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Confira essas dicas que vão te ajudar a planejar seus próximos passos e fazer seu negócio crescer ainda mais!

É inesquecível a sensação de ver seu próprio negócio começar a gerar resultados, mas como dar o próximo passo para o crescimento da empresa? Diante dessa situação, o desenvolvimento de uma mente empreendedora é essencial, já que ninguém vai se preocupar com seu negócio tanto quanto você. Portanto, separamos 5 dicas infalíveis para facilitar o seu planejamento estratégico, sempre visando o futuro do seu empreendimento com responsabilidade e segurança.

Dependendo do seu conhecimento no ramo escolhido, você já deve ter uma ideia de quem são seus clientes e do tipo de atendimento e propaganda que chama sua atenção. Mas, caso ainda não tenha essa informação, pergunte!

Atualmente, é muito comum encontrar comerciantes ou prestadores de serviços solicitando aos clientes que respondam um formulário rápido com perguntas simples, como:

  • Como você ficou sabendo da nossa loja/do nosso serviço?
  • Qual nota você dá ao atendimento recebido?
  • Encontrou tudo o que procurava?
  • Recomendaria nosso negócio aos amigos?
  • Tem algum elogio ou comentário?

Criar um formulário como esse não custa nada e pode render muitos resultados. Você também pode solicitar o e-mail do cliente e deixá-lo no seu cadastro. Demonstrar que se importa com a opinião do consumidor cria uma conexão, seja presencial ou on-line. Pense sobre o que você pode fazer para trazê-lo mais perto de você e tornar seu negócio um omnichannel.

Para isso, você deve calcular todos os custos de produção, como matéria-prima, mão-de-obra, energia elétrica, frete, entre outros. Caso você seja um MEI prestador de serviços, pense em todos os investimentos que você fez para que conseguisse realizar esse trabalho, como faculdade, cursos técnicos, cursos livres ou tempo de experiência. Estudar é caro, lembre-se disso quando for colocar um preço muito abaixo do mercado no seu serviço. Valorize seu conhecimento!

Pesquise quanto outras empresas cobram por produtos parecidos. Afinal, seu preço precisa ser vantajoso em comparação ao custo de produção, mas também precisa ser competitivo. Se ele estiver com um valor semelhante ao dos concorrentes e oferecer algum diferencial, isso fará você se destacar!

O pró-labore é uma remuneração que os sócios recebem pelo seu trabalho na empresa. É indispensável que você programe um pró-labore e tenha duas contas bancárias separadas: a sua conta pessoal e a empresarial, de forma que esses capitais nunca se misturem. Afinal, a confusão entre eles poderia causar um desequilíbrio no fluxo de caixa, além de problemas fiscais e jurídicos.

Temos certeza de que você deseja o melhor para seu negócio, então sempre fique ciente das leis que todo empreendedor deve respeitar.

Seja por boca a boca ou anúncios em mídias sociais, a verdade é que as pessoas compram por indicação. Afinal, não adianta você dizer que seu produto ou serviço é incrível se os potenciais clientes não escutaram outra pessoa dizer o mesmo.

Uma boa forma de seu negócio atingir um maior público é através de parcerias com influenciadores digitais. Por isso, escolha uma ou mais redes sociais, procure o tipo de conteúdo que seu público consome e invista nisso!

Não se esqueça de atualizar constantemente a rede social da sua empresa; você pode oferecer dicas, fazer uma resenha ou gravar um vídeo engraçado que chame a atenção de sua audiência. Seja criativo!

Na hipótese de seus clientes não utilizarem muito as mídias digitais, invista em mídias tradicionais, como folhetos, cartões de visita ou cartazes. No começo de um negócio, você poderá cometer erros, mas, testando diversas formas de captar clientes, você descobrirá qual é o mais efetivo.

Detalhes como embalagens, identidade visual ou rótulos fazem toda a diferença para você se destacar no mercado. Para que seu cliente escolha seu produto, você deve agregar valor a ele!

Trouxemos uma dica especial para você que trabalha no ramo alimentício e ainda não encontrou as bandejas perfeitas para suas marmitas ou delivery: As Bandejas Plásticas da Cetro!

“A Cetro se preocupou em ter bandejas bem resistentes para, de fato, agregar valor ao produto. Para desenvolver isso, tivemos que achar uma bandeja que coubesse no bolso do empreendedor, trazendo qualidade na embalagem, com preço acessível, mas entregando de fato um produto imponente na gôndola.” – Léo Mello, CEO e fundador da Cetro.

Afinal, quando o assunto é solução para o pequeno, médio ou grande empreendedor, a Cetro é especialista. Então continue acompanhando o Blog para mais conteúdos que vão te ajudar a alavancar sua empresa!


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