Como se tornar um Franqueador?
Ser um franqueador é uma alternativa promissora na hora de expandir um negócio. O modelo de franquias permite que a marca alcance locais que provavelmente não conseguiria atuar sem uma rede.
E se o seu desejo é abrir uma franquia, mas você não sabe como fazer isso, o artigo de hoje é para você!
Descubra como ser um franqueador de sucesso.
O que é uma franquia?
Uma franquia é uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, know-how e direito de distribuição. Trata-se de um arranjo no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do negócio.
Ou seja, as franquias são modelos de negócios em que um mesmo empreendimento é copiado e disseminado por outras unidades comerciais com autorização de quem criou a empresa.
O modelo pode ser classificado como uma espécie de clonagem de negócio. Pois proporciona que o serviço seja replicado em diferentes unidades. Afinal, as franquias têm como característica a padronização de processos e de produtos.
Benefícios
Confira quais são os benefícios de ter uma franquia.
Franqueado
- Oportunidade de abrir um negócio sem precisar de experiência no setor;
- Começar um negócio com marca prestigiada possibilita menos riscos;
- Acesso a métodos profissionais de gestão e operação;
- Suporte técnico, administrativo e de gestão da rede;
- Indicação de fornecedores e equipamentos;
Franqueador
- Expansão rápida aliada à menores investimentos;
- Os relacionamentos fortalecem mais a marca;
- Descentraliza as gestões;
- Potencializa a eficiência da operação;
- Pode ser concentrar no desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Como ser um franqueador?
Para responder à pergunta é preciso pensar se o seu serviço possui um diferencial competitivo suficiente para que haja interessados nele, além de relevância no mercado.
Investimento
Mas é importante refletir sobre a questão financeira, com relação a quantidade de franquias que serão necessárias para ter uma boa lucratividade e rentabilidade.
Portanto é comum que existir diversas lojas da mesma marca. A maioria desses estabelecimentos funcionam no formato de franchising.
Nesse modelo, o franqueado fecha um acordo com o franqueador da rede. A partir disso, o proprietário da franquia concede o direito de uso da marca em uma nova loja. Logo, o dono de um negócio deve reconhecer que assumirá o papel de franqueador da empresa.
Além disso, o franqueador licenciará a utilização da imagem a investidores terceiros, que serão franqueados.
Leia mais: Descubra como aumentar sua margem de lucro
Documentos
Por fim, vamos à parte burocrática.
Tenha um plano de negócios, faça a transferência de conhecimento sobre a empresa, tenha disponibilidade para oferecer treinamentos e suporte às franquias.
Para ser um franqueador, é preciso seguir a Lei 8.955/94, que rege o sistema de franchising.
Nela, alguns documentos exigidos são:
- Circular de Oferta de Franquia (COF);
- Pré-Contrato de Franquia;
- Contrato de Franquia.
A COF deve conter as principais informações sobre a rede, como a razão social, histórico da empresa, balanços e demonstrações financeiras, pendências judiciais, descrição das atividades, investimento inicial das unidades, gastos gerais, taxas, garantias, a situação do registro da marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), obrigações e deveres e outros detalhes.
Mas o documento precisa ser repassado ao franqueado, no mínimo, dez dias antes da assinatura final.
Além disso, o contrato necessita de informações relevantes como: valores, produtos/serviços, território, deveres do franqueador e do franqueado, penalidades e situação após fim do contrato.
Confira: 5 dicas para seu negócio crescer
Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.