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17 de julho de 2024

05 fases do crescimento empresarial e seus desafios

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Descubra como enfrentar os desafios de gestão em cada uma das 5 fases do crescimento empresarial!

Você está pronto para a próxima fase do seu negócio? O crescimento empresarial é algo pelo qual todos os empreendedores buscam, mas, justamente pelos desafios que estão no caminho, o objetivo parece estar tão distante.

Essa jornada pode ser dividida em 5 fases: Existência, Sobrevivência, Sucesso, Decolagem e Maturidade. Pensando em você que não conhece essas terminologias, mas que sonha em elevar seu negócio, esta matéria traz os principais obstáculos que a maioria dos empresários passam para conquistar a maturidade de sua empresa!

Além da parte burocrática da abertura de uma empresa, essa primeira etapa é focada na criatividade. Você deve decidir qual será o produto ou serviço que você vai oferecer ao mercado e utilizar de estratégias de marketing para descobrir seu público-alvo.

Nessa fase inicial do seu negócio, você deve desenvolver estratégias para vender e liderar uma equipe reduzida e multidisciplinar enquanto tenta solucionar demandas com um baixo orçamento – o que por si só já é um grande desafio.

A crise da liderança é o que, normalmente, impede grande parte dos empreendedores de passarem para a próxima etapa. Para evitá-la, você deve analisar quem está em sua folha de pagamento. Não adianta você contratar seu sobrinho que não tem qualificações para o trabalho, pois esse tipo de funcionário não vai ajudar sua empresa a crescer!

Pode ser que fazer alguns cortes na sua equipe pareça precipitado, mas o papel do gestor é pensar primeiro em sua empresa. Lembre-se que, com seu crescimento empresarial, você poderá oferecer empregos a muitas outras pessoas no futuro.

Após sobreviver a primeira crise, você alcançará a segunda fase com mais facilidade. Espera-se que a empresa já se sustente e cumpra com suas obrigações, então o foco deve ser aumentar o quadro de colaboradores qualificados, para garantir a eficiência de sua operação.

Invista na otimização do setor de Recursos Humanos. Afinal, isso permitirá que os processos seletivos sejam mais complexos, ao ponto de testar realmente as habilidades dos candidatos.

A crise da autonomia costuma ser o desafio dessa etapa, em que o gestor deve aprender a delegar funções de forma diretiva. Para partir para a próxima fase, é necessário confiar em seus funcionários!

O próximo objetivo do seu negócio é a expansão de mercado. Com uma estrutura de gerenciamento mais organizada, você consegue focar no futuro da sua empresa.

Sem limites: confira a matéria sobre a abertura da filial Cetro na China.

Com seu empreendimento tomando proporções maiores, você deve mostrar o quanto se importa não só com os clientes, mas também com seus colaboradores, faça-os sentirem orgulho de vestir a camisa da empresa. Algumas maneiras eficientes são concedendo bônus individuais pelo ótimo trabalho e benefícios que farão sua empresa se diferenciar de outras instituições.

Também se espera um orçamento maior para a equipe de marketing. Afinal, nesse estágio, você já conhece seu público e sabe as melhores formas de prospectar ainda mais clientes. Essa é a hora de ter um investimento de peso em publicidade!

A crise do controle é uma continuação natural da crise da autonomia. Ela acontece quando a direção percebe que é necessária uma maior estrutura de gestão para garantir uma maior independência a seus profissionais.

Saiba que, se você chegou até a quarta fase do crescimento empresarial, você certamente fez a diferença no setor que você escolheu empreender. A partir de agora, você deve consolidar sua marca ao ponto de fazer seu logotipo ou paleta de cores serem reconhecidos pelo público e o mercado.

Porém, com essa evolução, a parte burocrática também aumenta significantemente. Nessa etapa, você deve ter uma ótima equipe responsável por armazenar todos os dados da instituição e, de preferência, um bom programa de compliance.

O alto crescimento da empresa pede que sejam criados padrões de gestão e comportamento. Afinal, profissionais de grande autonomia são os responsáveis pelo desafio dessa fase: a crise do ego.

Poucas empresas alcançam esse estágio, então se você chegou até aqui, garanta estabilidade tanto no mercado, quanto dentro da instituição. Caso seja necessário, estabeleça mais controle e formalize a hierarquia, deixando claro aos seus funcionários as possibilidades de crescimento dentro da empresa e os requisitos para atingi-lo. Seja transparente!

Também pensando nos seus colaboradores, aumente os incentivos aos times. Organize projetos em que o trabalho em equipe seja necessário para atingir uma gratificação. Essa é uma ótima forma de aproximá-los e ver até onde as habilidades combinadas conseguem alcançar. Quem sabe uma ideia inovadora saia disso?

Afinal, a crise do crescimento empresarial representa justamente o medo de estagnar. Porém, lembre-se que sua empresa pode atingir um sucesso que você só vê em sonhos, mas, para isso acontecer, você deve manter o que já está ótimo.

Se você está à procura de soluções e dicas de empreendedorismo, continue acompanhando o Blog Cetro e não esqueça de nos seguir em todas as redes sociais!


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