Back To Top

4 de junho de 2024

O Crescimento e a Confiança do Micro e Pequeno Empresário

By
  • 0

Do aumento de acesso ao crédito a programas para sanar dívidas, saiba como MPEs tem se beneficiado com o crescimento econômico!

Falar em crescimento econômico em um país de dimensões continentais como o Brasil é mexer com dados astronômicos! Afinal, estamos falando da vida, do trabalho e dos negócios de mais de 200 milhões de pessoas. Avaliando pesquisas sobre a realidade nacional de 2023 e 2024, especialistas firmam um cenário de crescimento econômico e social que envolve, principalmente, o fortalecimento de pequenos negócios por todo o país!

Levantamentos da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), por exemplo, apontaram um crescimento de 11,5% no rendimento médio da população. Fator que não só estimula o consumo, influenciando o aumento de Índices de Confiança do Consumidor ao longo do ano – mas, principalmente, colocando o rendimento médio do brasileiro em R$ 1.848.

Nesse cenário, soma-se ainda outros dados positivos ao crescimento de pequenos negócios! Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que 8 em cada 10 empregos criados em 2023 são frutos do desenvolvimento de pequenos negócios. De modo geral, das 1,48 milhão de novas contratações realizadas no último ano – 1,18 milhão estão ligadas à micro e pequenas empresas (80,1%).

De volta a 2024, estímulos econômicos e a dedicação de profissionais das mais diferentes áreas seguem impulsionando positivamente o cenário econômico nacional. O Relatório de Mercado do Boletim Focus, publicado em 13 de maio pelo Banco Central, prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2,09% até o fim do ano. Notícias boas para toda a população!

Assim, encontrar oportunidades para expandir e fortalecer seu negócio é um passo lógico! Em um contexto de crescimento nacional, é hora de você se preparar para otimizar e consolidar sua empresa, empreendedor! Para trilhar essa jornada com segurança e eficiência, conte com os conteúdos, os especialistas e as soluções da Cetro para crescer cada vez mais!

Mas, de fato, o que um empreendedor precisa para fortalecer seu negócio? Segundo Décio Lima: “Temos a certeza de que, com melhores oportunidades, os empreendedores espalhados pelo país poderão contribuir ainda mais com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento do país”.

Para o Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é preciso dar mais visibilidade ao setor de micro e pequenos empreendedores. Afinal, como declarou Décio no evento “Diálogos Capitais: Um projeto de Brasil”, realizado no início de maio em Brasília, “95% dos CNPJs no Brasil são responsáveis por 55% dos empregos formais e por apenas 30% do PIB. São homens e mulheres que produzem renda e fazem a nossa economia girar. Esse setor precisa ter visibilidade, pois não tem acesso ao mercado da forma que merecia ter. Ele é a base de garantia e de sustentação das grandes cadeias produtivas.”

Ficar de olho no ritmo da economia nacional – passando pelos diferentes desafios e oportunidades do comércio, do agronegócio, do setor de serviços e da indústria é um desafio e tanto. Por isso, pesquisas de análises gerais, como o Índice de Confiança do Empresário (ICE) ou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), organizados pela Fundação Getúlio Vargas e pela Confederação Nacional da Indústria, respectivamente, são um grande auxílio para compreender o panorama brasileiro.

Em maio, por exemplo, o ICEI registrou um crescimento de 0,7 ponto em relação a abril, atingindo uma marca de 52,2 pontos – permanecendo acima da média nacional – e indicando alta confiança do setor. Já a última divulgação do ICE, em abril, apontava uma alta de 95,8 pontos, pontuação que colocava o índice em seu maior valor desde outubro de 2022.

Do outro lado da otimização produtiva – pensando em quem vende soluções e equipamentos para impulsionar a vida dos produtores dos mais variados setores – preparar profissionais para levar a inovação adiante é sempre um ponto necessário. Para Léo Mello, por exemplo, um bom time de vendedores deve ser também uma boa equipe de comunicadores.

Profissionais que saibam fazer perguntas, exerçam uma escuta ativa e, portanto, são capazes de “realmente atender a necessidade do cliente”, explica o CEO e fundador da Cetro. É assim, explica Leonardo, que se resolvem milhões de problemas, tanto dos clientes quanto da Cetro.

Pessoas ambiciosas e dispostas a enfrentarem mudanças, mais do que uma definição dos colaboradores Cetro, essas características também definem empreendedores de sucesso! Pessoas que sabem que a inovação e o investimento podem levar um negócio muito além do que se esperava!

