Back To Top

12 de junho de 2023

Explore A Produção De Azeite de Oliva No Brasil

By
  • 0

Confira as expectativas para a produção de azeite de oliva brasileiro em 2023 e transforme seu negócio com os maquinários Cetro!

Essencial em praticamente todas as culinárias do mundo, desde a alta gastronomia até a cozinha doméstica, o azeite de oliva está presente na civilização há mais de seis mil anos, afirma a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De maneira direta: sua empresa está preparada para impulsionar a produção do azeite de oliva nacional?

Mundialmente famosos, os azeites do Mediterrâneo carregam tradição e são responsáveis pela maior parcela de produção de toda a indústria, segundo números do International Olive Council (IOC). No entanto, surpreendentemente, um pequeno gigante começa a aparecer e já tem feito certo barulho no mercado mundial: o azeite de oliva brasileiro.

De acordo com o IOC, o Brasil importou mais de 100 milhões de litros do produto em 2021, o que representa quase 100% do consumo nacional. Entretanto, a produção brasileira tem avançado a passos largos nos últimos anos.

Nesse cenário, o papel da Cetro é crescer junto com o seu negócio no mercado nacional de azeite de oliva! Por isso, confira como o seu empreendimento pode estar um passo à frente da concorrência com a inovação e a tecnologia das soluções Cetro!

Os números do mercado de azeite de oliva

Em números globais, segundo o Comitê de Desenvolvimento Agrícola e Rural da União Europeia, o bloco econômico é o maior produtor mundial de azeite, liderando também o consumo e as exportações mundiais. Com 4 milhões de hectares dedicados ao cultivo da oliveira, a Europa é responsável por cerca de 67% do consumo global, com destaque para as produções da Itália e da Espanha. 

Segundo dados do IOC, o Brasil é o segundo maior importador de azeites de oliva no mundo, produzindo apenas cerca de 0,6% para o consumo interno. Ou seja, praticamente 99% dos azeites encontrados nos supermercados são importados, aponta a organização.

Todavia, um estado brasileiro tem se destacado na produção de azeite de oliva: o Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), cerca de 75% da produção nacional acontece no estado sulista, ocupando quase seis mil hectares de 321 produtores em 108 municípios gaúchos, aponta a instituição.

A região, inclusive, tem registrado um aumento produtivo, com crescimento de 122% em 2022, em relação ao mesmo período de 2021, com a produção de 408,5 mil litros; conforme aponta a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do estado em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS) e o Ibraoliva.

Renato Fernandes, Presidente do Ibraoliva, comemora os números e vê potencial para mais crescimento. “A cada ano, o interesse pela produção aumenta, as parcerias público-privadas vão se estabelecendo com mais força e a tendência é de crescimento exponencial”, afirma o profissional ao instituto.

Conforme dados da entidade, atualmente, pomares de oliva ocupam cerca de 10 mil hectares por todo o Brasil. No entanto, até 2025, os especialistas acreditam que a área de cultivo deverá dobrar. Nesse contexto, aproveite as oportunidades e desenvolva a sua produção com a aquisição de novos maquinários!

Estabilidade e conservação: a qualidade das embalagens

Além de servirem para tornar o produto mais atraente para o consumidor, as embalagens têm uma função muito importante: proteger o azeite da luz, do oxigênio, da umidade e de outros fatores externos que causam a degradação do líquido.

Estudos, como “Propriedades de barreira em sistema de embalagem para azeite de oliva” da Universidade de Campinas (Unicamp), explicam que os índices de qualidade do azeite de oliva sofrem alterações devido ao tempo e às condições de estocagem.

Portanto, “o acondicionamento em sistemas de embalagem adequados, através do uso de materiais com propriedades de barreira efetivas, é capaz de manter as propriedades do azeite e garantir sua estabilidade”, afirma a pesquisa.

Saiba como vencer a concorrência com a embalagem perfeita!

