Acesse a Loja

A eficiência operacional é pensar além dos números e olhar a fundo os processos. Trata-se de buscar o melhor desempenho para a empresa, ampliando a capacidade de atendimento, sem prejudicar a qualidade e o suporte.

Logo, para obter melhores resultados, o negócio deve entender qual é o custo das suas entradas e o retorno das saídas.

As entradas são os custos, pessoas, tempo e trabalho. Por outro lado, as saídas estão relacionadas aos produtos oferecidos. Assim, o balanço entre os dois é a chave para atingir a eficiência operacional.

O que é eficiência operacional?

De maneira geral, a eficiência operacional envolve um conjunto de práticas que busca, independentemente do prazo, melhorar todos os processos da empresa.

Outro ponto importante para entender o que é eficiência operacional é o fato de que o conceito engloba absolutamente qualquer processo e setor, não estando restrito somente à operação.

Imagine que você é proprietário de uma loja de lençóis e acabou recebendo um lote de produtos com defeito. Isso pode impactar na sua lucratividade e trazer prejuízos. Pior ainda se o problema for causado por erros na logística ou no armazenamento.

Por isso, é uma boa ideia mapear seus processos. A partir disso, será possível estudar cada etapa e compreender quais setores demandam mais atenção.

Um exemplo da eficiência operacional aplicada acontece quando se está diante da estruturação de produção de uma empresa de manufatura. Afinal, produzir o maior número possível de itens, mantendo o tempo e qualidade, requer a otimização de equipamentos e processos.

Qual a importância da eficiência operacional? 

Aplicar a eficiência operacional em uma organização significa produzir mais, com qualidade, utilizando menos recursos e controlando o desperdício.

Mas você sabe sua importância para a empresa?

A implantação da eficiência operacional resulta em conhecer melhor o próprio negócio. Além disso, pode ser o limite entre o prejuízo e lucro da empresa, por isso, é muito importante aplicá-la com conhecimento.

Se os processos ocorrem corretamente, a produção funciona como um relógio. No contrário, representa aumento nos custos, baixa produtividade, além de resultados abaixo do esperado.

Assim, investir na eficiência operacional pode ajudar a identificar problemas e buscar soluções para sua empresa gerar resultados com o melhor custo-benefício.

Eficiência operacional: como atingir?

Falta de padronização nos processos, erros no registro de dados, produção e outras tarefas podem ser automatizadas. Afinal, são focos de desperdício interno de tempo nas empresas. Através da eficiência operacional abre-se espaço no orçamento da empresa para investimentos e melhorias.

Na prática, o sistema reflete em diversas ações internas, acompanhe.

Planejar

Para chegar ao resultado esperado, é preciso ter planejamento. Desde as tarefas e atividades pequenas até os grandes processos, planejar as ações da empresa é a melhor forma de atingir os resultados esperados.

Um exemplo são as estratégias de endomarketing. Por isso, antes de realizar um ação interna, contar com um planejamento garante que o objetivo se concretize. E isso vale para todas as etapas produtivas, afinal, planejar é entender que qualquer ação gera uma reação.

Leia mais: 03 dicas para criar um padrão de qualidade

Reduzir desperdícios

Aplicar os recursos de modo eficaz é importante. Dessa forma, os ativos devem ser trabalhados para não haver sobrecarregamento.

Buscar o feedback dos colaboradores é a melhor forma de identificar essas inconsistências nos processos. Uma contabilidade estratégica revela onde há desperdício de capital e como melhor investi-lo. Avaliar se a infraestrutura da empresa é adequada para a satisfação dos processos, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Confira: O que é uma linha de produção?

Reestruturar processos

Nem sempre é possível otimizar um processo no seu formato original. Às vezes, é preciso ir além, quebrar os paradigmas internos e transformar o modo como uma etapa produtiva está sendo realizada, como automatizar os processos produtivos.

Nessa hora, realizar testes é fundamental. Além disso, encontrar um líder que possa comandar as mudanças é algo de extrema importância. Dessa forma, é possível encontrar soluções, encontrando o jeito mais eficiente de realizar as tarefas.

Mensurar resultados

De nada adianta fazer grandes mudanças na cadeia produtiva, se não há uma avaliação sobre o seu impacto. Por isso, colete e analise os dados de cada alteração realizada.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Implementar sistemas automatizados é uma forma de não perder nada, garantindo uma visão ampla e detalhada sobre os processos produtivos.

Automatizar

O benefício da automação industrial está ligado à redução de gastos tendo em vista a otimização da produção. Dessa forma, é possível atender altas demandas em um curto prazo de tempo para maior rentabilidade do negócio. Mas é preciso atenção ao optar por uma máquina que ajude a aumentar sua produtividade com maior economia de custos.

Como a automação aumenta a produtividade da empresa?

Acima de tudo, os canais de atendimento da Cetro oferecem uma assessoria completa para ajudar na aquisição dos equipamentos ideias para sua produção. Sobretudo, as máquinas possuem a maior garantia do Brasil e asseguram a sua alta produtividade.

Acompanhe o Blog da Cetro e garanta que o seu negócio tenha as melhores soluções para automatizar os seus processos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *