A internacionalização Cetro: na América de norte a sul
O panorama e as vantagens do comércio exterior
Plataformas de produção e desenvolvimento de maquinários para as mais diversas cadeias produtivas, as unidades Cetro reúnem informação, tecnologia e máquinas de todas as partes do mundo. Em meio a processos de inovação e otimização de soluções, o trabalho de centenas de colaboradores Cetro transforma, há uma década, a vida de produtores de todos os cantos do país.
O ano de 2023, no entanto, reservou um novo momento na história da empresa: as primeiras vendas internacionais! Cruzando fronteiras, a dedicação e o comprometimento de profissionais dos mais diversos setores deram tração a um sonho que começou com uma pessoa e, hoje, é construído por muitas mãos. Um projeto materializado na organização e no lançamento da CetroX.
Especializada em maquinários automáticos e personalizados, a nova marca é responsável pelo desenvolvimento tecnológico da empresa. Potencializando a capacidade da companhia de lidar com desafios comerciais e logísticos, a iniciativa expande a cada dia a vocação da Cetro de transformar a produtividade dos mais diferentes mercados.
Afinal, se uma Seladora a Vácuo transformou o panorama produtivo nacional há 10 anos, imagine o que os mais de 200 colaboradores e 450 equipamentos da Cetro podem fazer pelo mercado internacional hoje!
Soluções Cetro de um ponto ao outro do continente
Transformando o panorama atual, a venda de maquinários Cetro para o Paraguai e os Estados Unidos proporcionou um inédito momento na história das relações comerciais e tecnológicas da empresa. Fruto da integração entre diferentes departamentos, os processos de venda tiverem as mãos de Carolina Miranda, do Departamento de Comércio Externo (Comex) e de Leandro Dal Médico e Josefher Rodrigues, Executivos de Vendas da Cetro.
Ao sul do continente, uma Seladora de Indução Eletromagnética Refrigerada para Linha de Produção está presente em uma das maiores empresas farmacêuticas do Paraguai. Trata-se da Indufar C.I.S.A, empresa cujo comprometimento com o desenvolvimento tecnológico dedicado ao futuro e à saúde das pessoas contou com o apoio de Dal Médico para encontrar o que há de mais inovador em maquinários para o beneficiamento de embalagens.
Uma solução eficiente, higiênica e segura, a Seladora de Indução adquirida auxiliará a farmacêutica a finalizar as mais diversas embalagens, tornando-as a prova de vazamentos e diminuindo riscos de contaminação externa. Desse modo, a embalagem ganha uma maior durabilidade, shelf life e, consequentemente, valor agregado.
Operado de maneira simples e intuitiva, o equipamento proporciona uma versatilidade única ao empreendimento, fortalecendo, assim, as vantagens competitivas dos parceiros Cetro!
Já em terras ao norte, o maquinário escolhido para otimizar a produção da estadunidense Fast Wishes, na venda assessorada por Josefher Rodrigues, foi a Empacotadora Automática de Sachês CAPM 150 4S S VP-100. Solução ideal para agilizar e automatizar processos produtivos, esse equipamento envasa, sela, corta e imprime dados em embalagens por meio de uma única operação automática e contínua.
Confeccionados conforme as principais leis de boas práticas de fabricação internacional, os maquinários da Cetro oferecem aos empreendedores, de um ponto ao outro do continente, a máxima eficiência produtiva!
Comércio Externo?
Fora o sucesso das vendas, quais os benefícios e os desafios dessa nova trajetória da Equipe Cetro? Carolina Miranda, colaboradora à frente das operações do Comex da Cetro e responsável pelos bastidores das exportações, explica um pouco das vantagens e do horizonte dessa nova etapa da empresa.
Por mais desafiador que o processo de exportação pareça de fora, segundo a especialista, a exportação não é só vantajosa para uma empresa no aspecto financeiro, mas também muito mais fácil que a importação. “Temos campo, área e espaço para crescer”, explica a profissional que tem mais de 15 anos de experiência no setor.
Além de ser uma operação menos burocrática e contar com a isenção de impostos, dentre os benefícios do processo de exportação, Miranda destaca o fato da comercialização internacional fortalecer exponencialmente a marca e a identidade da Cetro. Afinal, esse tipo de negociação torna a empresa visível para todo o mundo.
“Não só no Mercosul, mas em todos os lugares, já que o mundo todo compra máquina! Trabalhamos com nossos fornecedores há anos, já temos o conhecimento, o know-how. Por isso, temos tudo nas mãos, é só passar para frente”, situa a colaboradora.