Por isso, invista em soluções para aumentar a proteção do seu produto-final – como o Túnel de Encolhimento de Lacres! Esse equipamento é capaz de aplicar filmes termoadesivos e lacres em produtos com formatos de garrafas, a fim de protegê-los até que cheguem ao cliente final.

Faça como o empresário Juliano da empresa Portuguesinho e agende uma visita a uma unidade Cetro para testar suas mercadorias nos maquinários da companhia! Seja uma inovação inicial ou um equipamento automático, na Cetro, você encontrará a solução ideal para as demandas de seu empreendimento.

Totalmente desenvolvida para otimizar e automatizar o seu negócio, a Rotuladora de Frascos Cilíndricos com Parada CALM F da Cetro traz mais eficiência e alta tecnologia ao processo de aplicação de rótulos nas mercadorias.

Essa solução pode rotular vários tipos de superfícies de frascos cilíndricos de forma rápida e com acabamento de qualidade. Além disso, ela pode ser abastecida por uma grande quantidade de embalagens sem que seu processo contínuo seja prejudicado. Confira no vídeo abaixo!

Oportunidades de crescimento com o maquinário ideal!

Uma das qualidades do azeite de oliva é a estabilidade, ou seja, a ausência de oxidação, resultado de uma série de fatores que se iniciam já na produção; explica a pesquisa da Unicamp. Entretanto, é a embalagem que mais irá afetar esse processo ao longo do tempo, permitindo que o alimento tenha qualidade durante todo o prazo de validade.

Nesse sentido, como explica o estudo, ao mesmo tempo em que as exigências dos consumidores dispostos a pagar mais caro por azeites de oliva aumenta, urge a necessidade de manter a qualidade do produto em toda a cadeia produtiva.

Pensando nisso, a Cetro fortalece o setor de olivicultura por meio de inovações em maquinários que automatizam o envase, a rotulagem e o embalo dos azeites de oliva por todo o país. Conheça alguns dos equipamentos ideais para o setor e transforme a produtividade do seu negócio!

A Envasadora de Pastosos Automática em Linha da Cetro garante total higiene e integridade aos produtos envasados, pois, além de ser fabricada em Inox, ela possui um sistema de pistões pneumáticos que não entra em contato com o produto.

Disponível em diferentes capacidades de envase, esse modelo de Envasadora Cetro atende empresas de médio e grande porte que trabalham com produtos pastosos ou com algum tipo de viscosidade. Confira, abaixo, o seu funcionamento e acesse o site para conhecer todos os benefícios que esse equipamento pode trazer para os empreendimentos de azeite de oliva!

Encontre a solução para a sua produção de azeite na Cetro!

Acesse o Portal Cetro e conheça os maquinários que facilitarão inúmeras etapas da cadeia produtiva dos azeites de oliva nacional! Confira, por exemplo, as Fechadoras de Caixa da Cetro, criadas para agilizar o processo de embalo e economizar insumos!

Com diferentes modelos disponíveis, esses equipamentos são muitos simples de operar, podendo facilitar e transformar produções de grande escala. Assista o vídeo abaixo e constate na prática a agilidade e a otimização de tempo que os maquinários da Cetro podem trazer ao seu negócio.

Conheça os projetos e as máquinas personalizadas da Cetro e encontre as soluções ideais para aperfeiçoar a produtividade e a rentabilidade de seu negócio!

Na Cetro, os empreendedores nacionais podem contar ainda com profissionais especializados para o desenvolvimento de projetos customizados que atenderão as demandas específicas de suas produções e produtos.

Seja um maquinário inicial ou uma linha industrial completa, a Cetro está preparada para apoiar a transformação produtiva de diferentes mercados brasileiros, disponibilizando automatização e agilidade aos processos de embalo, dosagem, selagem, rotulagem e muito mais!

Prev Post

A Capacitação Tecnológica no Cotidiano da Cetro!

Next Post

Aproveite a versatilidade do Mercado de Babosa Brasileiro

post-bars

Leave a Comment