A Inovação Do Mercado De Cosméticos Brasileiro
Saiba como otimizar sua produtividade e aproveitar as transformações do mercado de cosméticos brasileiro com o apoio das soluções Cetro!
Em dúvida sobre como movimentar o mercado de cosméticos brasileiro e agregar valor a seus processos e suas mercadorias? Conte com o apoio dos profissionais especializados da Cetro e destaque seu empreendimento em um setor em franca expansão e especialização.
Em nível global, estima-se que o setor de beleza e produtos de cuidados pessoais movimente cerca de 496,63 bilhões de dólares em 2023 – segundo análise da Mordor Intelligence (MI). Até o final de 2028, conforme o relatório da empresa especialista em pesquisas de mercado, o segmento deve seguir uma Taxa de Crescimento Anual (CAGR) de 4,62%.
E você, está de olho nas oportunidades que acompanham a expansão e a consolidação das diferentes frentes desse importante segmento produtivo? Afinal, saber como investir na otimização de sua linha de produção e encontrar os maquinários ideais para atingir seus objetivos produtivos pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se distinguir!
Conheça os equipamentos e as embalagens do portfólio Cetro e, com o apoio de especialistas, encontre a solução para transformar seu empreendimento. De pequenos produtores a grandes e consolidadas indústrias, a máquina ideal para seu negócio está a um clique de distância.
Confira, abaixo, alguns projetos e soluções Cetro para o mercado de cosméticos e agarre a oportunidade de otimizar seus processos! Conte com o apoio do que há mais inovador em maquinários para o beneficiamento e a finalização de produtos e diferencie suas mercadorias!
Reconhecendo as oportunidades e o Mercado de Cosméticos Brasileiro
No Brasil, a designação mais comum para o grupo analisado engloba as mercadorias sob a alcunha de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), setor ligado à produção da indústria química brasileira.
Por ser semelhante aos critérios do Mercosul e a da União Europeia, a definição oficial da categoria, descrita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 211/2005), favorece a exportação de produtos brasileiros, situa a pesquisa “Desafios e Perspectivas da Indústria Química Brasileira com Ênfase no Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos” da UFRJ. Considerado um dos mais dinâmicos, inovadores e competitivos setores da indústria brasileira, na cadeia de HPPC, a cada dois anos, lançamentos correspondem a 30% do fator total do setor.
A pesquisa carioca aponta ainda como, devido à competitividade e à necessidade constante de inovar, empresas da categoria realizam altos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Conforme os dados apresentados no estudo, empresas de HPPC investem em torno de 2% de seu faturamento em P&D. Em comparação, de modo geral, o setor industrial brasileiro registra uma média de 0,65% de investimento de acordo com o faturamento.
Confira um panorama dos processos de inovação da Indústria Brasileira!
A constante necessidade de inovação, abarcando da geração de produtos a consolidação de novas marcas, cria barreiras para o crescimento de empresas de menor porte no mercado nacional. Uma vez que, como explica o estudo acima, o setor exige um elevado aporte financeiro, resultando em um competitivo mercado. Dessa forma, é importante conhecer processos de apoio ao desenvolvimento do segmento.
Em especial, iniciativas que visam fortalecer microempresas do setor de HPPC, como o Programa de Desenvolvimento Setorial. Projeto desenvolvido em parceria tríplice pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O setor de HPPC de vento em popa!
A automatização aparece, atualmente, como uma das principais tendências do mercado de cosméticos brasileiro, segundo dados do Instituto de Tecnologia e Estudos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ITEHPEC).
Uma realidade influenciada por benefícios como a redução de perdas, a diminuição de custos, o menor tempo de produção e uma maior homogeneidade de produtos. Traços comuns à automatização de cadeias produtivas, conforme explica a publicação da federal fluminense.
Nessa jornada de fortalecimento e otimização do mercado de cosméticos brasileiro, especialistas da MI estimam que a movimentação do setor passe de 31 bilhões de dólares em 2023 para U$ 41,60 bilhões em 2028. Além disso, a CAGR brasileira deverá superar os índices de elevação latino-americanos, registrando 5,85 nacionais contra 5,35% do bloco econômico.
Por isso, investir em maquinários que garantam a eficiência produtiva a curto e longo prazo é de suma importância! Com a Cetro, os empreendedores do setor encontram uma gama de soluções iniciais que combinam alta capacidade produtiva e ótimo custo-benefício.
Quer um exemplo? Acesse o Portal Cetro e confira as informações técnicas sobre linhas de soluções completas que vão desde um equipamento inicial, como a Seladora de Indução Manual CET 500 A, até projetos personalizados para empresas acostumados com elevadas demandas nacionais e internacionais.
Independentemente de sua escala de produção, investir em qualidade, segurança e higiene nunca é demais. O fechamento hermético, por exemplo, não só evita a entrada de ar, possíveis adulterações e vazamentos, mas também tem a praticidade de ser implementado com um equipamento acessível e idealizado para pequenos e médios empreendedores.
A CET 500 A fixa perfeitamente selos e lacres nas embalagens de maneira simples e rápida! Confira um teste completo do equipamento no vídeo abaixo e entre em contato com a unidade Cetro mais próxima a você para conferir ao vivo os benefícios desse maquinário.
A conectividade e as transformações pós-pandemia no mercado de cosméticos brasileiro
A elevação da consciência dos consumidores a respeito de produtos e serviços, especialmente por meio de mídias digitais e outras formas de comunicação, é uma das razões para a explosão na demanda de vários produtos de beleza e cuidado pessoal – segundo a MI.
