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11 de dezembro de 2025

Lucre com souvenirs turísticos!

Transforme a memória dos viajantes em produtos cheios de significado e agregue valor ao seu negócio!

Abrir um negócio em uma cidade com pontos turísticos é uma oportunidade imperdível, mas que exige estratégia. Afinal, para vender, é preciso despertar nos visitantes a vontade de levar para casa algo simbólico e que represente os bons momentos da viagem.

Por isso, uma forma vantajosa de empreender em uma região turística é apostar em produtos artesanais e souvenirs que elevam a experiência dos turistas.

Confira alguns insights para aumentar suas vendas e fazer com que sua marca ou negócio atravesse fronteiras, carregando a essência da regionalidade!

Foque nos preferidos dos turistas

Qualquer cidade turística possui uma paisagem, uma atração ou um elemento cultural que se destaca, atrai a curiosidade de viajantes e o torna simbólico. Essa característica pode ser o elemento-chave para que você lucre com a venda de produtos baratos e que chamem a atenção de turistas.

Entre as opções que podem ser comercializadas em grandes quantidades como presentes, estão souvenirs personalizados de grande valor emocional, como:

  • Miniaturas de personagens locais, paisagens ou monumentos;
  • Chaveiros, canecas, abridores de garrafa, marcadores de página, ímãs, cerâmicas e quadros com o nome da cidade ou do ponto turístico.

Com objetos artesanais produzidos em peças pequenas e com estéticas únicas, você desperta o interesse dos turistas e, ainda, permite que eles os levem com facilidade na mala. Então, que tal botar a mão na massa e fazer sua arte se tornar um produto memorável?

Experiências sensoriais para levar na mala

A gastronomia e os aromas de uma localidade também são marcos sensoriais para os turistas. Entre refeições marcantes, doces com receitas tradicionais e cosméticos inspirados em frutas típicas, seus produtos podem ser um verdadeiro tesouro!

Afinal, ao terem pequenos exemplares de experiências gourmet para viagem, os visitantes continuam experimentando e desfrutando daquilo que conheceram. Além disso, o tempo de contato do cliente com sua marca é prolongado, fazendo com que seu negócio seja uma referência para próximas ocasiões.

É importante lembrar que, para facilitar o transporte, suas embalagens precisam ser seguras e obedecer às regras estabelecidas em aeroportos e rodoviárias.

Clique e veja como apostar em produtos em tamanho viagem é importante!

Kits variados para completar a viagem

Outra estratégia muito interessante para lucrar com o turismo é unir souvenirs variados em um kit especial e presenteável. Ao oferecer produtos que combinem o temático e o desejável, é possível contar uma história completa sobre a região e intensificar o que foi conhecido durante a viagem.

Além disso, a venda de kits pode aumentar o ticket médio e facilitar a saída de produtos que não tiveram tanta aderência em outras estações, por exemplo. Itens que se complementam transformam a percepção de valor pelos clientes, estimulando a intenção de compra.

Entretanto, isso exige uma boa apresentação. Portanto, não se esqueça de elaborar uma embalagem chamativa e cativante, que evidencie a mensagem que você deseja passar. E, se possível, escolha uma embalagem que o turista possa utilizar também como lembrança da viagem, como caixas ou ecobags.

Escolha um ponto de venda estratégico

Tão importante quanto seu produto, o local onde ele será vendido definirá a visibilidade da marca e o crescimento de seu negócio. Então, estude quais pontos turísticos de sua região são mais visitados e desenvolva estratégias para que seus produtos estejam sempre disponíveis para compra.

Algumas ideias são:

  • Fazer parcerias com hotéis, pousadas, restaurantes e comércios locais: disponibilizar seus produtos na recepção promove conveniência e demonstra como sua marca está engajada com a comunidade.
  • Participar de eventos tradicionais, feiras e mercados culturais: esses locais possibilitam um contato direto com visitantes interessados no consumo de produtos regionais.
  • Ter pontos de venda em locais de embarque e desembarque de turistas: escolha os melhores dias de fluxo e se planeje para oferecer uma novidade ou ser o último ponto de compra de souvenirs.

Souvenirs: eles viajam, você lucra!

Para os turistas, conhecer novos lugares significa colecionar memórias. Por isso, pequenas lembranças são capazes de carregar um grande significado, representando a identidade da região e reforçando a experiência que tiveram durante a viagem.

Oferecer produtos artesanais e regionais é uma oportunidade para lucrar e concretizar um negócio promissor. Aproveite essas ideias para utilizar o turismo a favor de suas vendas e se tornar uma referência entre os viajantes!

Para estar sempre atualizado sobre as principais dicas sobre o universo empreendedor, explore as matérias exclusivas do Blog Cetro. Novos conhecimentos podem ser a virada de chave do seu negócio!


Veja outras opções para empreender com o mercado de turismo! 

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