Back To Top

14 de março de 2023

Indústria do sorgo: alternativa para o agronegócio!

By
  • 0

Entenda o crescimento da Indústria do Sorgo e saiba como aumentar a produtividade do seu empreendimento com a Cetro!

O sorgo (Sorghum bicolor L.) é o quinto cereal mais importante do mundo, atrás apenas do trigo, arroz, milho e cevada. Cultivado em áreas e situações ambientais muito quentes ou secas, esse grão foi domesticado para o consumo animal e humano em diferentes países do Continente Africano e se difundiu pelo mundo através da Índia e da China, conforme aponta o estudo “O Sorgo na Alimentação Humana”, publicado na Circular Técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Indústria do Sorgo está sendo ativamente considerada como uma alternativa de menor custo em relação a outros grãos na esteira dos eventos globais, afirma Cícero Menezes, pesquisador da instituição. Seus usos são diversos, apresentando uma ampla utilidade, de forma direta como farinha, ou de forma indireta na indústria de ração para animais.

No Brasil, o cereal é cultivado, principalmente, visando suprir a demanda das indústrias de ração animal e como forragem para alimentação de ruminantes, como explica o artigo da Embrapa.

A adaptação do sorgo é bem ampla, podendo ser produzido em diferentes regiões do país, com grande destaque para plantios de safrinha nos cerrados. Segundo levantamentos da Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas (APPS), os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo são os três principais produtores de sorgo nacional, com ênfase ainda para o Mato Grosso.

A característica de produção com volumes menores de água é o grande diferencial da cultura, principalmente, quando comparada a outros cultivos como milho, trigo e algodão. Vale destacar que o cultivo de sorgo no Brasil tem aumentado expressivamente no últimos anos, especialmente como alternativa de culturas de verão, de acordo com dados da Embrapa.

Aproveite desde já as oportunidades do setor e invista em equipamentos inovadores que irão aumentar a produtividade de seu empreendimento da Indústria do Sorgo! Neste artigo, confira as máquinas Cetro que não podem faltar na sua produção!

Sorgo como alternativa no campo

Mesmo com vários registros de intensos estresses hídricos no país, a Indústria do Sorgo no Brasil se mantém em expressiva ascendência. O cereal tem sido uma ótima opção para a produção em situações em que a falta de água oferece mais riscos para outros grãos, como o milho, por exemplo. “A planta de sorgo, durante o estresse hídrico, paralisa seu crescimento e volta a crescer quando a chuva retorna, suportando veranicos de até 20 dias, com pouco comprometimento da produção”, explica Cícero Menezes.

A projeção da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) em seu último boletim aponta que a produção do cereal na safra 2021/2022 será 35,6% maior que a safra anterior, superando a casa de 2,8 milhões de toneladas.

“Atualmente, em toda a região produtora de grãos de sorgo no Brasil, o produto mostra boa liquidez para o agricultor e preços competitivos para a indústria que, cada vez mais, procura alternativas para compor suas rações com qualidade e menor custo”, afirma o pesquisador da Embrapa.

O sorgo tem potencial para uso na indústria alimentícia devido aos seu alto valor nutricional, baixo custo de produção e como alternativa à utilização do trigo. Assim, a Embrapa aponta que há o cultivo de diferentes espécies, como o sorgo granífero, sorgo sacarino, sorgo forrageiro, sorgo vassoura e o sorgo biomassa, para atender às demandas da agroindústria.

Investimento em tecnologia e aumento da produtividade

À medida que a Indústria do Sorgo cresce, as empresas precisam potencializar seus ganhos e inovar cada vez mais. É nesse sentido que a Cetro disponibiliza as melhores soluções e segue inovando junto com o agronegócio.

Abaixo, você pode conferir algumas soluções para o embalo e a dosagem na Indústria do Sorgo, máquinas capazes de automatizar os processos e trabalhar de forma contínua!

