Fidelização de Clientes: Por que investir nessa prática?
Quer entender o que é fidelização de clientes?
O processo de fidelização de clientes consiste em garantir que, após viver uma experiência de compra positiva, o consumidor coloque sua empresa na lista de preferidas, e volte a fazer negócios com ela sempre que possível.
Fidelizar clientes é construir um relacionamento de confiança com os clientes.
Quer entender o que é fidelização de clientes e quais as vantagens para sua empresa? Acompanhe o artigo!
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes consiste em manter fiéis os clientes já conquistados pela empresa. Isso inclui tanto novos clientes ou os clientes antigos que já compraram diversas vezes e seguem preferindo a mesma empresa.
Consumidores fiéis são o que toda marca quer, afinal são eles que poderão divulgar os produtos e aumentar ainda mais a abrangência da empresa.
Por isso, apostar na fidelização traz muitos benefícios, que fazem com que ações como essa devam ser priorizadas no cotidiano de qualquer comércio.
Assim, além de entender o que é a fidelização de clientes na empresa, ter claras as razões para a aplicação garantem um propósito.
Os principais motivos para fidelizar os clientes são:
- É mais barato reter clientes do que adquirir novos;
- Clientes satisfeitos indicam sua marca e compram mais;
- Reter clientes ajuda na previsibilidade de lucro da empresa.
Por que é importante fidelizar os clientes?
O ato de fidelizar clientes é tão importante quanto o de atrai-los. Afinal, sem essa premissa os novos negócios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance de aumentar os lucros ou expandir a operação.
O cliente compra mais
Você sabia que um cliente satisfeito compra mais de uma vez?
Isso porque não precisa ser convencido novamente. O cliente que já comprou na sua empresa conhece a qualidade do produto e adquire confiança no atendimento.
Indicações espontâneas
O cliente fidelizado recomenda o seu produto ou sua empresa como uma forma de compartilhar com os demais algo de valor que encontrou e possa ajudar outras pessoas. E esse fator contribui para o aumento de vendas.
Confira: 3 dicas para conquistar seus clientes
A compra tende a ser maior
Além de aumentar frequência das compras, o valor médio gasto costuma ser mais alto. Assim, ao elevar o ticket médio há um aumento na lucratividade sem expansão da base de clientes.
Feedback honesto
Nem todos os clientes estão dispostos a dar suas opiniões sobre uma empresa.
Entretanto, os clientes fiéis, tiram tempo para isso, pois para eles não se trata de uma atividade que vai tomar seu tempo de forma desnecessária. Esse fator torna os feedbacks honestos, possibilitando melhorar a experiência de compra do cliente.
Benefícios de investir na fidelização de clientes
A fidelização de clientes é uma prática que já existe há muito tempo. Seus resultados são comprovados e a chance de falhar é muito baixa quando feito com dedicação.
Mas existem diversas maneiras de realizar um programa de fidelização, desde os populares cartões fidelidade até uma opção por soma de pontos. E, através das mídias digitais, as possibilidades são ainda maiores.
De acordo com o portal Points.com, 54% das pessoas compram mais quando são recompensados por adquirir produtos de determinada marca.
Ou seja, ao fazer um programa de fidelidade que traga benefícios reais ao seu cliente, além de mantê-lo próximo de sua marca, você ainda venderá mais não só para ele, mas também para quem for indicado por ele ou por outros.
Além da melhora na frequência das compras, o valor médio gasto por quem costuma trabalhar sempre com a mesma marca também costuma ser mais alto. Uma vez que elevar o ticket médio é a melhor forma de aumentar a lucratividade sem expandir a base de clientes.
Leia mais: O que é eficiência operacional?
3 Dicas práticas para fidelizar seus clientes
Satisfazer um cliente é difícil, mas para realizar essa ação com sucesso é importante seguir algumas técnicas.
Afinal, esse é o foco do Customer Success, um conceito que visa a satisfação e resultados do cliente mantida no meio da relação entre empresa e consumidor.
1 – Entregue valor
A fidelização se inicia no processo de implementar um produto, logo quando o cliente está buscando soluções para suas necessidades.
Por isso, garanta que o processo de atendimento, venda e entrega seja rápido e sem complicações, assegurando uma ótima compra.
2 – Ofereça suporte
O suporte é um ponto fundamental para a fidelização do cliente.
Isso porque a maioria das relações se definem quando algo dá errado. E nesse momento, é preciso que o atendente seja rápido e empático para resolver o problema do cliente.
Além disso, é possível oferecer opções de autoatendimento nos casos de dúvida ou relembrar pontos básicos de uma compra.
3 – Atente-se ao feeedback
Fique atento às críticas e sugestões oferecidas pelos clientes, pois eles possuem uma visão diferente no sentido de abordar os problemas no atendimento que talvez sua equipe não tenha percebido.
E agir com base no feedback pode agregar mais ao seu negócio, facilitando a fidelização de novos clientes.
Dessa forma, quando bem estruturado, o atendimento só traz benefícios aos envolvidos nesse diálogo, como a própria empresa e o público.
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