Descubra o motivo da aproximação entre China e Brasil trazer benefícios para pequenas empresas e estimular o comércio internacional.
A China tem se consolidado, a cada ano, como a grande “Fábrica do Mundo”, tornando-se o ponto de origem da maior parte dos bens de consumo comercializados internacionalmente. A enorme força de trabalho chinesa impulsiona a grande capacidade exportadora do país.
Por outro lado, o intenso consumo interno chinês, fruto da sua população de 1.4 bilhão de habitantes, é um fator importante para as oportunidades de comércio bilateral.
Sendo assim, a atual aproximação do Gigante Asiático com o Brasil promete trazer muitas oportunidades de negócios para as pequenas empresas brasileiras. Por isso, a Cetro trouxe tudo o que você precisa saber sobre esse importante passo para o empreendedorismo nacional!
Novo acordo Brasil-China
No início do mês de junho, representantes do Governo Brasileiro viajaram até a China e firmaram uma parceria que abre ainda mais o mercado chinês para os empreendimentos nacionais com a ampliação do acesso a produtos e tecnologias.
Mas por que a China? O país asiático é o melhor lugar para pequenas empresas se beneficiarem das inovações tecnológicas e se conectarem com grandes nomes do empreendedorismo mundial. Afinal, o empreendedor não deve se contentar apenas com um mercado: a expansão internacional de sua marca acrescentará credibilidade ao seu negócio!
De Bauru à China: Confira a expansão internacional da Cetro Máquinas!
Entre as diversas maneiras de aumentar os negócios com a China, podemos citar os workshops e as feiras, como a famosa Canton Fair: o maior evento multissetorial do mundo, que tem como principal foco promover exportação e importação.
Com duas edições ao ano na cidade de Guangzhou, a feira movimenta bilhões de dólares em negócios de diversos nichos. Como resultado, empresários que comparecem a eventos como esse aumentam as chances de parcerias comerciais.
Expandindo as parcerias comerciais
A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Entretanto, em 2022, as trocas comerciais entre os dois países atingiram o recorde de mais de 150 bilhões de dólares, somando exportações e importações, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Os principais produtos exportados do Brasil para a China são minério de ferro, soja e carne bovina. Enquanto válvulas e tubos termiônicos, compostos orgânicos-inorgânicos e equipamentos de telecomunicações lideram as importações – aponta o MDIC.
Dessa forma, a expansão do comércio internacional com o país asiático tem um grande potencial de gerar maiores margens de lucro para pequenos, médios e grandes negócios nacionais. Isso porque, um território do tamanho da China fornece um grande público para os nossos produtos agrícolas, artesanais e de moda, por exemplo.
Outro fator que influencia a expansão dessa parceria é o tempo de importação que, normalmente, é menor que o tempo de fabricação nacional. Quer saber mais? Confira esse estudo do Governo Federal sobre exportações da China.
Tenha mais conteúdos sobre empreendedorismo e comércio exterior, acompanhe o Blog Cetro e as redes sociais da companhia para ficar por dentro de todas as soluções que você precisa para seu negócio decolar!