A consolidação Cetro na FCE Pharma e FISPAL 2022
Conheça a experiência Cetro nas principais feiras de tecnologia da América Latina.
No mês de junho, os 40 mil m² do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center se transformaram na segunda casa da Cetro na capital paulista. A razão dessa mudança? Duas das maiores feiras tecnológicas de toda América Latina. A FCE Pharma e a Fispal 2022 reuniram mais de 800 empresas expositoras, cerca de 50 mil pessoas ao longo dos dias de evento e diversas oportunidades para fortalecer o nome da Cetro no mercado continental.
Em contato com empresas da área de saúde, farmacologia, alimentos e bebidas, a Cetro encontrou o ambiente ideal para fazer o que o Léo Mello, CEO e fundador da empresa, coloca como a base de um negócio: “o olho no olho com o cliente.”
FCE Pharma
Uma das maiores feiras farmacêuticas do continente, a FCE Pharma conectou, entre 7 e 9 de junho, mais de 500 empresas de toda cadeia produtiva do setor farmacêutico, da matéria prima e embalagens, aos maquinários e serviços.
Segundo Josefher Lopes, membro do time comercial da Cetro, a FCE foi um evento fundamental para a consolidação da Cetro no meio da saúde. Mais do que uma empresa jovem e com um DNA empreendedor, a Cetro é hoje uma das principais fornecedoras de maquinário para o setor fármaco brasileiro.
“Tivemos boas experiências, fechamos grandes negócios, conhecemos empreendedores do Brasil inteiro que vieram para cá buscar soluções para alavancar seus negócios”, finaliza o vendedor, que se diz ansioso para retornar ao evento em 2023.
A estratégia para a FCE foi apostar na inovação e seguir trabalhando no cerne da Cetro: “Investir no pequeno e no médio produtor”, reforça Léo Mello.
Para Luiz Arão, Head do Departamento de Projetos, a apresentação de equipamentos 100% operacionais foi um dos grandes diferenciais da Cetro na FCE: “Estávamos em uma feira de Farma e não havia muitas pessoas pensando no envase, mas ele existe. E ali todo mundo queria parar para ver.”
Entre as soluções apresentadas, as máquinas de pequeno a grande porte, que podem ser automatizadas por etapas, foram o destaque. Segundo Léo Mello, esse tipo de equipamento atinge “a real característica do empreendedor brasileiro”: a versatilidade.
FISPAL
No final de junho, a atenção dos profissionais Cetro esteve voltada para a Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, a FISPAL 2022. A maior feira do gênero em toda América Latina movimentou cerca de 40 mil pessoas entre 21 e 24 de junho.
A Cetro retornou ao Estande L016 com 68 máquinas, em uma ação multidepartamental para apresentar aos visitantes o nível de excelência típico da empresa.
Paulo Teixeira, membro do time comercial da Cetro há seis anos, descreve o evento como “uma experiência ímpar.” Segundo o vendedor, cada negociação promoveu oportunidades únicas de aprendizado: “Cada dia trouxe uma chance nova para ampliar o conhecimento e fortalecer o DNA Cetro”, completa Paulo.
Diana Gimenes, vendedora da Cetro há dois anos, é direta sobre a importância da Fispal para expandir o potencial de mercado da Cetro, “Às vezes o cliente só havia ouvido falar da empresa e achava que nós vendíamos só uma envasadora em linha por exemplo. Então chega na Fispal e descobre que nós temos toda a solução, todos os gargalos da produção dele”.
Foi demonstrado na prática como o suporte técnico, um pequeno ajuste ou mesmo uma máquina podem fazer toda a diferença em uma linha de produção industrial. “Nós percebemos que os clientes buscavam uma parceria fixa, uma empresa que ele pudesse confiar, que tivesse peças de reposição, suporte e que o fizesse sentir-se seguro.”
Entre as oportunidades da feira estão as conexões B2B com diferentes empresas do ramo industrial. Para o Departamento de Projetos, por exemplo, a Fispal trouxe a oportunidade de conhecer novos fornecedores e acompanhar o que outras empresas do ramo estão produzindo.
Desta forma, a integração entre diferentes setores segue como um dos principais motes da Cetro. “Hoje o time comercial trabalha completamente integrado com o departamento de projetos, se um cliente tem uma necessidade que o dep. comercial não consegue responder de pronta entrega, estamos ali de apoio e suporte para ajudar o comercial a atender esse cliente”, finaliza Arão.
A Retomada
Após dois anos sem feiras, devido a pandemia da covid-19, a FCE e a FISPAL promoveram o cenário ideal para testar a nova realidade da Cetro. “Saímos satisfeitos e revigorados, foram dias muito intensos, de muito trabalho, mas valeu a pena cada momento”, coloca Léo Mello em depoimento após o encerramento das exposições.
Entre 2019 e 2022, todo o atendimento da Cetro migrou para o digital. “Fazia falta para nós ouvir do cliente, o que ele está achando do nosso atendimento, das nossas máquinas, então foi muito positivo estar aqui e poder conversar com o cliente olho no olho”, diz o CEO da Cetro, que saiu do último dia da FISPAL com “a alma lavada”, “a sensação de dever cumprido” e com a certeza de que a empresa irá colher o que foi plantado no evento.