. Acesse a guia de Empreendedorismo e explore tudo o que você precisa saber sobre as dinâmicas do mercado.


tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *