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26 de março de 2025

Aprenda a fazer um bom benchmarking

Confira dicas imperdíveis para você fazer um benchmarking de qualidade e sempre estar à frente da concorrência!

No mundo empreendedor, acompanhar e se inspirar nas melhores práticas da concorrência é fundamental para entender em que cenário seu negócio está. Para isso, você deve usar técnicas de benchmarking.

Neste artigo do Blog Cetro, confira tudo o que você precisa saber para aplicar essa estratégia com excelência e garantir que sua empresa esteja sempre um passo à frente no mercado!

Por que eu devo fazer benchmarking?

Por mais que termos em inglês possam demandar um pouco de paciência para serem compreendidos, o conceito de benchmarking é bem simples: ele representa a comparação que você faz entre as práticas de sua empresa e as dos concorrentes.

Sendo assim, o objetivo é identificar pontos fortes, oportunidades de melhoria e tendências que podem ser aplicadas em seu negócio. Afinal, essa estratégia permite que você aprenda com os acertos e erros dos outros, evitando que sua própria empresa precise passar por muitos obstáculos no caminho para o crescimento.

Existe apenas um tipo de benchmarking?

Existem diferentes formas de realizar o benchmarking, cada uma com um propósito específico. No entanto, é possível dividi-las em dois tipos básicos:

Benchmarking interno:

Antes de olhar para fora, você precisa fazer uma autoanálise. De fácil implementação e baixo custo, o benchmarking interno compara os processos dentro da própria organização. Ao analisar diferentes setores ou filiais, você saberá por onde começar a otimizar suas operações.

Saiba como analisar as forças, as fraquezas e as oportunidades de sua empresa com uma simples Matriz SWOT!

Benchmarking externo:

Após entender seu próprio cenário, é necessário expandir a análise para o mercado. Esse tipo de pesquisa possui o objetivo de auxiliar seu negócio a identificar tendências e inovações de outras empresas que podem ser aplicadas na sua.

Confira as três principais abordagens do benchmarking externo:

  • Competitiva: Esse método consiste em observar seus concorrentes diretamente para entender suas estratégias e seus diferenciais. Por isso, ele é ideal para aprimorar seus processos com foco em se destacar no mercado.
  • Funcional: Para realizar essa abordagem, você deve focar em procedimentos específicos, buscando as melhores práticas em diversos setores e indústrias para se inspirar. Com esse norte, as chances de otimizar a eficiência de suas operações crescem muito!
  • Genérica: É a forma mais simples de fazer benchmarking. Aqui, você deve observar, em empresas de qualquer segmento, inovações que podem ser adaptadas ao seu contexto. Afinal, muitas vezes, soluções criativas surgem de áreas completamente diferentes da sua!

Como fazer um benchmarking eficiente?

Para começar a fazer o benchmarking, você deve considerar alguns pontos. Sendo assim, confira algumas dicas básicas de planejamento para você saber como realizá-lo e o que esperar dessa pesquisa!

Você deve escolher com o que vai comparar

Quais empresas ou setores são referência no que você deseja aprimorar? Seja internamente, nos concorrentes diretos ou indiretos, observe como pessoas ou serviços que te inspiram realizam o trabalho e mantém boas práticas, que podem ser aplicadas em seu negócio como um todo.

É importante coletar os dados necessários

Não deixe de reunir informações relevantes sobre o modelo observado por meio de pesquisas de mercado, relatórios financeiros, visitas técnicas, entrevistas ou até mesmo testes como cliente oculto. Saiba que, quanto mais dados você tiver, melhor será sua análise e o resultado.

Veja também: Como fazer uma pesquisa de mercado?

Transforme insights em ações estratégicas

Utilize a análise realizada para implementar mudanças de forma inteligente. Ou seja, adapte boas condutas para o cotidiano do seu negócio, teste novas abordagens e crie estratégias eficazes para potencializar procedimentos.

Ajustes são parte do processo

O benchmarking é um desafio contínuo de aprendizado e aprimoramento. Dessa forma, acompanhe os impactos das mudanças aplicadas, meça os resultados e esteja sempre pronto para fazer ajustes. Afinal, o mercado está em constante evolução e sua empresa precisa se adaptar para se manter competitiva.

Aprimore seu negócio com um benchmarking inteligente!

Apostar no benchmarking é uma das formas mais inteligentes de impulsionar o sucesso de seu empreendimento. Entretanto, lembre-se: o objetivo da análise não é copiar, mas aprender com as referências, ajustando estratégias ao seu contexto para alcançar melhores resultados.

Agora que você já sabe como aplicar essa ferramenta poderosa, que tal colocar em prática? Continue acompanhando o Blog Cetro para mais dicas e insights que vão transformar sua forma de empreender!


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