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28 de outubro de 2025

Saiba tudo sobre SEO, PPC, GEO e AEO!

Aprenda como utilizar estratégias para orientar as pesquisas nas ferramentas de busca em direção ao seu negócio!

Saiba posicionar seu negócio na internet! Essa é uma poderosa dica para empreendedores que querem ver seu negócio crescer. Afinal, hoje, os espaços digitais têm definido a preferência de consumo dos mais diversos públicos – e quem trabalha bem seus algoritmos acaba saindo na frente!

O uso de ferramentas de busca para procurar um produto, um serviço ou tirar uma dúvida está se tornando um hábito popular e as respostas entregues possuem um grande poder de influência.

Por isso, as estratégias de SEO, PPC, GEO e AEO do Marketing de Busca estão sendo cada vez mais requisitadas! Nesse artigo do Blog Cetro, saiba como utilizá-las para evidenciar sua marca como a resposta ideal e atingir bons resultados.

O que é Marketing de Busca?

O termo se resume a um conjunto de estratégias utilizadas para posicionar um tipo de conteúdo nos buscadores virtuais, seja de um produto, notícia, serviço ou o site de uma marca.

Afinal, estar entre as primeiras recomendações é uma grande vantagem competitiva. Além do fácil acesso para quem pesquisa, essa posição de evidência promove a relevância da marca em relação à concorrência, fazendo com que ela se popularize e conquiste mais clientes.

Dessa forma, é preciso conhecer as exigências das ferramentas de busca mais utilizadas, estabelecer estratégias de uso e monitorar os resultados obtidos. Além disso, se necessário, redefina seu planejamento de atuação no digital, pois a dinâmica dessas tecnologias e os comportamentos dos usuários mudam constantemente.

Quais são as principais ferramentas de busca?

Além das ferramentas de busca mais conhecidas, como o Google Search e o Bing, a comunidade virtual está utilizando novas formas de pesquisar. Exemplo disso, as redes sociais, as inteligências artificiais e os assistentes por comando de voz vêm transformando o acesso a informações e revolucionando a dinâmica virtual.

Pensando nessas mudanças, veja as principais estratégias de Marketing de Busca para articular sua presença on-line e garantir a visibilidade de seu negócio:

SEO (Search Engine Optimization)

Utilizado para melhorar o posicionamento orgânico, o SEO é baseado nas escolhas de palavras-chave e outros elementos que componham sua página ou publicação on-line. São exemplos o uso de UX Design, a velocidade do site, conteúdos bem-articulados e interativos, além da aplicação de links internos e externos.

Ou seja, cada detalhe precisa ser pensado para que, a longo prazo, os produtos ou serviços que você oferece sejam apresentados como relevantes e confiáveis. Por isso, o espaço virtual precisa ser atrativo, fazendo com que o público o encontre facilmente e sejam convencidos de que vale a pena continuar acessando.

PPC (Pay Per Click)

Conhecida como estratégia de tráfego pago, a PPC ocorre a partir das plataformas de ADS e redes sociais, que são capazes de definir sites e postagens como “patrocinados”. Com investimento aplicado, elas direcionam negócios para o topo das pesquisas, facilitando o acesso pelo usuário e estimulando a ideia de que ele é o mais indicado.

Quando um conteúdo impulsionado é acessado, as ferramentas recebem um retorno financeiro que, dependendo da urgência de divulgação da marca, pode compensar em relação à visibilidade imediata e à conversão direcionada.

Veja também: Melhores Ferramentas de ADS para Empreendedores

GEO (Geotargeting / Local Search Optimization)

Se você deseja atingir pessoas próximas a seu negócio ou de um lugar específico, o uso de anúncios divididos por região ou de palavras-chave locais é uma jogada de mestre!

O GEO se baseia na segmentação de públicos conforme a localização geográfica, com o intuito de otimizar os resultados de busca. Para essa finalidade, uma estratégia interessante é usar o Google Meu Negócio.

As empresas cadastradas nessa ferramenta de busca ficam visíveis e podem ser recomendadas em diversas plataformas. A resposta é personalizada de acordo com a proximidade do usuário à empresa ou ao serviço, correspondendo à busca por um produto ou nicho específico.

AEO (Answer Engine Optimization)

Uma das estratégias mais recentes, o AEO chegou com o objetivo de aprimorar as buscas solicitadas em inteligências artificiais e assistentes de comandos por voz. Esses mecanismos estão se popularizando e, por isso, é preciso saber como adaptar as postagens da marca, respondendo às dúvidas dos usuários diretamente.

Sendo assim, pense na estruturação comum das perguntas e em conteúdos que a respondam de forma rápida, objetiva e completa. Eles serão apresentados de imediato em caixas destacadas pelas IAs, sem precisar que o usuário clique em um site em específico para acessá-lo.

Os resultados que você busca começam nas estratégias!

Conhecendo as principais formas de se destacar no meio digital, encontre aquela que mais se alinha aos objetivos de seu negócio e divulgue produtos ou serviços com um direcionamento estratégico e assertivo.

Mas não se esqueça: as estratégias digitais mudam constantemente. Por isso, é necessário estar sempre atento e bem-informado para manter sua empresa em evidência.

Acompanhe as novas matérias do Blog Cetro e não perca dicas, tutoriais e novidades sobre as tendências do mercado!


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