Empacotadora de grãos e pós 5-40 ML

A Empacotadora de Grãos e Pós 5-40 ml da Cetro é um equipamento feito para dosar, selar, cortar e datar produtos de forma automática e contínua, dispensando qualquer operação manual. O sistema de corte dos saquinhos é feito através de pistões pneumáticos e sensores de presença que identificam o tamanho exato da embalagem.

Esse modelo de Empacotadora é apropriado para embalar produtos não pegajosos, granel ou material granular, como: sabão em pó, café, grãos em geral, açúcar e muito mais!

Dosadora semiautomática para enchimento de grãos e pós – KFG500

A linha de Dosadoras KFG da Cetro é ideal para atender demandas que necessitam de dosagens precisas e eficientes de grãos e pós através de um sistema que utiliza dosagem volumétrica.

A Dosadora Semiautomática para Enchimento de Grãos e Pós – KFG500 é um equipamento robusto com volume de dosagem medidos a partir de canecas dosadoras. Esse modelo é utilizado para dosar farinhas, achocolatados em pó, cereais, granola, castanhas, sal, arroz, feijão e muito mais. Saiba mais no vídeo abaixo!

Dosadora de precisão com 2 balanças eletrônicas 10-2000 G

A Dosadora de Precisão com 2 Balanças Eletrônicas 10-2000 g é controlada pelo operador através do painel digital, tornando o processo de dosagem e escoamento do produto preciso e automático. Além disso, possui regulagens de volume de produto a ser dosado e velocidade da operação.

O modelo conta com 2 balanças de alta precisão que podem ser utilizadas de modo independente. A combinação dos ajustes e a precisão das balanças possibilitam aumentar a sua produção, tornando-a muito mais efetiva e com alta qualidade!

Ela pode ser utilizada para dosar grãos ou pós em geral, amendoins, cacau em pó, adubos e muito mais. Abaixo, você acompanha o funcionamento da Dosadora de Precisão com 2 Balanças Eletrônicas 10-2000 g:

Seladora automática contínua horizontal SA 1000 W com datador Inkjet line 1

A Seladora Automática Contínua Horizontal SA 1000 W com Datador Inkjet Line 1 da Cetro foi desenvolvida para agilizar produções e reduzir a mão de obra nos processos. Por ser uma máquina com esteira, as operações são contínuas, fazendo com que o operador ganhe mais agilidade e sua produção se multiplique.

Nesse modelo, é possível selar papéis e plásticos, incluindo embalagens com cartela e solapas. Dessa forma, você consegue diminuir a mão de obra de grampear e melhorar o acabamento dos seus produtos. Confira mais no vídeo abaixo!

Empacotadora pneumática de inox 304

A Empacotadora Pneumática de Inox 304 agiliza e automatiza produções ao dosar, selar e cortar as embalagens em um mesmo processo, utilizando o sistema de Flow Pack vertical com todos os processos feitos de forma automática e contínua.

Ela é a solução ideal para empresas de pequeno, médio e grande porte, podendo ser utilizada em diversas linhas de produção, por ser uma máquina personalizável ao tipo de demanda do cliente. Ela é perfeita para dosar café em pó, amendoim, feijão, condimentos, produtos farmacêuticos, sorgo e muito mais!

Transformação tecnológica com a Cetro!

Inovar e transformar o seu negócio com a ajuda da Cetro pode ser o diferencial que a sua empresa precisava. Seja no primeiro passo para profissionalizar um negócio ou então para a aquisição de linhas completas de automação, a Cetro dispõe de soluções desenvolvidas especialmente para a Indústria do Sorgo!

Monte sua linha de maquinários com o apoio dos profissionais da Cetro e gere mais produtividade e lucro com as soluções ideais para seu negócio!

Continue acompanhando o Blog da Cetro para conferir mais dicas, tutoriais e conteúdos elaborados para transformar seu negócio em 2023!

Prev Post

Otimize Seus Lucros Durante O Calendário De Vendas de 2023!

Next Post

Embalagens específicas: 06 equipamentos inovadores!

post-bars

Leave a Comment