Back To Top

9 de setembro de 2022

Era das máquinas: qual será o futuro do mercado de trabalho?

By
  • 0

Saiba como a tecnologia da atual era das máquinas está impactando o mercado de trabalho 

A tecnologia que se conhece atualmente é uma evolução do dinamismo de processos, redução de gastos com tempo e recursos financeiros, que apresenta soluções rápidas e a diminuição de erros em tarefas antes feitas manualmente. Em exemplo, está o uso de aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e servidores utilizados no mercado de trabalho. Os quais, marcaram o início da nova era das máquinas, inserida dentro da Quarta Revolução Industrial.

Todo este avanço tornou-se uma peça-chave no desenvolvimento das empresas e continuará impactando o mercado de trabalho, principalmente no futuro. 

Desta forma, conheça, neste artigo, algumas tecnologias que estão automatizando o trabalho e os efeitos delas nos negócios.

Automação robótica 

Considerada o principal exemplo do emprego da tecnologia nas empresas, principalmente nas indústrias, a automação robótica pode ser encontrada nos mais diversos segmentos, do alimentício ao automotivo. 

Existem duas categorias dentro da automação robótica:  

  • Robôs convencionais, que trabalham com cargas altas e ficam isolados dos funcionários por questões de segurança;  
  • Robôs colaborativos ou “cobots”: menores, mais leves e que podem atuar ao lado dos funcionários no mesmo espaço físico. 

Assim, seus benefícios nas indústrias incluem: padronização cuidadosa, maior qualidade na realização de tarefas, mais rapidez para entregar demandas e a alta capacidade de executar processos repetitivos em tempo reduzido. 

Entenda mais sobre a automação robótica e seu respectivo sistema lendo nosso artigo: Sistema De Automação Robótica: Você Sabe Como Funciona?

Computação em nuvem  

Também conhecida pelo termo em inglês “cloud computing”, a computação em nuvem consiste em utilitários, ferramentas e serviços on-line que podem ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet.  

A primeira menção ao termo foi feita em 1997 durante uma palestra do Professor Ramnath Chellapa, que o definiu como um novo “paradigma da computação, onde os limites da computação seriam determinados pela lógica econômica e não apenas pelos limites técnicos.”  

Apenas dois anos depois, em 1999, surgiu a empresa Salesforce, responsável por introduzir no mercado um sistema de CRM (gerenciamento do relacionamento com clientes, sigla do inglês “Customer Relationship Management”) acessado por um navegador de internet. Este pode ser considerado o embrião da computação em nuvem.  

No caso dos consumidores comuns, fora do escopo empresarial, o primeiro produto relacionado a nuvem foi o Google Docs, lançado no ano de 2006. Ele permite a edição on-line e colaborativa de documentos de texto, bastando apenas uma conta Google para acessar.  

Já em 2012, foi lançado o Google Drive, voltado para o armazenamento on-line de arquivos como fotos, vídeos, documentos de textos, planilhas, apresentações, dentre outros. Ao longo do tempo, outros serviços em nuvem foram introduzidos para o público, como o OneDrive, da Microsoft, e o iCloud, da Apple. 

A maior vantagem da computação em nuvem é a distribuição de praticamente qualquer informação ou dado pelo meio virtual. Nesse sentido, a utilização da nuvem nas empresas garante que as atividades sejam feitas de forma dinâmica, clara e sem que o gestor da área esteja presente.

Inteligência artificial (I.A.) 

A I.A. é uma das áreas que mais recebeu investimentos privados em 2021, segundo o Relatório Anual 2022 do Índice de Inteligência Artificial (Artificial Intelligence Index Report 2022) da Universidade de Stanford.  

Como seu próprio nome diz, a Inteligência Artificial é um sistema computacional que simula o raciocínio humano para tomar decisões e resolver questões. Assim, ela vem facilitando o dia a dia e a rotina de muitas pessoas. 

Alguns exemplos, que você com certeza deve conhecer, são: 

  • Assistentes pessoais como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, além do Google Assistente; 
  • Aplicativos de transporte como 99 e Uber; 
  • Listas de recomendações do que assistir ou ouvir em serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime, Spotify, Deezer etc. 

A I.A. também está incorporada na Indústria 4.0 e promete revolucionar as formas de trabalho em todo o mundo, mas sem substituir completamente o fator humano. Isso porque ela ainda levará muito tempo para alcançar o mesmo nível de raciocínio e criatividade de uma pessoa. 

Por outro lado, algumas profissões serão extintas e outras serão criadas, exigindo capacitações ainda mais adequadas. 

Sendo assim, o uso da Inteligência Artificial nas empresas irá proporcionar melhor qualidade no desempenho das tarefas e trará a necessidade de uma nova qualificação profissional. 

Internet das Coisas (IoT) 

Pode-se dizer que a Internet das Coisas (do inglês “Internet of Things”, ou IoT) é responsável por integrar itens usados no cotidiano com a internet, incluindo: ar-condicionado, geladeiras, televisão e até iluminação residencial. 

Contudo, esta tecnologia ainda não está completamente disseminada do ponto de vista do consumo em geral. Portanto, ela ainda é vista como uma tendência para os próximos anos. 

No caso do uso empresarial, a IoT irá promover o aumento no uso da automação, com mais empresas aderindo ao regime home office. Além da criação de novos cargos, voltados, principalmente, para a área de tecnologia.

Afinal, o que se pode esperar do futuro mercado de trabalho na era das máquinas? 

Em resposta à pergunta que intitula este artigo, como visto, pode-se concluir que a era das máquinas continuará a agilizar processos produtivos e administrativos. Juntamente com a criação de posições com maior grau de especialização, mas sem eliminar por completo a presença de capital humano nas empresas.  

Portanto, habilidades que não podem ser reproduzidas pela tecnologia, em especial as comportamentais (soft skills), assim como a criatividade e estratégia humanas continuarão sendo fundamentais para qualquer empresa ser bem-sucedida. 

Prepare seu negócio para o futuro com a Cetro! 

De acordo com o que foi visto acima, a era das máquinas continuará em expansão em empresas de todo o mundo. Por consequência, seu negócio pode se preparar desde já adquirindo as soluções Cetro, projetadas para dinamizar sua produção e aumentar sua rentabilidade! 

Clique aqui e conheça o maior portfólio de máquinas do Brasil! 

Gostou deste artigo? Então, confira mais dicas, tutoriais e outros conteúdos para transformar seu negócio aqui, no Blog Cetro!  

Prev Post

Painéis de Automação e a Transformação da Linha de Produção 

Next Post

A Produção Inteligente Brasileira: das teorias e pesquisas a prática…

post-bars

Leave a Comment