Como vender mais no Dia das Crianças
Descubra formas de transformar a data em uma oportunidade para impulsionar seu negócio com estratégias criativas e planejamento certeiro.
O Dia das Crianças é uma data muito importante para o varejo brasileiro. Além da indústria de brinquedos, esse período movimenta diferentes setores, como moda, alimentação, entretenimento e serviços.
Ou seja, para quem empreende, é uma chance valiosa de conquistar novos clientes, aumentar o ticket médio e fortalecer o relacionamento com o público!
Com planejamento e criatividade, essa data pode se tornar um verdadeiro trampolim para expandir sua presença no mercado. Confira, a seguir, dicas exclusivas do Blog Cetro para aumentar seu faturamento no mês de outubro:
Dica #1: Fale com os adultos, eles decidem a compra
Antes de pensar em ofertas, é essencial conhecer o que motiva as compras no Dia das Crianças. Normalmente, quem paga é o adulto, mas a decisão pode ser influenciada diretamente pela criança.
Sendo assim, realizar pesquisas rápidas nas redes sociais, enquetes e até mesmo observar os produtos mais procurados pelos pequenos pode ajudar a criar campanhas certeiras para esse público. Entretanto, é necessário ficar atento aos limites legais da publicidade infantil.
No Brasil, a Resolução nº 163 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estabelece limites rígidos para desenvolver publicidades, que não podem ser dirigidas diretamente ao público infantil. Sendo assim, seu marketing deve ser para os adultos!
Dica #2: Invista na experiência de compra
O Dia das Crianças é, acima de tudo, sobre emoção. Por isso, cada detalhe de sua estratégia deve transmitir diferentes sensações. A experiência começa no primeiro contato do cliente com a marca, seja em uma loja física bem decorada ou em uma vitrine online com uma identidade visual especial.
Para reforçar essa conexão, elementos como embalagens chamativas, atendimento temático e até pequenos espaços interativos podem criar memórias positivas e aproximar o consumidor de sua marca e da experiência de compra.
Mas não para por aí: os descontos também fazem parte da atratividade. Uma dica interessante é criar promoções divertidas e que despertem valor. Você pode planejar, por exemplo:
- Campanhas “Compre e Ganhe”: Ofereça um brinde temático para o público infantil ou até para os pais alegrarem sua criança interior;
- Kits especiais: Combinar produtos é uma ótima forma de elevar o ticket médio;
- Sorteios e desafios: Engaje famílias nas redes sociais de forma lúdica.
Ao unir identidade visual marcante com ofertas criativas, você transforma a compra em algo memorável, aumentando tanto a percepção de valor quanto a chance de fidelização.
Dica #3: Use as redes sociais a seu favor
O público está cada vez mais conectado e muitas decisões de compra têm início nas redes sociais. Dessa forma, use esses canais para mostrar novidades, revelar bastidores e promover campanhas interativas.
Vale apostar também em conteúdos que agreguem valor, como dicas de brincadeiras, sugestões de presentes ou orientações de cuidados com os pequenos. E lembre-se: quanto mais útil e atrativo for o que você compartilha, maior será o engajamento e as chances de transformar seguidores em clientes.
Content Marketing: Ideias que vendem!
Dica #4: Planeje sua logística e seu estoque
Como a demanda por produtos pode crescer muito nessa época, é necessário planejar uma estrutura logística eficiente. Afinal, consumidores se sentem frustrados quando não há estoque ou as entregas atrasam, o que pode impactar diretamente nas vendas e na reputação de sua empresa.
Então prepare-se com antecedência! Confira essas dicas:
- Estoques ajustados: Analise a demanda e evite rupturas.
- Entrega rápida: Otimize prazos e comunique a data de entrega de forma clara ao cliente.
- Parcerias locais: Caso tenha uma produção própria, avalie fornecedores próximos para agilizar processos.
Saiba mais: Como ter uma boa gestão de estoque
A diversão do empreendedor é lucrar no Dia das Crianças
Como visto, o Dia das Crianças é uma grande oportunidade para os empreendedores que entendem de estratégia. Ao alinhar boa comunicação e experiência diferenciada, você aumenta o faturamento da data e ainda garante clientes fiéis ao longo do ano.
Além de tornar outubro um mês extremamente lucrativo, comece já a pensar em ideias de negócio para o fim de ano com as dicas do Blog Cetro!