Back To Top

10 de novembro de 2025

Dicas de cuidado para Seladoras a Vácuo

Entenda quais práticas contribuem para a conservação e durabilidade de seu equipamento!

As Seladoras a Vácuo da Cetro englobam uma categoria muito ampla e versátil de máquinas. Unindo simplicidade e tecnologia, elas possuem características e capacidades específicas para atender diferentes finalidades e demandas.

Por isso, conservar a estrutura do equipamento é fundamental para estender sua vida útil e aproveitar sua eficiência. Pensando nisso, o Blog Cetro preparou algumas dicas práticas sobre como utilizar Seladoras a Vácuo com cuidado e segurança. Confira!

As queridinhas Seladoras a Vácuo Domésticas

Entre as mais leves, práticas, portáteis e econômicas da categoria, as Seladoras a Vácuo Domésticas precisam de cuidados básicos para entregar embalagens de qualidade. Seu bom uso dependerá de respeitar os limites dos equipamentos e produtos atendidos, além de estabelecer uma rotina de limpeza.

Por exemplo, a Minivac e a Seladora a Vácuo Doméstica CPVS D são modelos ideais para a selagem a vácuo de produtos secos e objetos, mas não são compatíveis com produtos que possuem líquidos.

Para uma limpeza cuidadosa, recomenda-se utilizar um pano seco, uma espátula para a desobstrução do bico de sucção e a lavagem do filtro interno.

Descubra mais detalhes sobre as Seladoras a Vácuo Domésticas no Marketplace da Cetro! (Créditos: Comunicação/CETRO)

Fotografia da Seladora a Vácuo com Reservatório realizando a selagem a vácuo em uma embalagem com uma bisteca e temperos.
(Créditos: Comunicação/CETRO)

Já a Seladora a Vácuo com Reservatório CPVS DR consegue selar a vácuo produtos com ou sem líquido, ampliando a gama de itens que você pode embalar em casa ou em seu pequeno negócio.

Esse modelo possui um tubo que redireciona os líquidos para um reservatório externo. Dessa forma, o tubo e outras partes do equipamento precisam ser higienizados com água frequentemente para preservar o funcionamento da Seladora.

E mais que manutenção frequente: é fundamental se atentar ao uso de embalagens adequadas para cada Seladora a Vácuo! Esse detalhe interfere diretamente na qualidade da selagem e do vácuo e no funcionamento da máquina, independentemente do modelo!

Seladoras a Vácuo Portáteis Comerciais para pequenos negócios

De maior potencial produtivo, as Seladoras a Vácuo Comerciais são específicas para demandas de pequenos negócios. Mais completas, elas possuem uma utilização simples e dinâmica capaz de realizar diversas selagens em sequência.

Um modelo que é referência entre as Seladoras Comerciais é a PROPACK HD CPVS 420 R da Cetro. Com dois bicos de sucção independentes, três reservatórios e uma barra de selagem de 42 cm, ela consegue selar a vácuo duas embalagens ao mesmo tempo.

Antes de utilizar essa ou outras Seladoras, é preciso se atentar à possível obstrução dos bicos de sucção, ao excesso de líquidos em relação à capacidade dos reservatórios, além do estado da barra de selagem, que pode ser trocada conforme o desgaste.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Assim como os modelos domésticos, a limpeza e a manutenção das Seladoras Comerciais são muito importantes. Cada parte da máquina, utilizada ou não na operação, precisa ser limpa após a máquina esfriar e com ela desligada.

Você encontra essas e outras orientações sobre o equipamento em seu manual. Leia-o atentamente e siga as instruções conforme orientado para garantir o bom uso de sua Seladora!

As Seladoras a Vácuo de Suprême Vac

Destaques em produções comerciais, as Seladoras da Linha Suprême Vac possuem uma combinação que as diferencia dos modelos anteriores. Com câmara de vácuo e a possibilidade de marinar alimentos, elas se tornam uma “mão na roda” em cozinhas profissionais e domésticas!

Por seu design e suas funcionalidades diferenciadas, os equipamentos possuem formas específicas de serem manuseados, higienizados e receber a devida manutenção.

Alguns modelos utilizam uma bomba de vácuo elétrica, que possui restrições quanto à limpeza. Para conservá-los, basta evitar o contato com água e preservar seus fios elétricos.

Já as Seladoras mais robustas, que utilizam bombas a óleo, exigem cuidados redobrados pela presença do líquido. No vídeo abaixo, Léo Mello, CEO da Cetro, exemplifica a diferença de uso desses equipamentos de forma clara – confira!

Mais possibilidades com as Seladoras a Vácuo de Câmara Industrial

Os modelos industriais de câmara, como a Seladora a Vácuo de Dupla Câmara Industrial CCVS 500 DC, são soluções interessantes para produções maiores em grandes comércios e indústrias.

Aprimoradas para intensificar a produtividade em linhas de produção, elas precisam manter um grau de higiene adequado e receber manutenção constante, garantindo seu pleno funcionamento.

Uma ótima dica é dar preferência a estruturas em aço inoxidável, pois facilitam a limpeza, evitam a corrosão da máquina e a contaminação dos produtos. A Cetro possui várias opções de equipamentos nesse material, com diferentes capacidades, tamanhos de barra de selagem e dupla câmara, capazes de otimizar produções.

Em geral, essas Seladoras utilizam bomba de óleo para intensificar a força produtiva do equipamento e, por isso, precisam de cuidados específicos. Seu bom desempenho depende da troca de óleo periódica e do cuidado para não virar a máquina durante o transporte, evitando vazamentos.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Fale com quem entende de Seladoras: o SAC Cetro!

Uma Seladora bem cuidada é capaz de alcançar 100% de seu potencial. Seu bom funcionamento depende do respeito a seus limites de uso, da versatilidade de produtos que ela contempla e de cuidados básicos – que fazem toda a diferença!

Por isso, se surgirem dúvidas, não hesite em entrar em contato com os especialistas da Cetro. Nossa Equipe de Pós-vendas está pronta para te orientar sobre a manutenção, a substituição de peças e quaisquer informações sobre como utilizar sua Seladora sem empecilhos.

Por fim, se você quer se manter atualizado sobre as novidades em maquinários e dicas essenciais para empreendedores, acompanhe o Blog Cetro!


Você sabe como calcular o shelf life de um produto? Clique e descubra!

Prev Post

Como armazenar produtos de confeitaria

Next Post

Evite esses 03 erros ao comprar máquinas

post-bars

Leave a Comment