A inovação que liga as tendências à otimização produtiva!
O papel da Cetro no cenário de investimento e transformação de embalagens no Brasil.
O ímpeto de transformar o mundo através da inovação impulsiona o trabalho e os desafios dos colaboradores da Cetro. Nessa missão, a empresa ressoa o comprometimento dos profissionais da companhia e a iniciativa empreendedora dos parceiros que confiam na Cetro para otimizar sua jornada produtiva.
Desse modo, a partir do desenvolvimento de soluções para múltiplos setores, a Cetro faz sua parte para levar adiante a transformação tecnológica brasileira. Afinal, como explica Paulo Negreiros Figueiredo, é imperativo que o Brasil aumente sua taxa de inovação para agregar mais valor e tecnologia de ponta a sua produção.
Em seu artigo “Por uma Estratégia Nacional de Capacidade para Inovar”, publicada na edição de julho da Revista Conjuntura Econômica (FGV), o Professor do Departamento de Gestão de Tecnologia e Inovação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FVG) discutiu os caminhos e a realidade inovativa do país.
Nesse contexto, o especialista defende a necessidade da construção de uma “estratégia nacional centrada na acumulação da capacidade tecnológica para inovar em empresas e indústrias”; propondo a ação de agentes inovativos do mercado e o apoio governamental.
Perseverar na eficácia dessa estratégia nacional é, para o Professor, uma das condições para que o Brasil encontre seu caminho até a tão merecida transição para níveis mais elevados de desenvolvimento industrial e socioeconômico. Em todo país, colaboradores e soluções Cetro auxiliam na construção de um mercado produtivo cada vez mais tecnológico e disruptivo.
Ao disponibilizar maquinários acessíveis e com alto custo-benefício, a Cetro fortalece as jornadas de transformação nacionais, desde o maquinário semiautomático até linhas de produção especializadas.
Economia, Consumo, Inovação e Investimentos
No segundo trimestre de 2023, o Monitor do PIB da FGV apontou um crescimento de 2,6% na atividade econômica do país em comparação com o mesmo período de 2022. Um dado importante para o universo Cetro, uma vez que o crescimento geral da economia é um dos fatores de suporte para que cada vez mais empreendedores invistam na expansão e otimização de seus negócios.
O positivo e modesto resultado foi influenciado pelo crescimento dos setores industriais e de serviços. Em linhas gerais, o índice mostra uma certa resiliência na economia – situa Juliana Trace, Coordenadora do Monitor, em comentário do relatório.
Nesse sentido, buscar compreender as necessidades de crescimento do mercado e da economia brasileira é se preparar para as oportunidades disponíveis à Equipe Cetro. É no momento da decisão que as vantagens competitivas da Cetro entram em campo. Afinal, da inicial manipulação de matérias-primas à otimização logística, o amplo portfólio da empresa atende todas as etapas de uma cadeia produtiva.
Por meio do trabalho de centenas de colaboradores, na Cetro, o mercado brasileiro conta com um atendimento integrado! Através dos canais de comunicação e vendas digitais ou nas unidades físicas – empresas como a Redutep Soluções Industriais (RTep) encontram o que há de melhor no ramo de maquinários para embalagens.
Especializada na entrega de equipamentos de automação industrial, a RTep buscou a Cetro para conhecer soluções armadoras de caixas para um novo projeto e diversas máquinas que auxiliarão seu trabalho de distribuição!
Na visita à matriz da Cetro, os parceiros da Rtep puderam avaliar a qualidade e a produtividade dos maquinários. Ao final da apresentação dos benefícios de uma Montadora e Seladora de Caixas, Iuri Markus, colaborador da empresa goiana, ressaltou a satisfação com a parceria: “O teste foi legal, os técnicos foram solícitos e atenderam todos os nossos questionamentos!”
Das tendências ao cotidiano
O artigo “A Análise de Tendências e da Cultura como uma Ferramenta para a Gestão de Marcas”, de Nelson Pinheiro Gomes, aponta como a gestão de marcas deve ser capaz de gerir grandes alterações nos comportamentos, “implementando narrativas que reflitam as novas mentalidades, necessidades e interesses do consumidor”. Nesse sentido, o estudo de tendências ajuda a entender o cliente e a delinear estratégias com maior segurança.
Lidar com essas transformações é parte do dia a dia da companhia. Afinal, é na Cetro que os principais processos de beneficiamento de mercadorias são organizados e otimizados!
Ao desenvolver soluções que reduzem o desperdício de insumos, por exemplo, a Cetro auxilia empreendedores na busca por sustentabilidade e otimização produtiva. Pois, quando empresas investem em soluções para o aprimoramento de seus processos logísticos, os benefícios aparecem em inúmeras etapas da produção – da redução do custo de embalo a elevação da produtividade.
Ao mesmo tempo, como aponta o estudo “A Importância da Logística no E-Commerce” (Fatec), empresas que se destacam como ambientalmente corretas podem conquistar a atenção dos clientes. Dessa maneira, o empresário aproveita as oportunidades geradas pelas tendências de consumo, expandindo sua capacidade produtiva e tecnológica.
