Back To Top

18 de fevereiro de 2025

Fevereiro Roxo: a Cetro pelo bem-estar!

Acompanhe como foi a palestra de conscientização sobre doenças crônicas ministrada aos colaboradores.

Na sexta-feira de 14 de fevereiro, a Equipe Cetro se reuniu em apoio à Campanha Fevereiro Roxo. De forma presencial e remota, os colaboradores da Matriz e das Filiais tiveram acesso a conhecimentos sobre doenças crônicas, com enfoque na Fibromialgia.

Para explicar sobre a Campanha, a Cetro recebeu a palestrante Thaís P. Cândido, Enfermeira do Setor de Medicina Preventiva da Unimed, que apresentou, em detalhes, o que é a Fibromialgia, seus sintomas e formas de identificação e tratamento. Confira:

(Créditos: Comunicação/CETRO)

O Fevereiro Roxo e a Fibromialgia

A Campanha Fevereiro Roxo, focada na conscientização sobre doenças como a Fibromialgia, o Lúpus e o Alzheimer, tem o objetivo de promover apoio àqueles que são afetados por essas condições e reforçar a importância de cuidados com a saúde.

Conhecida como “dor invisível”, a Fibromialgia se manifesta no corpo todo e encontrar uma causa concreta para seu surgimento nem sempre é possível. Além disso, segundo a palestrante, alguns pacientes dizem que essa dor “caminha pelo corpo”, atingindo várias partes da musculatura, sem a identificação de inflamações ou inconformidades.

Uma das justificativas encontradas para isso é a possibilidade de distúrbios neurológicos que causam hipersensibilidade à dor e, por isso, a Fibromialgia não é detectada em exames corporais. Dessa forma, os médicos precisam avaliam cautelosamente os sintomas e realizar exames que descartem doenças com impactos semelhantes.

Além da dor difusa pelo corpo, os principais sintomas são a disfunção no sono, a alteração no hábito intestinal, depressão e dificuldade em praticar exercícios físicos. O último, apesar de causar dores, é um dos pilares para o tratamento da doença, fortalecendo aos poucos a musculatura e proporcionando bem-estar, explica a Enfermeira.

Apesar de não ter um diagnóstico simples, a Fibromialgia precisa ser tratada, principalmente, para não ocasionar outras doenças. Para isso, a profissional da Unimed destacou que praticar exercícios físicos e regular o sono são essenciais para a redução dos sintomas e uma melhor qualidade de vida.

“Fui à palestra para entender o que é a Fibromialgia e tudo foi explicado de forma muito clara, com slides objetivos. A palestrante, com o conhecimento notável na área da saúde, exemplificou e tornou o entendimento mais simples, além da troca que (a ocasião) nos proporciona com os colegas de trabalho.” – Natalia Bincoleto Silva, Assistente de Pré-Vendas da CetroX.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

Um mimo pelo bem-estar dos colaboradores

Como não há uma causa ou exame específico para o diagnóstico da Fibromialgia, cuidar da saúde física, mental e emocional deve ser uma prioridade entre aqueles que carregam o #DNACetro.

Sendo assim, ao fim da palestra, os colaboradores receberam como mimo bolinhas antiestresse roxas acompanhadas de um cartão com instruções para realizar movimentos relaxantes. Além de propor momentos de relaxamento durante o trabalho, o mimo também é um lembrete para o autocuidado.

(Créditos: Comunicação/CETRO)

“Explorar esses temas nos ajuda a entender melhor nosso corpo e é uma forma de ajudar o próximo. Com a correria do dia a dia, o hábito de nos cuidar passa despercebido e ignoramos alguns sinais de alerta. Trazer esse conhecimento tão perto de nós nos ajuda imensamente.” – Julia Graciano, Analista de Marketing.

Conversar sobre saúde é focar nas boas práticas!

Por trás de cada ação focada na saúde e no bem-estar dos colaboradores Cetro, existe a essência presente em nosso DNA. A cultura e o cotidiano da companhia são reflexo do cuidado e compromisso com o colaborador, que é incentivado a levar uma vida mais equilibrada e saudável, realizando boas práticas e priorizando sua qualidade de vida.

Confira os conteúdos produzidos para o Blog Cetro e siga nossas redes sociais para ficar por dentro da rotina daqueles que são capazes de transformar o mundo!


Para saber mais sobre a rotina e a cultura do #DNACETRO, aproveite as matérias, entrevistas e produções do Blog Cetro!

Prev Post

Mamma Mia: Almoço Italiano na Cetro!

Next Post

Fala, Léo: As novas demandas de mercado

post-bars

Leave a Comment