A Cetro e as Estratégias para Expansão Internacional!
Confira os projetos, as soluções e os próximos passos da Expansão Internacional da Cetro.
“A oportunidade está lá, não significa que vai ser fácil, mas ela está lá!”
Dando o tom da mais recente girada de engrenagem da Cetro, a fala de Léo Mello sobre a viagem à Ásia mostra a nova realidade da empresa: a expansão internacional no comércio global. Impulsionado pela inquietação que criou e trouxe a equipe até essa realidade, esse é o momento em que, como reforça o CEO e fundador da empresa: “o jeito é ir lá e ver como é!”
Nesse contexto, talvez seja válido expandir o significado do “lá” para além de uma única viagem, mas para todo o percurso e comprometimento da Equipe Cetro com o processo de internacionalização da empresa. Um caminho que, em diferentes frentes e fontes, escreve a história da companhia.
Do interior paulista às filiais belo-horizontina, carioca e paulistana, e agora atendendo a empresários de um ponto ao outro do Continente Americano – como explicar a jornada da Cetro?
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Na internacionalização, soma-se ainda a inversão da lógica de importação das soluções Cetro, com a viagem e mudança dos colaboradores Luiz Arão e Higor de Oliveira para a China. Haja fôlego para seguir criando e levando a mudança que a Cetro e cada profissional busca para o mundo!
Cientes das incertezas, dos desafios e, principalmente, das descobertas do caminho, os profissionais encararam a oportunidade de contornar o mundo, via Paris, para ajudar a dar forma ao que há pela frente na jornada internacional da Cetro.
Novos ritmos de trabalho, alterações estruturais no cotidiano e dilemas profissionais – realidade comum não só àqueles que estão em outro fuso-horário, mas também à extensa equipe de profissionais que, por todo Brasil, dão a base e a força para girar a chave da empresa. Oferecendo e desenvolvendo as mais inovadoras e bem adaptadas máquinas para as cadeias produtivas de diferentes mercados.
É nesse contexto – focando no que a Cetro passou a última década fortalecendo – que se desenha o processo de internacionalização da equipe!
Aumentando a visibilidade!
Um processo feito a partir do equilíbrio e da calmaria? De maneira alguma, afinal, como colocou o CEO da empresa no Cetro Corporative Day, encontro que reuniu centenas de colaboradores das quatro unidades da companhia em 2022: “Aqui é um lugar que não anda em linha reta e a gente vai andar um pouco mais para cima agora, a gente vai começar a voar em 90 graus”.
Apostando em novos momentos, processos e construções; o atual contexto da empresa é também fruto da confiança de que, como explica Leonardo, é possível “formar uma nova galera” para tocar o negócio para frente. Isso diz respeito não somente à viagem e às novas operações no Gigante Asiático, mas a um conjunto de atividades e propósitos que envolvem toda a equipe.
Passar da importação para a exportação de maquinários é um desses novos trajetos. Afinal, como situa Carolina Miranda, processos de exportação trazem diversas vantagens para a empresa, para além dos benefícios financeiros: “te torna visível para o mundo inteiro”, explica a Especialista em Comércio Exterior da Cetro. No entanto, é preciso se preparar!
Dando base para a internacionalização: como está o cenário?
Capacitar os profissionais e colaboradores da Cetro para lidar com as inúmeras demandas que virão é uma necessidade. Como explica Miranda, inúmeros fatores influenciam nesse processo. Como equipe, a Cetro conhece as máquinas, agora é preciso treinar as pessoas e dominar um novo campo de operação. Até porque o cenário, seja nacional ou internacional, está vantajoso!
Em 2023, por exemplo, o Brasil registrou um saldo comercial que, acumulado até agosto, superou o superavit total de 2022! Ou seja, o país tem exportado continuamente mais do que importado – conforme apontam os dados do relatório ICOMEX de agosto, publicação desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Até o final do ano, a entidade estima o valor de 80 bilhões de dólares!
Superando as expectativas, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional avançou 0,9% no segundo trimestre de 2023, conforme os dados do Relatório de Acompanhamento Fiscal de setembro. A elevação do PIB foi especialmente impulsionada pela expansão de 0,9% do setor industrial e de 0,6% no setor de serviços – aponta a análise realizada pela Instituição Fiscal Independente (IFI).
Os bons ventos econômicos criam uma oportunidade única para o processo de expansão da empresa. Como coloca a Especialista em COMEX da Cetro, “a gente pode surfar nessa onda e aproveitar o nicho de coisas que a gente tem a exportar”.
Como retorno, espera-se o fortalecimento da marca e da identidade Cetro, somada à irradiação de benefícios e vantagens produtivas. Afinal, como pontuou a profissional, quando uma área da empresa cresce, o todo se beneficia.
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Seja em treinamentos e capacitações internas, na otimização da jornada do cliente, no desenvolvimento de maquinários ou no fortalecimento dos laços Cetro com a comunidade de empreendedores e profissionais de tecnologia, a Equipe Cetro segue levando o compromisso com a inovação a novos patamares.
A iniciativa da transformação!
Mudar, assumir uma nova postura, adaptar-se, investir naquilo que o dicionário Michaelis define como a “alteração de um estado em outro ou de uma condição em outra”; comprometer-se quando a transformação não é nada simples ou livre de adversidades.
É dessa maneira que a Cetro informa ao mercado que, mais do que simplesmente participar do comércio de maquinários e embalagens, é o compromisso com a inovação que leva a empresa a novos patamares.
Por trás dessa realidade, aulas de inglês, adaptações de sistemas, capacitações e estudos de mercado sustentam o contato e a trajetória do cliente. Afinal, nessa busca pelo melhor atendimento possível – como coloca Josefher Rodrigues – na Cetro, essa jornada começa antes do processo de vendas!
Do empreendedor brasileiro levando sua mercadoria para o exterior ao empresário internacional que visa expandir seu negócio, o empenho da Equipe Cetro em tornar sonhos e objetivos realidade parte da busca por facilitar a jornada de automatização!
Como explica o Executivo de Vendas da Cetro, isso é necessário para que, quando acontecerem outros atendimentos internacionais, não seja somente a empresa moldando sua realidade às demandas do cliente. Mas um cenário no qual os colaboradores e o parceiro contam com estruturas departamentais e plataformas apropriadas para atender os clientes da melhor maneira.
Para o profissional, a Cetro vem mostrando que há um caminho e oportunidades adiante. No entanto, declara Josefher, é preciso também que as pessoas corram atrás: “Os colaboradores precisam entender que existe a oportunidade de irem para os EUA, trabalhar como técnico ou com vendas”. Seja no Brasil ou no exterior, uma venda de sucesso não envolve somente o trabalho de um único colaborador, mas também a dedicação de todos os especialistas da Cetro.
Expandindo a fronteira da inovação
Profissionais acostumados com as mutações do #DNACetro, após anos de empresa, Higor e Arão encaram, do outro lado do mundo, novas e diferentes mudanças. Mesmo reconhecendo os riscos do processo, o empresário reforçou sua confiança nessa jornada de transformação: “Até hoje deu certo. Acredito e tenho fé, de novo, que vai dar muito certo – que a gente vai voltar de lá feliz por arriscar novamente!”
Ousar levar o trabalho a novos patamares e ainda conciliar as demandas, as adversidades e o desenvolvimento a longo prazo é, sem dúvida, um desafio. Em síntese, construir um novo futuro demanda perspectiva!
Para Luiz Arão, Engenheiro da Cetro há cinco anos, as dificuldades desses primeiros momentos na China podem ser vistas, inicialmente, na locomoção, alimentação e no idioma – aspectos normais do processo de adaptação. Usar a inquietação como força motriz para a inovação e a construção de novos caminhos, no entanto, faz parte da capacidade da Equipe Cetro.
É nessa mudança cultural, no ajuste a diferentes contextos, que os profissionais se encontram. Não só individualmente, mas como uma empresa que agora passa a lidar com parceiros de diversos países.
Entre empreendedores estrangeiros – que operam no mercado brasileiro – há os brasileiros que emigraram e que buscam, na Cetro, a confiança para inovar com a garantia de uma jornada segura e bem assessorada no exterior. É o caso da empresa estadunidense Fast Wishes, que adquiriu a Empacotadora Automática de Sachês CAPM 150 4S S VP-100 da Cetro para otimizar sua produção.
Mesmo com a possibilidade de adquirir equipamentos diretamente de fornecedores asiáticos, diversos empresários optam pelo apoio da Cetro. Analisando os fatores que criam essa oportunidade, a possibilidade de customização dos maquinários às demandas particulares de cada empresa, oferecida pela Cetro, se destaca. Essa é uma parte da receita de sucesso da companhia no mercado internacional!
Estratégias em prática!
Preparação, know-how, fornecedores estabelecidos, tudo isso a Cetro já tem. Agora é o momento de “pegar o que temos nas mãos e passar para frente”, afirma a Especialista em Comércio Exterior da Cetro. Afinal, todo processo demanda uma ação e, tal qual lembra Carolina Miranda, a Cetro nunca para!
Nesse contexto, a equipe vem se adaptando a diferenças sociais, logísticas e a singulares necessidades, expectativas e costumes. Dentre as novas características trabalhadas pelos profissionais, Josefher destaca a diferença cultural ao lidar com prazos, uma vez que se tratando de projetos personalizados, os parceiros não esperam o desenvolvimento de maneira imediata.
Mais uma curiosidade? Para complementar as vendas nos Estados Unidos, o profissional destaca que os clientes do país, normalmente, não gostam de mensagens, preferindo comunicarem-se por ligação: “Mesmo sendo brasileiros, eles têm hábitos norte-americanos. Ainda que mandem uma mensagem, eles te ligam em seguida”.
O profissional ressalta a importância de os colaboradores da Cetro acostumarem-se a essas particularidades do mercado externo. “Outra coisa interessante é que eles são lentos para responder o WhatsApp, porque eles não usam”, pontua o profissional.
Consolidando a cultura de internacionalização da Cetro
Adequar a linguagem e os canais de comunicação à cultura em que a Cetro está inserida é um dos primeiros passos para garantir uma comunicação eficiente. Ainda que o WhatsApp seja o principal aplicativo de mensagem do planeta atualmente, com 2 bilhões de usuários, segundo dados da Statista; há diversos países e grupos que não utilizam o serviço.
A aparente supremacia do aplicativo também é um traço cultural, levando em conta tanto o país como a região de principal atuação da Cetro. O Brasil é o principal usuário da rede, com 145 milhões de usuários; além disso, 60% dos países da América Latina utilizam o aplicativo, conforme aponta a empresa especializada em dados do mercado.
No fuso horário contrário, é da China que vem a principal concorrência da rede. O WeChat conta com cerca de 1,3 bilhões de usuários atualmente, segundo estimativas da Statista. Mostrando mais um dos processos de adaptação dos enviados da Cetro ao Continente Asiático.
Como colocou Léo Mello, se a experiência já é impactante quando realizada em um país ocidental, encarar 18 mil km de distância complica ainda mais a situação. “Uma coisa é ir e ficar alguns dias e voltar, outra é se estabelecer, criar um endereço, uma nova rotina, ficar longe da família. Enfim, é uma série de desafios”; pontua o CEO.
Há sete anos na companhia, essa não é a primeira mudança ou viajem internacional de Higor de Oliveira com a Cetro. Seja pela temporada que esteve na filial paulistana da empresa ou então na Pack Expo International 2022 em Chicago; o profissional sabe bem como são as transformações e demandas da empresa. Ainda assim, o cotidiano em uma cultura distinta desenha novos desafios. Questionado sobre como estava a expectativa para a mudança, Higor foi direto: “a máxima possível!”
“A Cetro somente conseguirá se tornar uma empresa global quando se comportar e agir dessa forma. O jeito mais rápido é por meio da soma de esforços de todos. Mudando o modo de pensar e agir no dia a dia” – Léo Mello, CEO e fundador da Cetro
A logística em perspectiva
Assumir novas características e fortalecer as capacidades e qualidades da empresa criaram não só o ambiente adequado para esse salto de internacionalização, mas também fizeram com que a Cetro começasse a ser reconhecida no exterior.
Na análise de Josefher, após as procuras pelos maquinários e soluções Cetro por clientes estadunidenses, é possível perceber que “as pessoas estão enxergando a Cetro como uma empresa disruptiva, jovem, com um DNA diferente”.
Nesse sentido, como pontuou Carolina Miranda, o conhecimento já está na empresa. Afinal, logisticamente falando, coloca o Executivo de Vendas, “quem vende no Brasil, consegue entregar em qualquer lugar do mundo!” Do Mercosul aos Estados Unidos, as soluções Cetro já otimizam processos e cumprem a função de ampliar a produtividade dos mais diversos empreendimentos.
A segurança que a Cetro demonstra no digital é, para Josefher, uma das principais características que impulsionam a jornada de sucesso da empresa no mercado externo. Atrelada à forte formação da identidade e da marca da empresa, essa característica evidencia ainda a versatilidade da companhia. “Nos sobressaímos muito porque nós vendemos muitas soluções em um único modelo de negócios”, pontua o profissional.
Dessa maneira, empresários de todo o mundo têm acesso a soluções completas em um só lugar. Ao contrário de fornecedores internacionais que normalmente operam de maneira segmentada, ou seja, só vendem uma linha de maquinários. Esse diferencial da Cetro facilita a experiência de compra das empresas, que podem, com um único negócio e parceiro, garantir linhas de produção completas!
Entrando em campo: a Cetro como player internacional
Área, campo, espaço, conhecimento – além das características citadas por Miranda como base para o desenvolvimento da Cetro no exterior, Josefher ressalta o padrão de mercado ofertado pela companhia aos empresários que acreditam na capacidade da indústria brasileira.
Seja ocupando posições estratégicas junto aos parceiros chineses, adaptando processos e departamentos internos, capacitando profissionais ou incitando os colaboradores a participarem ativamente no desenho dessa nova trajetória – o que não falta são transformações no horizonte da Cetro!
Tratar com normalidade esse novo momento demanda aceitar e aproveitar a nova realidade, bem como, ressalta Josefher, “preparar-se para estar à altura desse cliente”. Afinal, como finaliza o profissional, a Equipe Cetro está trabalhando para isso!
Do atendimento ao pequeno e médio empreendedor aos grandes empresários internacionais, a Cetro está preparada para facilitar o dia a dia de produtores de todo o continente. Confira, na prática, o processo de automatização proporcionado pelos profissionais Cetro e comece hoje sua jornada de otimização!