Mas como fazer isso na prática? Como ter acesso ao crédito e, assim, girar a economia, comprando mais insumos e investindo na melhoria de seus processos e equipamentos? Atualmente, como explicou Décio Lima à Agência Sebrae de Notícias (ASN), 88% das MPEs não acessam crédito no país. Ou seja, são excluídos do próprio mercado, ressalta o Presidente do Sebrae.

Para sanar esse problema, a entidade, junto ao Governo Federal, está oferecendo ao empreendedor brasileiro a maior carteira de crédito da história da entidade: 30 bilhões de reais disponibilizados por meio do Fundo de Aval à Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

“É o momento de acreditar no Brasil, termos otimismo, de superarmos os obstáculos, de retomarmos a industrialização e apoiarmos o povo brasileiro”, reforçou Lima em seu discurso nos Debates Capitais. Destacando ainda a importância dos negócios, no presente e no futuro, estarem alinhados a conceitos como inovação, sustentabilidade, e promoverem a inserção das famílias mais pobres – relatou à ASN.

Saiba mais sobre o Fampe e entenda o funcionamento da iniciativa de aprovação de crédito para o empreendedor!

Se o crédito para facilitar a inovação e o crescimento da economia e dos negócios é importante – dar meios para o empreendedor equilibrar as contas e sair do vermelho é necessário. Mas é sempre bom ter uma ajuda, não é mesmo?

Para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte em débito com bancos e outras instituições financeiras, as notícias não poderiam ser melhores!

Em 22 abril de 2024, começou a valer o programa “Desenrola Pequenos Negócios no Brasil” – iniciativa de renegociação de dívidas que faz parte do programa “Acredita” – desenvolvido pelo Governo Federal, via Ministério do Empreendedorismo, que tem o Sebrae como parceiro na avalista da tomada de crédito via Fampe.

Segundo Márcio França, o Governo oferecerá, aos pequenos empresários, a possibilidade de renegociar dívidas com descontos que giram de 40 a 90%! “Isso vai permitir que os empreendedores voltem a ter crédito para investir, gerando emprego e renda”, afirmou o Ministro de Empreendedorismo em entrevista ao G1.

Confira algumas das principais dúvidas sobre o programa e não perca a chance de organizar suas contas!

A representação de um recomeço para milhões de brasileiros, foi com esse entusiasmo que o Sebrae recebeu o lançamento desse inovador programa, segundo Antônio Valdir Oliveira.

Afinal, como explica o Gerente de Capitalização e Serviços Financeiros da entidade, os pequenos negócios vêm sofrendo com o endividamento resultante de um cenário de juros altos, com taxas que comprometeram a estabilidade financeira e impedem o crescimento. De modo geral, o programa deverá atingir cerca de 6,5 milhões de micro e pequenos empreendedores que se inviabilizaram economicamente – comentou Oliveira à ASN.

No universo e #DNACetro, sabemos bem a importância de enfrentar desafios de frente. E se, hoje, as engrenagens se concentram em fortalecer o processo de expansão internacional, muito chão brasileiro já foi percorrido pela equipe de colaboradores da empresa!

Como aponta Léo Mello, cruzar fronteiras internacionais é um sonho antigo, fruto do trabalho de quem quebrou barreiras ao longo do caminho. “Quando fui montar a minha primeira loja em São Paulo, por exemplo, foi uma barreira enorme chegar naquela cidade, na marginal. Tudo grande para quem era do interior – e ainda assim, funcionou” – explicou o CEO da Cetro em entrevista.

Vencer os desafios não significa que tudo foi perfeito, “teve muita dificuldade, como tenho até hoje, mas a gente sempre superou e cruzou a linha daquele desafio. E o benefício (dessa superação) é sempre muito maior do que o que a gente tinha naquele momento”, finaliza o empresário.

Inspire-se, você também, a andar em direção à otimização de seu negócio e aproveite a onda de crescimento econômico do país! Nas redes e canais de comunicação da Cetro, você encontra soluções, dicas e conteúdos de empreendedorismo para impulsionar sua empresa a ir cada vez mais longe!

Além disso, se a vontade é conhecer os maquinários e soluções capazes de elevar seus processos e índices de produtividade, basta acessar o Portal Cetro ou entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Em 2024, leve sua empresa para mercados cada vez maiores e aproveite essa jornada em boa companhia – afinal, a Cetro também quer continuar crescendo! E como destaca nosso CEO: “não é só o nosso produto, é como a gente faz!”


Prev Post

Catupiry E Cetro: Uma Parceria Produtiva

Next Post

Cultura Exportadora: As Fronteiras Da Inovação Brasileira

post-bars

Leave a Comment