Abril Marrom na Cetro, uma equipe de visão!
Confira como foi a palestra focada na conscientização dos colaboradores sobre a importância da saúde ocular.
Quando se fala sobre cuidados com a saúde, muitos se esquecem da importância da saúde dos olhos! A visão, que auxilia em diversas atividades cotidianas, pode ser afetada ou deteriorada e, por isso, é preciso dar atenção a sua saúde e aproveitá-la com sabedoria.
Nesse sentido, no dia 11 de abril, a Equipe Cetro se reuniu para uma ação de conscientização, prevenção e combate às diversas formas de cegueira. Com a palestra de uma profissional de saúde da Unimed, os colaboradores puderam expandir seus conhecimentos quanto à necessidade de atentar-se aos sinais e fazer exames preventivos.
Confira como foi esse momento de trocas significativas entre aqueles que carregam o #DNACetro:
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Por trás dos significados da campanha
A palestra foi ministrada por Thais Pereira Cândido, Enfermeira da Medicina Preventiva da Unimed. Nesse encontro, ela apresentou aos colaboradores os significados por trás da campanha, as doenças oculares mais recorrentes, recomendações preventivas e algumas curiosidades sobre a saúde dos olhos – o que atraiu o interesse da Equipe.
A Campanha Abril Marrom, representada pela cor mais comum entre os olhos dos brasileiros, é uma forma de alertar a sociedade sobre doenças oculares e reforçar a inclusão de pessoas com deficiência visual. E o mês em que também é comemorado o Dia Nacional do Braille é uma grande oportunidade para abordar o tema entre os colaboradores.
(Créditos: Comunicação/CETRO)
O segredo da prevenção é o conhecimento
Entre os principais problemas oculares abordados pela palestrante, a Catarata, a Degeneração Macular Relacionada à Idade, o Glaucoma e a Retinopatia Diabética são as doenças mais comuns.
Ocasionadas pelo avanço da idade ou agravadas por outras circunstâncias, elas são evitáveis se precocemente tratadas, caso contrário, podem evoluir para uma possível cegueira.
A profissional da Unimed explicou cada uma delas de forma objetiva:
- Catarata: Mais comum entre pessoas idosas, essa doença afeta o cristalino e muda a coloração da visão, fazendo com que a pessoa passe a enxergar de forma embaçada ou acinzentada.
- Degeneração Macular Relacionada à Idade: Com o desgaste natural da estrutura dos olhos conforme os anos, a visão acaba sendo atrapalhada por uma mancha no centro da pupila.
- Glaucoma: É causado pela alta pressão intraocular que pode resultar em danos no nervo e na perda da visão nas bordas da pupila. Sem demonstrar sintomas evidentes, normalmente, ele é notado quando a pessoa já teve uma perda considerável da visão.
- Retinopatia Diabética: Da mesma forma que essa doença afeta outras partes do corpo, a Diabetes pode causar manchas escuras na retina e afetar a visão quando descontrolada.
(Créditos: Comunicação/CETRO)
Por essas e diversas outras doenças oculares específicas, é preciso estar atento e realizar consultas oftalmológicas anuais para, assim, realizar tratamentos e cirurgias em tempo adequado.
Além disso, a palestrante recomendou não coçar os olhos para evitar lesões e deslocamentos da retina, não utilizar colírios sem prescrição médica e fazer uso de óculos conforme orientação médica.
“A palestra que tivemos foi extremamente interessante e intuitiva, abordando um tema que, muitas vezes, deixamos de lado: a saúde de nossos olhos. Foi um lembrete importante de que a visão tem um papel essencial em nossa qualidade de vida e que os olhos merecem tanto cuidado quanto qualquer outra parte de nosso corpo. Por isso, que possamos sempre lembrar que cuidar da saúde ocular é fundamental!” – Letícia Prado, Auxiliar Administrativo – SAC CetroX.
Cuidar dos olhos é enxergar além!
Para a Cetro, uma equipe de visão é composta por aqueles que antecipam soluções para possíveis problemas. Por isso, essa troca de conhecimentos foi essencial para que os colaboradores relembrem o quanto adotar alguns hábitos de cuidado pode fazer toda diferença para a saúde ocular e a vivência no presente e futuro de cada um.
Para reforçar essa mensagem, a companhia também elaborou um mimo especial: uma flanela para lentes personalizada com a logo da Cetro. O item será muito útil para aqueles que utilizam o acessório diariamente, ajudando-os a manter os óculos limpos, com boa visibilidade e prontos para permitir que a Equipe enxergue sempre além!
(Créditos: Comunicação/CETRO)
“Como uma pessoa da ‘turma dos míopes’, adorei aprender mais sobre a saúde dos olhos. E o brinde personalizado já está sendo super útil no dia a dia aqui na Cetro, afinal, a qualidade das lentes e da visão reflete diretamente no meu trabalho como Designer!” – Valéria Prado, Designer.
Fique de olho em sua saúde ocular e #C-Cuide!
Com a utilização constante da visão para atividades cruciais na vida pessoal e na companhia, estar ciente dos cuidados necessários é fundamental. E mais que ser consciente, a prevenção ativa de possíveis doenças oculares é o que realmente importa!
“Na Cetro, onde muitos de nós passamos horas em frente às telas, trazer esse tema para o ambiente corporativo é essencial, uma vez que a maioria dos casos de cegueira podem ser evitados com a prevenção e o diagnóstico precoce. Cuidar da visão é também cuidar do bem-estar e da produtividade de todos!” – Vitor Hugo Moreira, Desenvolvedor Full Stack.
Se você está com a saúde ocular em dia, aproveite para conhecer os conteúdos do Blog Cetro sobre palestras, campanhas, almoços comemorativos, benefícios focados na educação corporativa e outras ações que refletem a cultura da companhia!