Back To Top

21 de março de 2025

Best Collab: Cosméticos e Alimentícios!

Saiba como essa tendência de mercado pode proporcionar parcerias e impulsionar as vendas de seu negócio!

Se você produz no setor de alimentos ou cosméticos, com certeza, já percebeu a explosão de collabs entre grandes marcas. Essa tendência de parcerias, que une o melhor dos dois mundos, visa explorar o gosto do público por lançamentos que trazem uma experiência sensorial extremamente agradável e uma nova proposta de produto ao mercado.

Quer saber como conectar seu negócio a outras marcas e executar um planejamento de colaboração assertivo? Entenda o que pode beneficiar a percepção sobre seu produto no mercado e as principais características a serem exploradas para conquistar o público desejado! Confira as dicas do Blog Cetro:

Benefícios de uma collab para as marcas

Pela popularidade, é possível perceber que as collabs são muito vantajosas – e isso vai além da lucratividade! Ao atrair e mesclar públicos semelhantes entre dois mercados, as marcas ampliam sua conexão e estabelecem uma relação de mútuo benefício, gerando aumento de vendas e instigando os clientes ao consumo.

Além disso, os lançamentos e edições limitadas despertam a curiosidade, o desejo de experimentar e o sentimento de urgência no público, aumentando, assim, sua procura e percepção de valor. E claro, se a collab for um sucesso, por que não estabelecer o produto no mercado indefinidamente?

É preciso elaborar um produto que reflita o propósito das duas marcas, conectando seus interesses à necessidade do público para fortalecer o alcance da collab e a estratégia de vendas. Para isso, comece refletindo: de que forma esse produto pode carregar um conceito diferenciado, inovador e instigante que gere engajamento?

Dica #01: Faça do produto uma tentação sensorial

Para tornar um produto o mais querido entre o público-alvo, é interessante explorar questões sensoriais que instiguem o consumo, como sabores e odores agradáveis. Dessa forma, é possível ampliar a visibilidade do produto para além de sua versão original, mudando sua função de acordo com a necessidade do cliente.

Exemplos disso são os sabonetes, xampus, hidratantes, body splashes, desodorantes, batons e lip gloss que, quando em collabs com empresas alimentícias, tornam-se uma atração.

Ao associar cheiros doces e frutados a seus produtos, as marcas criam algo único e cada vez mais próximo dos hábitos de consumo do público – abrindo portas para as oportunidades e o lucro!

Dica #02: Reflita a essência do consumidor

Outra forma de acertar na collab é unir duas marcas que caracterizem muito bem um mesmo público. Para isso, é essencial definir uma persona para representar os principais interesses dos consumidores e, a partir disso, relacionar os propósitos e objetivos das marcas para elaborar um produto atrativo e que reflita a essência do cliente!

Sabe quando você encontra um produto e cada detalhe de sua composição vai ao encontro de suas preferências? É exatamente esse ponto que as parcerias querem atingir! Por mais inusitados que possam parecer, a combinação de ingredientes, narrativas de consumo e propósitos de existência são o segredo para um lançamento impactante.

Saiba como fazer um Mapa da Empatia para entender as necessidades e os desejos de seu público!

Dica #03: Inclua cosméticos únicos como brindes

Agora, se a ideia é utilizar o cosmético como um complemento para o produto alimentício, é necessário olhar por outra perspectiva. Nesse caso, o cosmético serve como incentivo para que o cliente realize a compra e consuma os dois produtos, estimulando a experimentação das mercadorias e agregando valor às marcas.  

Essa estratégia de venda é muito interessante quando se deseja ampliar o mercado consumidor e, principalmente, criar o conceito de um produto totalmente novo. É preciso lembrar que o perfil de consumidor atual está cada vez mais antenado nas novidades e, por isso, estar em evidência com collabs pode ser decisivo para impulsionar seu negócio.

Priorize uma collab com produtos de alta qualidade!

Para garantir que a collab represente positivamente a união das marcas, manter a qualidade dos produtos é fundamental! Diante disso, priorizar processos de produção seguros e eficientes é uma das principais formas de demonstrar que, mesmo que diferente, esse lançamento continua nos padrões exigidos pelo cliente.

Por fim, nessa mesma perspectiva, o Blog Cetro traz uma dica bônus: acesse o Marketplace da Cetro e confira diversos maquinários para fabricantes de cosméticos e alimentos produzirem com excelência.

Além disso, fique de olho no Blog Cetro e nas redes sociais da companhia para se manter atualizado sobre as principais tendências de mercado!


Descubra as tendências de mercado que mais conquistam a Geração Z!

Prev Post

Equipamentos Essenciais Para Seu Motorhome

post-bars

Leave a Comment