Acesse a Loja

Saiba como o Departamento de Gente e Gestão está transformando a Cetro

Fruto do trabalho conjunto do Departamento de Gente e Gestão e o de Operações Logísticas, o Programa 5S tem como objetivo transformar e aperfeiçoar a cultura organizacional da Cetro. Jéssica Frigatto, Head do Departamento de Gente e Gestão, encara a metodologia japonesa como “um programa onde você começa a falar sobre organização de Fluxos de Trabalho, de Fluxogramas, de Organização e de Padronização em uma empresa.”

5S pra mim é PADRONIZAÇÃO!“, pontua Jessica.
Mas, afinal de contas, como isso se aplica de maneira prática no dia a dia da Cetro?

O 5s como a base da articulação de Gente e Gestão Cetro

Head de um dos departamentos centrais da empresa, Jéssica é formada em Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios e, atualmente, cursa uma segunda pós-graduação em Neurociência com ênfase em comportamento humano. Sua formação acadêmica somada aos 15 anos de experiência no mercado de R.H., norteia, desde novembro de 2021, a linha de gestão organizacional da Cetro.

Não só um programa de organização e limpeza, a Metodologia 5S é hoje a base para os processos de implementação de normas de organização e padronização internacionais na Cetro, como a ISO.

“Todos os fluxos e processos de RH existem em uma preparação da Cetro para uma eventual auditoria ou implementação de norma. Então desde as Descrições de Trabalho, que estão no rodapé, foi feito por quem, quando que foi feito etc.; tudo vêm sendo feito para que a empresa esteja preparada”, explica a gerente.

Segundo Jéssica, o Programa 5S é “uma pequena ponta no iceberg de uma Norma ou Fluxo de Trabalho”, por isso a importância do “trabalho meio a quatro mãos”, junto ao Head de Operações Logísticas, Cassio Moratelli, “para começar a falar sobre processos de trabalho na Cetro.”  

“Programa 5S: A Logística de Operações Cetro”
Confira nossa última matéria e saiba como a metodologia transformando a realidade dos armazéns Cetro por todo Brasil.

Segurança do Trabalho, Palestras e Treinamentos

Entre as ações previstas pelo Departamento de Gente e Gestão, segundo Jéssica, está o fortalecimento dos cursos de educação corporativa na empresa. Entre os treinamentos previstos está uma formação sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com cerca de 200 colaboradores do setor de operações, e, uma segunda sobre ergonomia, que será realizada com os profissionais administrativos.

As formações serão acompanhadas pelo novo colaborador do departamento, na recém-criada posição interna de Técnico de Segurança do Trabalho da Cetro, que ficará responsável pelo atendimento da matriz e das filiais. “Esse técnico irá até os setores de operações, junto com a CIPA, apresentar o mapa de riscos, explicar quais são os perigos de cada área, quais são os pontos de atenção de ergonomia, etc.”

Outros treinamentos previstas pelo departamento incluem: formações voltadas para as Normas Reguladoras (NR), como a NR-10, a NR-12, a NR-35 e outras ações que fazem parte do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), o principal norteador da área de segurança do trabalho, que contará, também, com uma formação específica dos Heads da empresa.

Como o Programa 5s se conecta ao PGR e à Saúde do Trabalho?

Campanhas de Melhoria de Ambiente, Concursos de Organização de Áreas, Dia D para organização geral da Cetro etc.; todas essas ideias, desenvolvidas “a quatro mãos” pelos departamentos de Gente e Gestão e de Logística, estão unidas à transformação da cultura Cetro.

É por meio dessas ações que vemos que a busca por melhorias contínuas, base do #DNACETRO, tomando forma.

Chamados de “movimentos e pilares do Programa 5S” por Jéssica, essas ações estão unidas à vinda do novo técnico de segurança, à divulgação do mapeamento de EPIs e de outros manuais de segurança elaborados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Imagem elencando todos os Heads da Cetro que irão participar do Programa 5S.
Os Heads da Cetro (da esquerda para direita: Guilherme Gavioli, Jhony Medeiros, Pedro Quissack, Giovanna Pinheiro, Deise Prates, Luciana Zanelato (facilitadora), Jéssica Frigatto, Cassio Moratelli, Luiz Arão e Luiz Carlos Polito) participam quinzenalmente do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais, para aperfeiçoamento de capacidades de coordenação, comunicação e gerenciamento de conflitos, promovido pelo Departamento de Gente e Gestão. (Créditos:Comunicação/CETRO)

“Foi um trabalho muito bacana que será consolidado com a vinda desse técnico, que para nós é uma grande conquista”, pontua a Head.

Segundo Jéssica, esse é “um passo gigantesco que nós vamos dar não só de prevenção, mas também, da saúde das pessoas que trabalham aqui.” Este processo envolve uma transformação em todas às áreas da empresa, de operações ao office, levando em conta riscos químicos, biológicos e de ergonomia dos armazéns e do escritório. São exemplos: questões de postura, da cadeira, do próprio ar-condicionado, do computador, e ainda, quanto às doenças do trabalho ligados a processos repetitivos.

“Agora com o nosso técnico, teremos ações contínuas de prevenção, campanhas, comunicados… muito bacana e teremos alguém para nos ajudar”, coloca Jéssica.

Os próximos passos do Programa 5S na Cetro

O Programa 5S traz ainda o aperfeiçoamento da comunicação, de melhoria ergonômicas e de tantas outras facetas do dia a dia de trabalho. Além de ser a base estrutural das formações e das ações de padronização corporativa, das discussões sobre os fluxos de trabalho e da melhoria da organização física do ambiente Cetro.

Logo, a ideia a curto, médio e longo prazo é estender a conscientização sobre o Programa, conforme a consolidação da cultura corporativa da Cetro. “A palestra foi uma pequena faísca”, diz Jéssica sobre a apresentação da metodologia que aconteceu para todos os funcionários da matriz da empresa em Bauru, em maio de 2022.

Segundo a Head de departamento, o próximo passo é a realização de processos de formação mais robustos, capacitando um comitê de representantes da metodologia em diferentes departamentos da Cetro. Conhecidos como “auditores” ou “facilitadores” do Programa 5S, o objetivo é que essas pessoas atuem como propagadores do programa em suas áreas, realizando auditorias e disseminando conhecimento.

É a transformação do #DNACETRO tomando forma a partir da união e do trabalho de diferentes departamentos e membros do #teamcetro


Acompanhe em nossos canais de comunicação a série de matérias sobre a implementação da Metodologia 5S na Cetro. Aproveite, também, todo o conteúdo do Blog Cetro, eles são feitos para ajudar você e sua empresa a evoluir!

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *