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Confira as principais formas para emitir boletos e realizar a gestão financeira da sua empresa.

A emissão de boletos bancários pode facilitar suas vendas. Sabe por quê? Quando o empreendedor entende como realizar, organizar e otimizar os processos financeiros da sua empresa, todos saem ganhando. Ou seja, para oferecer o melhor para seu cliente, não precisa inventar uma receita milagrosa.

O boleto bancário é um documento fundamental em transações financeiras. Com sua estrutura simples, ele consegue facilitar e agregar mais segurança em compras e vendas. Por esses e outros benefícios que ele traz a empreendedores e clientes, a emissão de boletos é um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros.

Portanto, se você é um empreendedor e quer investir em opções flexíveis de pagamento, confira as dicas que a Cetro separou e saiba como emitir e gerenciar os boletos de sua empresa de forma eficaz!

Primeiramente: quanto mais opções de pagamento você oferecer ao seu cliente, melhor. Versatilidade, facilidade, controle, segurança e agilidade são alguns dos benefícios que o boleto bancário proporciona. Veja alguns exemplos:

  • Os boletos possuem taxas menores que o cartão de crédito. Além disso, o boleto possibilita o DDA (Débito Direto Autorizado), um sistema que realiza a cobrança do compromisso do documento ao comprador, em que já estão estabelecidos juros e multas em caso de atraso ou falta de pagamento. Diga adeus às pendências!
  • Com os boletos registrados, as transações ficam mais seguras e transparentes. Assim, a emissão a partir de uma instituição financeira beneficia tanto o cliente quanto o empreendedor. Por ser mais completa, ela evita erros no pagamento ou tentativas de golpe.
  • Por fim, mas não menos importante: utilizar boleto economiza tempo! Com o avanço digital e do internet banking, ficou ainda mais fácil consultar e automatizar todo o processo – da solicitação e emissão ao pagamento ou protesto. Dessa forma, o empreendedor tem o controle financeiro na palma da mão.

E agora, restou alguma dúvida? Se a resposta for sim, pode deixar que a gente descomplica. Confira o Guia do Empreendedor da Cetro e comece a emitir os boletos bancários da sua empresa!

Antes da parte prática, é necessário que você entenda os tipos de boleto que existem. Veja qual pode ser útil para seu negócio:

  • Boleto Avulso: para pagamentos à vista em transações pontuais.
  • Boleto Recorrente (Carnê): para vendas parceladas ou em assinatura, que precisam de uma sequência de boletos.

Então, se compreendeu essas diferenças, chegou a hora de facilitar sua rotina empreendedora. Organize suas ideias e otimize a gestão financeira do seu negócio a partir das etapas a seguir.

Em outras palavras, se quer otimizar sua gestão financeira, seja um empreendedor organizado! Assim, para ter um documento completo e sem erros, é preciso que você separe as informações do cliente, do produto e da transação, e saiba como preencher o boleto da maneira correta.

Que tal entender o que significa cada espaço do boleto?

Ilustração de um boleto com seus campos nomeados
  • Números da parte superior: Os três primeiros números são do código do banco emissor, mais o dígito verificador. O outro, com muitos dígitos, corresponde à representação numérica do código de barras.
  • Local de Pagamento e Vencimento: Enquanto estiver dentro do prazo de vencimento, o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária ou instituição financeira. Após esse período, o pagamento deve ser feito no banco emissor.
  • Cedente e Agência/Código Cedente: Nesses campos, preencha as informações do emissor do boleto (do empreendedor MEI ou CNPJ do responsável da empresa) e da agência, o número da conta e o dígito do banco escolhido.
  • Data do Documento: Aqui, identifique quando ele foi emitido. Os outros campos (Número do Documento, Espécie Doc., Aceite e Data de Processamento) são para organizar, caracterizar e detalhar o processo.
  • Carteira: é o espaço que comprova o registro do boleto a partir de um código.
  • Espécie, Quantidade, Valor e Valor do Documento: referem-se à descrição de valores do produto. A “Espécie” é em qual moeda o boleto será pago. Já o “Valor do Documento” será o resultado do “Valor” do produto multiplicado pela “Quantidade” obtida.
  • Campo para Instruções (que auxilia o preenchimento da aba Descontos, Multa, Acréscimos e Valor Cobrado): serve para deixar instruções claras e objetivas ao caixa recebedor em relação à forma de recebimento do boleto. Cite nesse espaço as taxas de juros por atraso, prazo para protesto ou realização de concessão de descontos.
  • Sacado: preencha esse espaço com as informações do cliente que pagará o boleto. É essencial que as informações estejam completas, com nome, endereço, CPF ou CNPJ do comprador.

Com as informações separadas, podemos seguir com a emissão de seus boletos. Vamos lá?

1. A princípio, escolha uma plataforma de emissão de boletos. Decida entre um banco ou uma instituição financeira com Sistema ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

2. Opte por uma conta bancária em que a empresa está registrada, entre em contato com o banco e solicite uma carteira de cobrança. Dessa forma, a empresa pode trocar informações para a emissão de boletos, além de controlá-los com mais facilidade.

3. Com a carteira de cobrança e a emissão aprovadas, reúna os dados descritos anteriormente e preencha o boleto bancário. Provavelmente, seus dados serão preenchidos automaticamente.

4. Siga com a operação no sistema que você está utilizando e salve o arquivo do boleto em PDF. Envie para o cliente pela internet ou impresso.

5. Por fim, fique de olho no App do sistema de emissão e controle o pagamento dos boletos. Lembre-se: o boleto pode levar até três dias úteis para ser compensado.

6. Se o cliente não realizar o pagamento até a data de vencimento, é possível emitir uma nova via, mas, normalmente, ele terá que arcar com multa e juros.

Se o empreendedor precisa de facilidade, segurança e confiabilidade em suas vendas, o boleto bancário pode ser a solução! Por isso, compreender bem o procedimento de emissão é essencial para que, com o tempo, ele fique ainda mais fácil e automático.

Ainda assim, se preferir não lidar com os boletos, sugerimos a matéria sobre BPO Financeiro. Essa opção pode ser interessante se seu negócio precisar também de outros serviços financeiros.

Todavia, o importante é colocar em prática o Guia do Empreendedor e escolher a melhor opção para otimizar a gestão de sua empresa! Para isso, conte com o Blog Cetro e esteja por dentro das principais informações, dicas e tutoriais sobre empreendedorismo!


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