Aproveite a Variedade das Embalagens para Molhos no Brasil!
Com estratégia e apoio dos melhores maquinários da Cetro, amplie sua produtividade e inove suas embalagens para molhos!
Item comum à culinária de um canto a outro da Federação, sejam em mercados, lanchonetes ou espetinhos, inúmeras embalagens para molhos fazem parte do dia a dia do brasileiro. Mas como tirar vantagem dessa diversidade e destacar sua mercadoria? Como você tem embalado seus molhos?
Desde o início do milênio, sabe-se que a qualidade da embalagem é um dos principais fatores de análise para consumidores brasileiros, mais do que para clientes europeus ou norte-americanos – conforme aponta o estudo “Inovações Tecnológicas de Embalagens nas Indústrias de Alimentos” (Revista Brasileira de Inovação da Unicamp).
Tais fatores são de extrema importância em relação a produtos de alta disseminação, como é o consumo de molhos no Brasil. Para colocar em escala, o estudo “Pesquisa mercadológica: consumo de molho de frutas em Fortaleza e Região Metropolitana, Ceará, Brasil” (BJD) em 2021, averiguou que 93% da população local entrevistada têm o hábito de consumir molhos.
Além disso, como aponta uma pesquisa da Mordor Intelligence (MI), o crescente conhecimento ligado aos benefícios para a saúde proporcionados pelos molhos é um dos mais importantes fatores para a expansão desse segmento. Une-se também a adoção do produto em refeições pré-montadas e a elevação da popularidade da alimentação fora do lar que aquecem o mercado.
Por isso, além de insumos de boa qualidade, é importante que o empreendedor invista em maquinários que otimizem seus processos produtivos. Com o apoio da Cetro, o empresário brasileiro encontrará o equipamento ideal para transformar sua produção com segurança, atendendo, assim, as principais demandas para se destacar da concorrência.
Dada as oportunidades do mercado nacional e global, conheça as soluções ideais para otimizar as mais diversas embalagens para molhos produzidos por todo o Brasil!
Da matéria-prima ao consumidor final: a busca por qualidade
Líquidos, cremosos ou mesmo semissólidos, os molhos podem ser servidos em conjunto com a comida ou então usados no preparo de outros alimentos, explica o relatório “Mercado de molhos e condimentos: crescimento, tendências, impacto do COVID-19 e previsões (2023 – 2028)”. Além disso, sua produção à base de ingredientes naturais, livre de adoçantes artificiais, pectinas ou agentes gelificantes atrai o consumidor em busca de uma alimentação saudável.
Por isso, segundo a pesquisa, o aspecto nutricional seguirá influenciando no desenvolvimento de novos produtos pelos próximos anos. De todo modo, o mercado dessas iguarias pode incluir ervas, temperos, pasta de tomate, molhos de soja, purês, molhos para cozimento, ketchup, maionese, mostarda e tantos outros – aponta a MI.
Essa ampla diversidade proporciona ao mercado nacional a oportunidade de condicionar os produtos em diferentes embalagens. No entanto, é necessário atenção e estratégia, afinal, o tipo de embalagem para molhos pode influenciar a vida útil do insumo, explica o “Estudo das Diferentes Embalagens Utilizadas no Envase de Extrato De Tomate”.
Em geral, conforme a pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), os alimentos exigem uma embalagem com material capaz de garantir proteção contra a oxidação, a perda de umidade e a contaminação microbiológica.
Entende-se, portanto, a necessidade de empreendimentos priorizarem embalos e envases seguros, garantindo um alimento integro e ideal para ingestão. Afinal, como coloca o artigo, as embalagens são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos armazenados, sejam elas de vidro, cartonadas, metálicas ou ainda os modelos stand-up pouch.
Para assegurar o embalo ideal, conheça equipamentos como a Envasadora de Pastosos 10-100 ml com Dois Bicos de Plataforma! Uma solução semiautomática capaz de otimizar e transformar o envase de maneira prática, eficiente e precisa. Dentre suas vantagens está o aumento da produtividade e a redução de desperdício de insumos.
As transformações do mercado e das embalagens para molhos
O estudo da Mordor Intelligence aponta que a pandemia de Covid-19 afetou diretamente o setor de Hotelaria e Alimentação Fora de Casa, em especial, restaurantes e cafés; causando uma queda no comércio de molhos. No entanto, a aquisição de preparados para consumo doméstico aumentou consideravelmente, em reflexo do fortalecimento da tendência de consumo de produtos orgânicos.
Olhando os números do mercado de molhos, apurados pela empresa, percebe-se as múltiplas oportunidades ligadas ao segmento em escala global. Segundo o relatório, falando especificamente de Molhos de Acompanhamento, a taxa de crescimento anual prevista entre 2023 e 2028 gira em torno de 5,78%.