Transformando anseios e inovação em oportunidades
Tal como define Gomes em seu artigo, as tendências desenvolvem-se em um ritmo acelerado. Por isso, além de compreender o que a pesquisa descreve como “uma previsão geral de algo que vai ocorrer de uma certa forma e que será aceito pela população em geral”, é necessário preparar os empreendimentos para aproveitarem as janelas de oportunidades e crescimento comercial.
De modo geral, segundo o autor, as tendências são direcionadas para as atitudes e necessidades dos consumidores através de aspectos não limitados ao design ou ao estilo e capazes de afetar diferentes atividades no cotidiano das pessoas. Comumente divididas em macro e microtendências, conheça as variações e os impactos desses fenômenos sociais:
Macrotendências | Microtendências |
Grandes estruturas de natureza internacional que influenciam vastos setores, mercados e demografias. Podendo ainda ser o resultado da somatória de microtendências com manifestações especificas a nível local. | De caráter regional ou nacional, afetam um número relativamente pequeno de indivíduos. Tratando-se de fenômenos associados a determinados setores ou comportamentos, como manifestações antecipadas, podem fornecer pistas para possíveis macrotendências. |
Fonte: “Nome das Cores de Esmalte e Tendências de Consumo Atual: Estudo de Caso da Marca Colorama nos Anos de 2010 e 2021” (UnB). |
Saiba como a inovação tem transformado as tendências de embalagens brasileiras!
Na realidade nacional, o estudo “Brasil Pack Trends 2020” (ITAL) aponta, como algumas das principais transformações ligadas à estética e à identidade das embalagens brasileiras, as seguintes macrotendências: premiumização, packaging renovations, pleasure experience, life-style packaging e a busca por identificação pessoal.
Nesse sentido, o desenvolvimento de produtos, maquinários e embalagens visando atender os consumidores-finais e os empreendedores fortalece as cadeias produtivas e as relações B2B do mercado nacional. Além disso, a influência das tendências de consumo, como explica o estudo de Gomes, faz com que a questão cultural assuma uma crescente importância.
Por isso, a análise de mídia, locais de consumo, mudanças nos estilos de vida e outros aspectos podem fornecer pistas relevantes com potencial de revelar recursos e potencialidades das empresas – como explica o pesquisador.
Como investem os empresários brasileiros?
Concentrado em máquinas e equipamentos, o grosso dos processos de fortalecimento da indústria brasileira relaciona-se, hoje, aos processos de aquisição, manutenção e atualização de soluções.
Segundo dados da pesquisa “Investimentos da Indústria 2022-2023” (CNI), dentre as grandes indústrias, 85% afirmaram ter realizado investimentos no último ano. Além de estar seis pontos acima do registrado na edição anterior do estudo, o percentual de investimentos no segmento não superava a marca de 80% desde 2014.
Ainda que os índices de intenção de investimento tenham oscilado ao longo de 2023, segundo dados da CNI, a pontuação geral permaneceu acima da média histórica de 51,6 pontos. De maneira prática, a necessidade de ampliação da produção e a redução de custos são norteadores para o investimento de empresários dos mais diversos ramos e escalas produtivas.
Em meio a inovação: quem compra olha para o quê?
Lidando com consumidores cada vez mais informados e preocupados com sua imagem pessoal e como os outros a percebem; Gomes ressalta que as marcas devem contribuir para a construção de narrativas, sendo um reflexo dos interesses e gostos do público.
No entanto, para além de elementos ligados à estética e às transformações subjetivas, é preciso considerar as transformações estruturais do mercado-alvo brasileiro. Aspectos como o aumento de casais jovens sem filhos, de pessoas morando sozinhas, de consumidores da terceira idade e o avanço das mulheres e das tecnologias no mercado de trabalho, conforme situa a publicação do ITAL. Nesse sentindo, equilibrar tendências de consumo com o ímpeto de investimento é um dos principais desafios das empresas.
Saiba como conquistar o consumidor com o apoio das soluções e inovações da Cetro!
Por isso, importantes aspectos como a capacidade de compra da população, a escolha dos pontos de vendas e as características das embalagens podem colocar um empreendimento à frente da concorrência.
Em seu relatório, o ITAL destaca ainda a importância da necessidade de inovação das embalagens nacionais como uma demanda ímpar para os empresários brasileiros. Visto que a embalagem proporciona a diferenciação e o apelo por meio da estética das cores, dos formatos, das imagens e dos grafismos. Gerando grande estímulo sensorial e emocional nos consumidores, como explicado na revista “Brasil Pack Trends 2020”.
Buscando atender empreendedores em busca da acessível Minivac ou de soluções que dialogam com tendências de premiumização, como a Linha Suprême; a Cetro lança constantemente novos maquinários! Afinal, a inovação que liga as pessoas, as máquinas e o fluxo de produção de uma ponta a outra é parte integral da Cetro!