Black Friday 2023: agarrando as oportunidades do mercado
Da estratégia ao ataque, confira como foi o planejamento da Black Friday Cetro!
Na última década, a Black Friday mudou o panorama comercial de todo o continente. Como explica o artigo “O surgimento da Black Friday e os impactos da ação promocional sobre as compras de final de ano”, a relevância do evento é tal que levou muitas empresas a considerarem, com grande preocupação e atenção, a construção de seu orçamento anual de vendas, bem como o planejamento e a preparação para a ação.
Essa realidade engloba não somente as vendas presenciais, mas também o boom do comércio online dos últimos anos. Afinal, como situa o artigo publicado na Revista Gestão Contemporânea, somente no e-commerce, entre 2010 e 2020, a Black Friday registrou um crescimento superior a dois dígitos no país.
Por isso, dentre as iniciativas para proporcionar a melhor temporada de Black possível, os parceiros Cetro contaram com uma vasta produção envolvendo os mais diferentes departamentos da empresa.
Para além das promoções ao longo de novembro – entre vídeos e conteúdos fixos para redes sociais, reels informativos, campanha completa no site, projeto Esquenta Black e as lives de vendas na sexta-feira de 24 de novembro de 2023 – o que não faltou foi dedicação!
Conheça um pouco dessa jornada e saiba como a Black Friday 2023 movimentou o cotidiano da Cetro em novembro!
Black Friday 2023: quem compra e como?
Mesmo após o período de pandemia de Covid-19, o contínuo crescimento de operações comerciais online influencia o mercado. E, obviamente, a Black Friday não ficaria de fora desse fenômeno!
Segundo uma pesquisa do Google, divulgada pela Revista Exame, em 2023, cerca de 91% dos brasileiros podem ter utilizado canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos da data.
Dessa forma, preparar as redes e canais de comunicação Cetro para o fluxo de pesquisas e consultas realizadas por possíveis clientes de todo o continente influencia não só as vendas do cotidiano, mas também o fluxo informacional de quem, mesmo antes da Black, já estava em busca de soluções inovadoras. Especialmente, os 67% da população nacional que, segundo o levantamento do Google, planejou comprar na Black Friday 2023.
Há uma década, a Cetro se fortalece como uma empresa especializada em adaptar tecnologias e soluções para as necessidades de cada cliente e mercado atendido. Por isso, não à toa a empresa sabe como se comunicar diretamente com pequenos e médios empreendedores.
Ou seja, aqueles que buscam nas promoções da temporada Black o desconto necessário para atender suas particularidades e, assim, dar aquele passo para otimizar seu empreendimento com um parceiro seguro.
Além disso, o retorno vale a pena! Afinal, como apurado pelo estudo da multinacional, além do aumento no ticket médio de compra, que atinge agora R$ 473,00; um a cada quatro consumidores brasileiros podem ter gastado mais de mil reais durante a Black Friday 2023!
No entanto, é preciso investir para garantir a preferência do consumidor. Como destacou o Head de Negócios para Varejo do Google: “O cliente está mais exigente. A Black Friday não é só comprar barato, é sobre comprar com segurança e qualidade”.
Fábio Garcia, em entrevista à Exame, ressaltou ainda como, ao adiantar a comunicação de promoções, pequenas e médias empresas encontram uma forma de destacar seu posicionamento para conquistar novos clientes.
Os benefícios do planejamento!
Alvoroçadas desde o início do ano, as buscas pela Black Friday 2023 não deram trégua um minuto. Em comparação a 2022, apontam dados do Google, a pesquisa pela data cresceu cerca de 24% ano passado.
Além disso, é preciso levar em conta que, em toda América Latina, cerca de 50% do faturamento de empresas varejistas tem sua origem de recursos e mercadorias vendidas em regime de promoção. Conforme situa o estudo “Estratégias de Preço Promocional no Varejo Brasileiro para Incentivo de Vendas” (FGV).
Em relação aos aspectos positivos da Black Friday para varejistas, o artigo da Revista Gestão Contemporânea ressalta ainda a alavancagem de vendas, a captação de novos clientes e os ganhos em escala, para quem se movimenta e sabe como dialogar com os clientes, sejam eles B2B ou consumidores-finais.
Como explicou o estudo do Google, dentre os brasileiros que compram na Black Friday, metade não possuí varejista, marca ou produto/modelo definido. Ou seja, ganha quem se conectar e conquistar a confiança do potencial cliente.