Conforme a MI, mudanças sociais e influências da pandemia, combinadas à ampliação do gasto com comidas e bebidas e ao desejo de testar novos produtos têm levado ao aumento no comércio de petiscos e outros alimentos de rápido consumo. Refeições que, geralmente, são adquiridas com molhos de acompanhamento para fortalecer e destacar os produtos consumidos.
Nesse contexto, a inovação em embalagens para molhos e o desenvolvimento de novos produtos têm sido pauta nesse mercado. Por isso, investir em equipamentos capazes de transformar a maneira como o cliente olha para sua mercadoria pode ser o passo que o seu negócio precisa para estar à frente da concorrência!
Na Cetro, seja para o pequeno produtor ou o empresário acostumado a lidar com demandas em alta escala, o equipamento ideal está disponível e pronto para transformar seu negócio. A Empacotadora Linear para Embalagens Pré-formadas CAPM 210 PL VP-100, por exemplo, é uma máquina que trabalha com embalagens inovadoras de líquidos ou pastosos com a segurança necessária à indústria alimentícia!
Perfeita para otimizar embalagens para molhos, essa solução Cetro torna sua linha produtiva ininterrupta, com mais lucratividade e credibilidade aos produtos desenvolvidos!
Tendências de Consumo e Alimentação
Por todo o globo, o gasto com alimentação tem se elevado e, segundo a Mordor Intelligence, cada vez mais pessoas estão dispostas a pagarem um preço maior por produtos orgânicos e que possuam certificados de sustentabilidade.
Pesquisas sobre o mercado de molho apontam também lançamentos de molhos visando criar mercadorias atrativas ao crescente número de consumidores “flexitarianos”. Ou seja, aqueles que não deixam de comer carne, mas diminuem seu consumo total devido à consciência ambiental ou a motivos pessoais. Entre as inovações constam molhos sem glúten, veganos, sem corantes, sabores ou preservativos artificiais.
No Brasil, o segundo semestre de 2023 fortaleceu as expectativas e a positividade quanto ao cenário econômico nacional para consumidores e empresários. Em julho, por exemplo, os resultados setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou um cenário otimista que abarca a Indústria da Transformação de modo geral e, simultaneamente, empreendedores ligados à indústria alimentícia.
Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) |
Julho de 2022 |
Junho de 2023 |
Julho de 2023 |
Indústria de Transformação |
57,6 |
50,7 |
51,4 |
Indústria Alimentícia |
59,5 |
52 |
52,4 |
Medido de 0 a 100, segundo o ICEI valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário; quanto maior a pontuação mais disseminada é a confiança. (Fonte: Índice De Confiança Do Empresário Industrial – Resultados Setoriais Julho 2023/CNI)
Do outro lado da balança, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE – FGV) registrou em julho o maior Índice de Confiança do Consumidor desde janeiro de 2019 – chegando a 94,8. Segundo Anna Carolina Gouveia, a melhora das expectativas foi uma das principais impulsionadoras do resultado positivo.
Afinal, explica a economista da FGV IBRE no relatório oficial da fundação, “os resultados refletem o arrefecimento da inflação, a recuperação da renda do trabalho e as expectativas quanto ao início de programas voltados para a quitação de dívidas”.
Inovações nas embalagens para molhos: do mercado as lanchonetes!
No mesmo fôlego das transformações pós-pandêmicas, houve uma elevação global do consumo de alimento fora de casa e, consequentemente, do mercado de molhos. Um cenário que se deve, em parte, pela ampliação de tecnologias digitais e plataformas de delivery.
Nesse contexto, como explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), “a embalagem oferece ainda uma experiência sensorial ao cliente e quanto melhor, maiores as chances da venda se repetir”.
Tais experiências envolvem desde a facilidade de se abrir a embalagem, de armazená-la antes do consumo ou após uso parcial, bem como a fácil identificação entre os produtos concorrentes e muitos outros fatores.
Por isso, é necessário levar em conta as expectativas, os anseios e as demandas dos consumidores brasileiros no que diz respeito ao mercado e às embalagens para molhos comercializados no país.
Mostrando a importância da conexão entre o setor privado e as pesquisa do meio acadêmico, o artigo publicado no Brazilian Journal of Devolpment (BJD) apontou, por exemplo, como consumidores de Fortaleza têm por quantidade ideal de molhos pacotes de 200 g, uma inclinação de cerca de 50% dos entrevistados.
Para além dos supermercados, os molhos estão presentes em inúmeras lanchonetes por todo o Brasil. Para saber como otimizar sua produção e reduzir gastos desnecessários, confira o projeto de uma Empacotadora de Sachês desenvolvida para a lanchonete Zé Lanches, em Londrina – PR!
Exemplo da capacidade de customização dos maquinários Cetro, a solução combina as funções de uma Envasadora de Pastosos, uma Empacotadora e um Datador com fotocélula. Desse modo, além de reduzir o desperdício, o empreendedor consegue produzir 900 sachês de molhos por hora! Confira o vídeo completo abaixo, entre em contato com uma unidade Cetro e inicie sua jornada de transformação tecnológica!
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