Diferencie seu cardápio com porções!
Confira como conquistar seus clientes com porções diferenciadas e de qualidade.
Sabe aquela vontade de sentar-se em um lugar convidativo e comer algo prático sem gastar muito? Para os frequentadores de bares e lanchonetes, isso com certeza pede por uma porção – principalmente em uma sexta-feira ou após o expediente, momentos ideais para um happy hour!
Se você tem criatividade culinária para explorar novos sabores e ir além da tradicional batata frita, trabalhar com porções diferenciadas é uma grande oportunidade para deixar sua marca nesse mercado tão lucrativo. Então confira as dicas que o Blog Cetro separou para você conquistar clientes produzindo aperitivos de tirar o fôlego!
Comece inovando suas receitas
Que tal começar seu novo cardápio pensando em ideias diferenciadas de porções? Entre as opções tradicionais como carnes, embutidos, fritos ou frios, existem infinitas formas de diferenciar seu produto e propor uma experiência gastronômica ao cliente.
Para isso, a escolha de cada porção irá depender da preferência de seus clientes. Já imaginou, por exemplo, produzir bolinhos com ingredientes mais refinados e saudáveis, como ricota, rúcula e tomate seco? Ou ainda um bolinho de feijão preto com calabresa, que combina muito bem com um chopp gelado?
Existem opções para agradar todos os gostos. Inspire-se em algumas ideias de porções alternativas para seu negócio:
- Bolinhos de carnes, frutos do mar ou veganos;
- Coxinhas com recheios doces, salgados ou cremosos;
- Cubos de tapioca fritos ou uma mistura de frios;
- Pasteis de sabores sortidos e acompanhados de vinagrete;
- Torradas acompanhadas de cremes artesanais;
- Iscas empanadas com molho agridoce, gergelim e cebolinha.
Ofereça uma experiência personalizada
Outra tendência são os combos temáticos que misturam diversos sabores. Mais do que um mix de chapeados, combinar carnes com massas, saladas, geleias, molhos e queijos é uma forma de compor uma porção para lá de diversificada, como um combo mexicano com guacamole ou um prato árabe com quibe cru.
Para os combos, também temos algumas sugestões:
- Combo degustação: para novos clientes conhecerem melhor a proposta e o diferencial do estabelecimento;
- Combo cultural: pratos típicos relacionados ao seu negócio;
- Combo gourmet: focados na experiência do cliente;
- Combo família: para agradar todas as idades;
- Combo econômico: com porções que tem menos vazão em estoque.
Molhos deixam tudo mais gostoso
Claro que não pode faltar na mesa do brasileiro um bom molho para acompanhar! Adicionar a suas porções um molho ou uma geleia que realce os sabores dos ingredientes é uma jogada de mestre. Por isso, explore os apimentados, os agridoces, os temperados e, principalmente, lembre-se de acertar na textura!
Saiba quantificar sua porção
Para evitar desperdícios e saciar seus clientes, você precisa saber calcular a proporção de consumo. Em média, uma pessoa consome 150 g de porção, mas, normalmente, elas não saem sozinhas, então inclua no cardápio versões para casais e amigos (quantidade para até quatro pessoas).
Seja em porções maiores ou individuais, também é importante que você deixe as informações sobre quantidade ou unidade bem claras. Assim, o cliente consegue escolher com assertividade a porção que mais agrada seu paladar, seu bolso e sua fome.
Escolha os equipamentos certos
Independentemente das porções que escolher, é necessário ter estratégia na hora de preparar os alimentos e servir os clientes. Para ter porções sempre à disposição, organizar os ingredientes com antecedência é uma mão na roda!
Afinal, deixar tudo pronto e porcionado em quantidades específicas para cada prato otimiza os processos na cozinha, acelera a chegada da porção ao cliente e evita desperdícios de materiais.
Para te ajudar nessa demanda, conheça as Seladoras a Vácuo Comerciais da Cetro! Essenciais para diferentes estabelecimentos, elas contribuem para a otimização do espaço da geladeira e, ainda mais, para a conservação dos alimentos por muito mais tempo.
Empreender nunca foi tão delicioso!
Com tudo fresquinho e separado, agora é com você! Arrase na divulgação e faça, de porção em porção, seu negócio se tornar o mais novo point da sua cidade. E não se esqueça: ouvir a opinião de seus clientes é a melhor forma de moldar o seu negócio em direção ao sucesso.
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