No Esquenta Black da Cetro – campanha que antecipou em uma semana diversas promoções de soluções Cetro – parceiros e possíveis consumidores puderam antecipar suas compras ou, ao menos, conhecer os dados técnicos de maquinários de seu interesse!
No epicentro da Black: o 24 de novembro
Fruto do comprometimento de centenas de colaboradores, cada detalhe das ações de Black Friday foram pensadas minuciosamente. Afinal, haja engrenagens para girar tamanha operação!
Desde a preparação estratégica e o desenvolvimento do marketing, a verificação de disponibilidade no estoque e envio, passando pelo atendimento com o cliente até o acompanhamento no pós-vendas – o que não falta é trabalho!
Ainda assim, no momento da decisão, na propícia sexta-feira de 24 de novembro, a atenção é imprescindível! Em 2023, a personificação do ataque ficou com o trio de Executivos de Vendas da matriz, Larissa Bertaglia, Isadora Saragnoli e Eriton Ferreira que, ao longo da Black Friday, impulsionaram o boca a boca da identidade Cetro em lives no Instagram da empresa.
Seja instigando o consumidor a agarrar as oportunidades da Black Friday Cetro, como colocou Larissa no anúncio das lives de vendas. Ou então, chamando os futuros parceiros da empresa a “dar um up nos seus equipamentos e ainda economizar” – das oito da manhã às seis da tarde, os colaboradores apresentaram diferentes soluções e grupos de equipamentos em promoção.
De Seladoras a Vácuo Domésticas aos benefícios de máquinas voltadas à produção comercial, como Datadores e Seladores de Indução; ao longo do dia consumidores puderam conhecer dados técnicos e benefícios de inúmeros maquinários Cetro. E, assim, pensar em como transformar a qualidade e a produtividade de seu negócio!
Aqueles que ficaram ligadas nas lives da Black Friday Cetro 2023 puderam ainda aproveitar cupons de desconto específicos. É a conexão do conhecimento especializado, do comprometimento dos colaboradores e o ímpeto de inovação do cliente – que, por meio de comentários, pôde interagir diretamente com o #TeamCetro!
De olho na inovação em cada setor produtivo
Um exemplo claro de segmento disposto a agarrar as oportunidades deste período de final de ano é o setor de Alimentação Fora do Lar. Como contextualiza a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em meio a ondas de calor intenso que atingem o país, uma das opções encontradas pela população para se refrescar tem sido justamente reunir amigos na mesa de estabelecimentos.
A partir de uma necessidade social surge uma oportunidade comercial capaz de se alastrar por toda cadeia produtiva. Afinal, segundo estimativas da Abrasel, esse comportamento deverá impulsionar significativamente o setor, que poderá apresentar crescimento de até 15% nos dias de calor.
Em entrevista à associação, Paulo Solmucci afirmou ainda que, “durante o calor, é natural que as pessoas busquem consumir bebidas mais refrescantes, como cervejas, drinks e sucos gelados. Com isso, a expectativa é de que a procura gere um crescimento de até 40% no faturamento com bebidas, contribuindo no resultado dos bares e restaurantes”.
A fala do Presidente-executivo da Abrasel é apoiada pelos valores de mercado de bebidas, cuja alta inflacionária não foi totalmente repassada ao cardápio de segmentos da Alimentação Fora do Lar.
No caso de cervejas, por exemplo, o varejo teve um aumento de cerca de 1,8%, enquanto bares e restaurantes limitaram-se, em média, a elevação de 0,72% – segundo dados da Abrasel.
Economizando com estratégia e segurança!
No Esquenta Black e na semana de Black Friday 2023, parceiros Cetro e empreendedores da Alimentação Fora do Lar puderam aproveitar soluções e equipamentos especializados na otimização de processos gastronômicos!
Sejam equipamentos para transformar os processos de hamburguerias, pizzarias ou mesmo de sorveterias; com as atualizações do Portal Cetro e a consultoria de profissionais especializados, o que não faltou foram soluções ideais para o empreendedor transformar seu negócio.
Independentemente do segmento, uma coisa é certa: o equipamento ideal está no Portfólio Cetro!
De soluções individuais, capazes de facilitar a profissionalização e os primeiros passos rumo à automatização, a linhas de produção e projetos customizados; com a Black Friday 2023, o parceiro Cetro teve oportunidade de transformar suas perspectivas produtivas!
Além de aproveitar as vantagens competitivas de maquinários e embalagens especializadas, produtores de todo o continente contam com o apoio de um parceiro experiente, capaz de auxiliar em sua jornada de consumo e inovação! Com as promoções e descontos da temporada Black, o caminho para a otimização nunca esteve mais palpável!