Soluções e Tecnologia: A Cetro nas feiras latino-americanas
Entenda como o #teamcetro marca sua presença no mercado.
Há dois anos, data das últimas edições das principais feiras de tecnologia do continente, a FCE Pharma e a FISPAL, o mundo era outro e a Cetro também. Em 2019, a empresa contava com cerca de 80 funcionários, atualmente mais de 300 colaboradores fortalecem o #DNACetro diariamente por todo o país.
Com essas mudanças, em junho, a Cetro voltou as feiras para registrar a consolidação da marca no mercado latino-americano.
A preparação da equipe Cetro para as feiras 2022
Os estandes da Cetro na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center contaram com dezenas de colaboradores do time comercial, vindos da Matriz e filial de São Paulo, que, mesmo estando preparados para o trabalho, foram surpreendidos pelo intenso fluxo de clientes e interessados nas soluções Cetro.
Em destaque, o esforço multidepartamental realizado pela empresa, que viajou a São Paulo amparada por um time completo do apoio logístico e operacional, ao comercial e técnico.
Para José Guilherme de Oliveira, um dos diferenciais da empresa nas feiras esteve na preparação da equipe. “Hoje o setor técnico da Cetro conta com treinamentos constantes sobre cada tipo de máquina e sua funcionalidade”, pontua o técnico em eletromecânica.
Segundo o profissional, a atualização constante de parte do portfólio de atendimento ao cliente dá o respaldo necessário para realizar treinamentos, sanar dúvidas e entender a real necessidade do cliente.
O profissional destaca, ainda, a importância da organização, do árduo trabalho e do comprometimento da equipe Cetro no processo de pré-produção. “Seja da parte técnica, da preparação, da expedição ou qualquer outro setor, fazemos todo esforço para atendermos o tempo de montagem de stand, dos equipamentos, da parte estrutural, elétrica e, pôr fim, de limpeza, para deixarmos um brinco para nossos clientes.” Segundo José Guilherme, a participação de cada colaborador dos diferentes setores é essencial para a realização de um trabalho final impecável.
Luiz Arão, Head do Departamento de Projetos da Cetro, reforça o impacto da cooperação para o sucesso dos eventos, da listagem e preparação das soluções na pré-produção ao atendimento comercial.
Uma lógica que ações tomadas com um propósito claro: a concretização dos projetos nos atendimentos pós-feira, explica Arão. “O que tange o Departamento de Projetos, por exemplo, começa a chegar agora, as ideias.” Percorrendo um caminho que conta com a dedicação e comprometimento de cada colaborador Cetro.
Olho no olho com o #teamcetro
Diana Gimenes, fala sobre o preparo do time comercial para compreender as diferentes experiências do cliente na feira: “Há àqueles cuja produção deslanchou na pandemia, aumentando muito dependendo da área, como fármaco ou sanitário; e há, também, clientes que acabaram falindo e estão se reestruturando”, explica a profissional.
A equipe Cetro está sempre em busca da melhor solução, “como vendedores nós precisamos fazer o papel de entender totalmente a produção e indicar alguma coisa que vai ser boa e não só empurrar um produto”, pontua a vendedora.
É o #teamcetro produzindo a transformação que queremos ver no mundo: “a gente percebe a felicidade do cliente quando ele encontra algo que realmente precisa para a sua linha de produção”, coloca Diana.
Para Fábio Fernandes, vendedor da filial de São Paulo, as feiras são um momento muito importante para todos os lados, tanto para o cliente, que até aquele momento só esteve em contato remoto, quanto para a Cetro. “Às vezes, ali, você consegue um contato que é o início de uma grande parceria”, coloca o profissional.
Esta afirmação é reforçada pelo técnico em eletromecânica, José Guilherme: “Tivemos visitas de clientes que lá em 2013 compraram uma seladora, e que nesta FISPAL, pegaram o catálogo com aproximadamente 150 páginas, que conta toda nossa trajetória industrial e crescimento absoluto.”
