Back To Top

19 de dezembro de 2025

Cetro à luz do Dezembro Laranja!

Saiba mais sobre essa campanha de conscientização e prevenção que se sente na pele!

O mês de dezembro é marcado pelo início do verão, período de clima quente e de intensificação dos raios solares. Apesar de ser uma alegria para muitos, a exposição ao Sol oferece um grande risco à saúde, intensificando a possibilidade de casos de Câncer de Pele Melanoma e Não-Melanoma.

Pensando em conscientizar a Equipe Cetro, a companhia recebeu profissionais da saúde para apresentar detalhes da Campanha Dezembro Laranja na Matriz e no Centro de Distribuição, com transmissão para as Filiais.

O momento também contou com um representante da Bioderma, marca renomada em produtos para pele e parceira da Cetro. Confira:

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Unidos em combate ao Câncer de Pele

Conhecida pela cor vibrante e alaranjada, que remete aos raios solares, a Campanha surgiu em 2014, encabeçada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A urgência da ação surgiu devido ao alto índice da doença no país, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil atualmente.

Segundo as palestrantes Thaís P. Cândido, Enfermeira do Setor de Medicina Preventiva da Unimed, e Isabela Thobias, Médica com Pós-Graduação em Dermatologia, o Câncer é causado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

Com isso, ele pode se apresentar de duas formas:

  • Não-melanoma: Parecido com manchas vermelhas, escamosas ou com feridas que não cicatrizam, esse tipo de Câncer de Pele é o mais comum. Quando identificado no início, ele possui uma alta chance de cura.
  • Melanoma: Com origem na alteração dos melanócitos, responsáveis pela produção de melanina, é o tipo de câncer mais agressivo. Identificado por pintas ou manchas escuras, para conter a doença, é preciso um cuidado redobrado e acompanhamento médico.

Além da falta de proteção adequada, outros fatores podem influenciar o surgimento da doença. Por exemplo, herança genética da família, pele muito clara ou com muitas pintas e sardas, ter queimaduras de Sol ao longo da vida, estar com mais de 65 anos ou ter histórico da doença são pontos de atenção!

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Sinais de atenção presentes na pele

Diante de tantos riscos, é preciso saber identificar quando algo está errado. Por isso, o primeiro passo é criar o hábito de observar o próprio corpo, identificando a alteração de manchas na pele ou o surgimento de novas.

Entre algumas dicas, ficar atento a lesões elevadas na pele, pintas pretas e a feridas que não cicatrizam. Segundo as palestrantes, esses são verdadeiros sinais de que é preciso procurar um especialista.

Para facilitar a identificação de pintas ou manchas não-saudáveis, elas também apresentaram a Regra ABCDE. Cada letra representa um ponto de atenção, sendo eles: Assimetria, Bordas irregulares, alteração na Cor, variação no Diâmetro e Evolução da mancha.

Proteções aliadas ao autocuidado

Com a conscientização dos colaboradores sobre a doença, a prevenção entra em cena como principal forma de evitá-la. Algumas atitudes simples no cotidiano são capazes de diminuir os riscos relacionados a exposição solar, confira:

  • Fazer uso diário de protetor solar com FPS 30 ou mais, mesmo dentro de ambientes fechados ou em dias nublados;
  • Priorizar produtos com proteção aos raios solares UVB e UVA, defendendo desde as camadas mais superficiais da pele até as mais profundas.
  • Quando estiver em exposição solar, lembre-se de repassar o protetor a cada 2-3 horas ou sempre que necessário, principalmente após o contato com água ou suor;
  • Utilizar roupas e acessórios com proteção UV e que cubram a pele, como camisetas, óculos e chapéus;
  • Consultar um profissional para saber qual é o protetor solar ideal para seu tipo de pele, além de escolher produtos com composição adequada e confiável.

“Como visto durante a palestra, poucas pessoas de nossa equipe têm o hábito de reaplicar ou de usar o protetor solar durante o dia. Acredito que essa campanha foi uma forma de lembrar que cuidar da pele e ter momentos de autocuidado são importantes. Afinal, até mesmo uma pequena mancha assimétrica pode ser um alerta.” – Isabeli Bovério, Analista de Marketing da Cetro.

Além da palestra, um representante da Bioderma esteve presente e disponibilizou diversas amostras de protetores solares para os colaboradores como parte da Campanha. A Equipe Cetro também aproveitou condições exclusivas para a compra de produtos do portfólio da marca!

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Proteção hoje, saúde no futuro!

A Campanha Dezembro Laranja na Cetro mostrou que ser consciente é apenas o início. É preciso colocar as orientações em prática todos os dias, pois pequenas escolhas fazem a diferença para combatermos o Câncer de Pele e construirmos uma cultura de cuidado, atenção e responsabilidade com a saúde corporal.

“A palestra abordou um tema muito importante e que, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado: a proteção contra o Câncer de Pele e o uso correto do protetor solar, que é essencial, ainda mais com a chegada do verão. Foi um ótimo alerta para cuidarmos melhor da nossa saúde no dia a dia.” – Pedro Marciano, Analista de Planejamento Jr. da Cetro.

Com essa palestra, a Cetro completa seu ciclo de ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores em 2025! Fique sabendo de tudo o que acontecerá na companhia no próximo ano lendo as matérias exclusivas que envolvem o #DNACetro.


Clique aqui e confira como foi a Campanha Novembro Azul de 2025!

Prev Post

Veja como foi a Black Friday Cetro 2025!

post-bars

Leave a Comment