A própria dimensão continental do Brasil e o contato com clientes em estados como o Amazonas e o Maranhão fomentam o desenvolvimento logístico da empresa. Para quem já comercializa na casa dos milhares de quilômetros de distância, basta um passo para cruzar a fronteira! Como coloca a profissional: “Basta ter o foco e fazer o trabalho!”
Além dos impactos espalhados pela marca Cetro, Miranda lembra como esse processo de fortalecimento poderá favorecer a equipe que constrói a empresa cotidianamente: “Se aumentamos o Departamento de Comex, não é só ele que cresce. A CetroX, por exemplo, não é uma coisa específica, o trabalho continua para a empresa inteira”.
Parte da jornada de internacionalização Cetro, esse modelo de Empacotadora é ideal para agilizar e automatizar produções, realizando o envase, a selagem, o corte e a impressão de dados em embalagens através de uma única operação automática e contínua!
Criando vantagens competitivas!
Para além do território brasileiro, nessa nova jornada de consolidação da Cetro, é preciso conquistar novos mercados, clientes e parceiros. Nesse sentido, o robusto e versátil portfólio da empresa será uma das grandes vantagens. Afinal, como lembra Miranda, a enorme gama de produtos da Cetro possibilita atender desde uma família, que busca embalar a vácuo seus alimentos, até mesmo uma empresa de fármacos de grande porte.
Além disso, investir é pensar não só no mercado atual, mas também nas futuras demandas e condições. Nesse sentido, os ventos trazem bons ares ao continente! Segundo o relatório de Sondagem Econômica da América Latina, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE-FGV), ainda que o indicador da situação econômica atual tenha registrado uma queda, o índice de expectativas passou de 70,1 para 80,3.
Simultaneamente, o Brasil registrou uma elevação no Índice de Confiança dos Empresários Industriais (ICEI), conforme analisado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Uma fortificação presente tanto nos índices gerais da Indústria da Transformação (51,4 pontos) quanto em áreas ligadas especificamente à Cetro, como a Indústria de Máquinas e Materiais Elétricos (51,4 pontos), segundo dados da CNI de julho.
O final de julho trouxe ainda um superavit nas relações econômicas brasileiras, revelando um aumento no volume exportado e uma variação quase nula nas exportações. Na prática, explica o Indicador de Comércio Exterior (IBRE-FGV) de julho, além de ser uma tendência no comércio exterior brasileiro, essa elevação se traduz em maiores ganhos de acesso aos mercados.
Nesse cenário, como pontuou o CEO, a expansão da Cetro leva diretamente a oportunidades de crescimento. Uma projeção ecoada por Carolina Miranda após a concretização das primeiras vendas internacionais da companhia: “o crescimento de uma área da empresa leva ao crescimento de todas as outras: a empresa, no total, cresce”.
Concretizando as Missões Cetro
O constante fluxo de trabalho da Cetro, possibilitado pela dedicação e o comprometimento dos mais diversos setores da empresa, não é pautado apenas no momento de concretização de uma venda. Mas em toda a jornada do cliente junto à Cetro desde o primeiro contato – seja ele por meio de um vendedor, em um Marketplace, pelo Portal da empresa ou mesmo em uma feira de tecnologia – até a fidelização e a recorrência da parceria!
É assim que se possibilita a expansão do volume e da qualidade dos maquinários comercializados, além do fortalecimento da marca junto a produtores de diferentes cadeias de produção Brasil afora. Essa visibilidade construída por todos os lados – “do pequeno ao grande” – e agora fora do país, como coloca a especialista em Comex da Cetro, leva empresas consolidadas a construírem novas parcerias: “Você vê indústrias fortíssimas, marcas já conceituadas buscando a gente”.
É nessa jornada que se conectam os diferentes potenciais criativos e a capacidade empreendedora ao extenso leque de conhecimento dos colaboradores Cetro para a próxima virada de chave da empresa. Um processo possível, finaliza Miranda, pela expansão da Cetro e por meio da capacitação de profissionais para otimizar o processo de exportação de maneira completa.
É assim, lidando com “uma demanda que nunca acaba”, que se articula passo a passo a internacionalização Cetro. Criando, simultaneamente, inúmeras oportunidades de crescimento para a equipe de colaboradores da empresa – aqueles que, de fato, não cansam de criar a transformação que querem ver no mundo.