A excelência como parte do DNACetro
A evolução da Cetro é uma história contada pelos diferentes colaboradores que a constroem. Dos mais diferentes departamentos da empresa, cada profissional com o #DNACetro é responsável pela excelência do atendimento da empresa.
Atendendo os mais variados clientes, o diferencial é colocado sempre na ponta do lápis como lembra Fernandes: “é uma soma de fatores que apresenta esse resultado positivo.” Segundo o vendedor, na FISPAL, a procura pelo estande da Cetro era nítida:
“Você via que nos outros estandes havia picos de atendimento, o nosso não, estava sempre lotado. Até o momento final, no último dia, 17h45, 18h, entrando gente e fechando negócios. Enquanto as outras estavam já desmontando os estandes, a Cetro estava ali atendendo.”
Diálogos, soluções e clientes nas feiras
Entre os desafios do dia a dia, uma coisa é certa, o bem-estar do cliente está sempre em primeiro plano no pensamento de toda equipe Cetro. Como lembra a vendedora Diana Gimenes, a Cetro lida com pessoas do público A ao D, clientes que precisam de uma máquina doméstica a uma linha de produção industrial.
“Um produtor rural pode ser bem diferente de um produtor que trabalha com farmacêuticos”, pontua a profissional, “cabe ao time estar preparado para lidar com as diferentes realidades”. Fernandes reforça a fala da colega, elogiando a divisão da Cetro em times de venda especializados e do importante apoio do setor técnico e de engenharia.
Das redes ao líder
“Ah, eu vi vocês no Youtube!”; “Conheci vocês pelo Instagram!”; ou mesmo: “Ah, o Léo está aqui?”. Segundo Fábio Fernandes, estas foram algumas das falas dos visitantes do estande na FISPAL 2022. Diálogos que mostram na prática a presença da Cetro nas redes sociais e o impacto que Léo Mello tem na construção da confiança com os clientes Cetro.
Fundador e CEO da Cetro, Léo esteve presente todos os dias da FCE e da FISPAL em apoio aos times locais e em constante diálogo com novos clientes e parceiros da empresa. Fato que é reconhecido por diversos profissionais que trabalharam no evento como um dos grandes diferenciais da empresa.
“A presença do Leonardo, foi essencial, sempre muito a disposição para ajudar, para orientar, participar das negociações. Mesmo quando existe alguma dúvida há sempre um respaldo, uma linha atrás para dar suporte e resolver as dúvidas”, diz Fernandes.
Diana é também taxativa sobre a importância da presença do CEO, que fez desde atendimentos simples, como a venda de uma seladora automática a negócios de grande porte: “Isso mostra um apoio pra gente e que temos uma força maior ali pra trabalharmos juntos.”
Após as feiras: os próximos passos
“A gente está aqui trabalhando, desde que chegou, em um ritmo frenético, para conseguirmos dar o atendimento necessário a todos que nós fizemos contato”, comenta Diana sobre o trabalho da equipe após o frenesi das feiras. O esforço multidepartamental é, novamente, a chave da excelência na entrega da Cetro.
“Desde a organização do Marketing para fazer um visual e um estande mais atrativo, passando pela necessidade do cliente de uma consulta com um engenheiro. Ou então um técnico, para conversar com o cliente sobre a Entrega Técnica e a importância desse serviço. O cliente já saía, do estande, se sentindo seguro. E agora, chegamos a Bauru, corremos atrás de todo o processo. Há projetos sendo consultados pela engenharia e tem, também, máquinas que já estão com cliente. Depois seguimos com o atendimento no setor de Pós-Venda”, explica Diana.
É a jornada do cliente em uma crescente de sucesso e assistência na Cetro.
De São Paulo, Fábio Fernandes reforça as palavras do CEO, Léo Mello: “Uma feira é uma plantação. Você planta uma semente ali e vai regando, para chegar as flores e, por fim, ao fruto.” E como podemos ver, os frutos já estão sendo colhidos.