No relatório de tendências de crescimento do mercado de cosméticos brasileiro, a empresa indica como os consumidores nacionais estão cada vez mais em busca de produtos de preço mais acessível com alto custo-benefício, naturais e beneficiais à pele, encontrados normalmente em produtos premium de alto custo.
De modo geral, como explica a pesquisa da UFRJ, o setor de HPPC brasileiro é caracterizado pela presença de grandes empresas multinacionais, de atuação global, diversificadas ou especializadas, além de inúmeros pequenos e médios empreendimentos nacionais focados na produção de cosméticos.
Nesse cenário, é importante lembrar que após a pandemia de Covid-19 houve uma elevação de problemas com a pele, como dermatites nas mãos, devido ao uso excessivo de sabão e higienizadores – como informa o relatório do “Mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais: crescimento, tendências e previsões (2023-2028)” da MI.
Por isso, não é de se estranhar que, conforme aponta o relatório, a prioridade e o cuidado das pessoas com a pele tenha se tornado uma das principais razões para o crescimento do mercado de cuidados pessoais pós-pandemia em todo o planeta.
Além do mais, dado ao alto grau de competitividade do setor, as empresas têm investido na otimização da qualidade e na inovação de produtos em termos de ingredientes, funcionalidade e embalagens.
Saindo do global para o local, dentre as empresas brasileiras de HPPC, a necessidade da inovação segue forte, acompanhada de uma crescente intenção de investimento, conforme apontam os mais recentes relatórios da Confederação Nacional da Indústria (CNI):
Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) |
Agosto de 2022 |
Julho de 2023 |
Agosto de 2023 |
Indústria |
59,8 |
51,4 |
52,8 |
Perfumaria, Limpeza e Higiene Pessoal |
57,4 |
56,9 |
59,6 |
Medido de 0 a 100, segundo o ICEI valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário, quanto maior a pontuação mais disseminada é a confiança. (Fonte: ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO INDUSTRIAL – RESULTADOS SETORIAIS AGOSTO-2023/CNI) |
A customização de maquinários para o Mercado de Cosméticos Brasileiro
Do mercado premium às melhorias nas embalagens, inúmeros são os caminhos para a diferenciação e especialização das empresas brasileiras que buscam agregar valor aos seus processos produtivos e a suas mercadorias.
O investimento em sustentabilidade, por exemplo, fomenta uma tendência capaz de trazer vantagens competitivas a empresas de diversos setores. Especialmente pela possibilidade única de as indústrias nacionais explorarem a biodiversidade brasileira, uma das mais ricas do mundo. Visto que, como conclui a pesquisa fluminense, o consumidor atual busca por marcas com essa preocupação.
Com o apoio dos profissionais especializados da Cetro, encontre os maquinários ideais para atender seus objetivos produtivos! Faça como a Trevo Soluções Cosmética e agende uma visita técnica para averiguar as demandas únicas de sua empresa e, assim, desenvolver projetos personalizados!
Tal como explica Sérgio Carlos Gonçalves, Vice-Presidente do Grupo BSF, o contato com a Cetro veio em um momento de expansão dos negócios, de busca por melhoria na qualidade dos processos e o aumento da produtividade.
Sobre “vantagens competitivas”, entende-se as circunstâncias que promovem uma rentabilidade superior à média industrial – segunda a definição dos especialistas em desenvolvimento de cadeias produtivas Michael Porter e Victor Millar.
No caso da Trevo, a especialização no atendimento terceirizado cria uma demanda por alta capacidade de manipulação de insumos das mais diversas texturas e estados químicos. Por isso, a necessidade de maquinários que trabalham com uma vasta gama de materiais.
Entenda os benefícios da produção terceirizada para o mercado de cosméticos brasileiro e conheça os maquinários Cetro que auxiliam no desenvolvimento do setor!
É nessa busca por flexibilidade produtiva que Gonçalves encontrou, na Cetro, uma equipe capaz de solucionar suas demandas! Afinal, quanto maior a flexibilidade da linha industrial e o número de produtos manipulados em um mesmo equipamento, maior é a sua margem de competição em diferentes segmentos e mercados.
Eficiência e produtividade de um ponta a outra da escala produtiva
As 5,6 milhões de oportunidades de trabalho distribuídas por indústrias, franquias, consultorias de vendas diretas e salões de beleza mostram o impacto do setor de cosméticos no Brasil. Os dados do “Panorama Anual 2023” da ABIHPEC revelam ainda um aumento de 4,8% na geração de oportunidades em 2022 em relação a 2021. Uma transformação responsável pelo equivalente a 256,2 mil vagas de emprego, segundo a Associação.
Sejam soluções de selagem, embalo, manipulação a vácuo, adição de rótulos ou os mais variados processos de beneficiamento e finalização, no Portal Cetro, você encontra o equipamento capaz de transformar sua produtividade! Conheça máquinas e embalagens que – da otimização premium a elevação do shelf life – auxiliam a gerar valor e qualidade ao seu negócio!
Aproveite maquinários como a Seladora de Indução Eletromagnética Refrigerada com Esteira ou a Rotuladora Automática de Frascos Cilíndricos CALM IF e veja como é possível fazer uma jornada completa de transformação tecnológica com o auxílio de profissionais capacitados!
Confira o teste abaixo realizado na unidade mineira da Cetro com os parceiros da Asher Indústria, empresa familiar que há mais de 15 anos opera e transforma o mercado de cosméticos brasileiro! Seja na matriz bauruense ou nas demais filiais, paulistana ou carioca, faça como o empresário Carlos Magno: dê o primeiro passo para transformar sua empresa!