Saiba como a automatização industrial pode alavancar a produtividade e o lucro de empresas e indústrias!
A partir do século XVIII, quando a automatização industrial começou a transformar os sistemas de produção artesanal e agrária com o desenvolvimento dos primeiros equipamentos mecânicos, surgiu a necessidade das indústriasinvestirem em automação para promover o aumento da produtividade e lucratividade.
Um dos principais objetivos da automatização de linhas produtivas é a segurança dos operadores, bem como a redução de falhas humanas. A partir desse processo é possível aumentar a assertividade técnica e contar com a otimização de tempo desde a primeira etapa.
Confira, neste artigo, como o processo de automatização industrial pode influenciar o desempenho dos processos de pequenas a grandes empresas, a fim de desenvolvê-los de maneira impecável, com foco na redução de falhas e consequente melhora da qualidade dos produtos para uma maior rentabilidade.
A Automatização
O processo de automatização industrial inglês revolucionou as indústrias com processos mecanizados. Atualmente, este sistema é o princípio básico da alta produtividade das empresas em todo o globo, se tornando, ademais, de suma importância para o desenvolvimento econômico.
A automatização otimiza o tempo de produção, auxilia no gerenciamento das atividades e oferece dados que contribuem para as decisões estratégicas e o planejamento de negócio. Desse modo, ela assegura um sistema que evita falhas humanas.
A automação, por sua vez, relaciona-se aos usos de sistemas inteligentes em tarefas automatizadas. A princípio, tinha-se a visão de que equipamentos inteligentes substituiriam a atuação humana, causando uma exclusão eminente dos colaboradores.
Porém, hoje é possível entender que a automação facilita o aperfeiçoamento da produtividade e contribui para que os funcionários sejam mais operantes e integrados aos processos da linha de produção.
Dessa forma, à medida que a empresa se automatiza, há uma maior integração entre os setores, diminuindo o risco de desencontro de informações. Isso garante à empresa mais chances de atingir seus objetivos.
O sistema de automação utilizado atualmente está segmentado em três camadas:
Automação Fixa: Composta por estações de trabalho e várias máquinas, este sistema possui um conjunto de operações com uma única configuração. É ideal para produções elevadas de um mesmo produto.
Automação Flexível: Ideal para produções de nível médio, este sistema promove aos sistemas de informação uma maior integração entre a engenharia mecânica e a eletrônica, possibilitando, assim, a produção simultânea de vários produtos.
Automação Programável: Utilizada em produções de média e baixa escala, nesse sistema, os equipamentos são reprogramados a cada lote de acordo com cada produto e demanda.
A busca pela Automatização
Para uma linha de produção automatizada atingir seu objetivo, ela deve possuir máquinas modernas, preparadas com softwares integrados que garantem a excelência dos processos automáticos.
Dispondo de equipamentos que aceleram a produtividade em diversos mercados, a Cetro busca oferecer as soluções ideais para pequenas, médias e grandes empresas. Foi nessa procura por automatizar os processos e gerar mais vantagens na produção, por exemplo, que os proprietários da Farmácia Zanqui encontraram a solução para suas necessidades com a Cetro.
A solução que definiu a automatização dos processos de envase e formação de cápsulas da Farmácia Zanqui foi a Encapsuladora Semiautomática Horizontal, umas das máquinas mais sofisticadas do mercado. Com ela, é possível atingir milhares de cápsulas por hora de trabalho, com preenchimento ajustável e precisão impecável, compatível com diferentes moldes.